Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Associação de Elementos

 

Equipe:

Bernardo Guido Torreão Campos

beguido@globo.com

 

Felipe de Magalhães Pinto

felipethemaga@hotmail.com

 

Grupo social:

Claudia Valeria

Creche Irmãs Batistas

Rua Siqueira Campos 132, Copacabana, Rio de Janeiro

 

 

    O projeto foi feito na Creche Municipal Irmãs Batistas, em Copacabana, próxima ao metrô da Siqueira Campos. A intercessora foi a professora Cláudia Valéria que cuida de crianças de 2 a 4 anos. Durante o processo observamos as atividades aplicadas por ela.  Acompanhando as atividades observamos que a Claudia contava histórias e durante o processo ia fazendo várias perguntas relativas ao livro, e quando as crianças brincavam, ela escolhia um dos brinquedos e fazia diversos questionamentos, perguntando se era menino ou menina, qual a cor da roupa e outras perguntas.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Cláudia reconhecemos como tema para o projeto: “O Sol é amigo da Lua”. A escolha dessa frase se deu pelo seu sentido metafórico de associação de elementos, muito similar ao que fazia nas atividades onde pedia para as crianças responderem questões sobre os brinquedos e personagens dos livros.

O Conceito definido como objetivo do projeto foi fazer algo que simulasse alguns ambientes como:água, céu, terra, cidade, floresta). Além deles,  diversos elementos que pertenceriam a um ou mais ambientes. Os objetos deveriam ser de tecido, por ter um toque agradável, e deveriam ser simples e de fácil reconhecimento. Com essas anotações partimos para finalizar o produto.

O objeto final ficou constituído de cinco ambientes e quinze elementos, como vaca, onça, lua, sol, carro, e outros. Os ambientes foram feitos de popeline e a parte de baixo coberta com tecido “blackout” para dar mais resistência. Os elementos foram feitos com tecidos que simulam suas texturas e preenchidos com sementes e acrilon.

Com os objetos, dispostos de forma aleatória, uma criança é escolhida para pegar determinado objeto, e colocá-lo no ambiente que achar mais propício. Levantando questões interessantes entre as crianças, como aonde deverá ficar a tartaruga (água ou terra), a casa (floresta, cidade ou terra) e, muitas vezes, situações surpreendentes como a Lua sendo inserida na cidade. 


 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AE

Professores: Ana Branco e Cláudia Bolshaw

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version