Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Começando a conversa com as letras no colo da professora

 

Equipe:

Laís Dias

lais13@gmail.com

 

Mariana Solis

Mari_nigro_solis@hotmail.com

 

Grupo social:

Claudia Valeria

Creche Irmãs Batistas

Rua Siqueira Campos 132, Copacabana, Rio de Janeiro

 

 

Realizamos nosso projeto na Escola Municipal Senador Corrêa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental com a professora Dielly Souza. Na turma 1102 (crianças de 6, 7 anos) elas aprendem a escrever com atividades do livro e atividades criadas pela professora. Um exemplo foi o exercício em cima da música “Os indiozinhos” em que Dielly pediu para que os alunos acompanhassem a letra da música no papel e procurassem as letras que ela pedia.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Dielly reconhecemos como tema para o projeto: “1,2,3: Começando a entender a criança com calma e cuidado.”

 

E percebemos que a frase tinha tudo a ver com nosso projeto. A professora Dielly ao ensinar os alunos, os ajuda em grupo em individualmente, pois cada um tem uma dificuldade diferente.

Após os primeiros experimentos, nosso partido adotado foi trabalhar com as letras, cores e formas de expô-las às crianças. Com isso em mente nosso produto final foi um avental com bolsos para as letras, onde no peito do avental existe um plano frontal que é possível grudar as letras. Os materiais utilizados foram popeline (tecido de algodão), feltro, linha e velcro. Tudo na cor verde (simulando um quadro-negro). A professora Dielly está utilizando o avental para auxiliar nas atividades de formações de palavras, sílabas novas aprendidas pela turma.

Essa experiência serviu para aprendermos a pensar num objetivo em todas as suas etapas. Cada uma com sua importância.

Agradeço à Ana e ao Vicente, terem me mostrado a importância daquilo que eu faço, de cada etapa, de me preocupar com o material que uso, em não agredir o que está em volta e nem a nós mesmos, que fez com que eu tivesse outra visão sobre muitos aspectos da minha vida. (Laís)

Agradeço aos professores e à Escola Senador Corrêa por toda paciência e compreensão com as fases do projeto, que gerou em mim maior liberdade de poder expor minhas idéias e receber muito bem as críticas, levando nosso projeto para a melhor. (Mariana)
 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AH

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version