Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Labirinto de Sopro para exercício          Fonoaudiológico

 

Equipe:

Bruna Saddy

brunasaddy@gmail.com

 

Marina Sirito

ma.svc@hotmail.com

 

Grupo Social:

Isabela Heluy

Reviva: Centro de tratamento de anomalias crânio faciais do Rio de Janeiro           

Rua Padre Leonel França, 248, Gávea, Rio de Janeiro CEP: 22451-000

 

 

     Realizamos nosso projeto no Reviva, o Centro de tratamento de anomalias crânio faciais do Rio de Janeiro, com Isabela Heluy, fonoaudióloga, como nossa intercessora. Lá são oferecidos tratamentos gratuitos de diversas especialidades como nutrição, fonoaudiologia, cirurgia e psicologia, entre outras, para pacientes que apresentam lábio leporino. Isabela trabalha para que seus pacientes tenham uma melhor comunicação (uma vez que a maioria dos pacientes apresenta fala nasalada), respiração mais correta  e, também, incentivá-los a ter auto confiança e auto estima.

 Durante o processo, observamos a intercessora realizando suas atividades profissionais cotidianas, como realizar exercícios com os pacientes. Dentre eles, os de repetição de frases, palavras e sílabas, solfejo e sopro. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Isabela, reconhecemos como tema para o projeto: O trabalho fonoaudiológico com fissurado é baseado na percepção auditiva e visual, a fim de direcionar o som da fala, para a cavidade oral.”  Reconhecemos que muitas de suas atividades realmente se relacionam com esta frase, como é possível perceber quando ela pede para o paciente repita palavras e sílabas, usando a percepção auditiva, para tentar copiar o som da fala, e visual, para mimetizar o movimento da boca de Isabela, até que ele consiga pronunciá-las corretamente, isto é, direcionando o som da fala para a boca.

Após, realizarmos diversos experimentos, para conceber como faríamos um objeto material que representasse a frase objetivo, chegamos à conclusão de que um labirinto onde o paciente pudesse soprar, por meio de um canudo, uma bolinha e, no qual haveriam imagens, palavras e sílabas que se “misturassem” às paredes do tabuleiro, para estimular o raciocínio do paciente, seria ideal. Tal labirinto foi feito de PET, cortada, lixada e colada à mão. Os cartões, que podem ser colocados entre as paredes, apresentam imagens, palavras e sílabas foram feitos de papel Canson 180g envoltos por Contact, também cortados e desenhados à mão. Foram torneadas três bolinhas de madeira de diferentes tamanhos e pesos e também  foi feito um aparato giratório, para que a intercessora pudesse girar o labirinto mais comodamente. Os canudos usados pelos pacientes são de plástico, para que possam ser lavados ou reciclados após seu uso.

Nosso produto final está sendo usado por Isabela para auxiliá-la em suas consultas.

 

Bruna Saddy: Fazer projeto é estar aberto ao outro, dar contribuições e receber e aceitar contribuições de outras pessoas, ver que há mais maneiras de se abordar um problema do que você havia suposto e compreender que há soluções que você não havia considerado, considerações, implicações e conclusões que você não havia imaginado e se encantar com isso. É pedir e aceitar, ajudar e ser ajudado, ouvir e ser ouvido, respeitar e ser respeitado. É, também, ter um compromisso muito sério com valores, objetivos e prazos, além de desejo de auxiliar, tornar as coisas mais fáceis e melhores. E, por fim, uma grande vontade de que aquele pedacinho de você, que você deixou “incrustado” no seu projeto, possa ajudar muita gente a aprender, melhorar e poder chegar a seus objetivos também.

 

 Marina Sirito: Fazer projeto gerou em mim o entendimento da troca entre os seres humanos. A troca independe de seu esclarecimento, trocamos o tempo todo, só precisamos estar abertos a isso. Ou seja, trocar é deixar o outro entrar em seus pensamentos e é pensar o outro. E que isso deve ocorrer irrestrita e intensamente.
 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Vicente

 

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version