Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Almofadas geométricas que fazem pensar

Equipe:

Mariana Bendavit

mgbendavit@globo.com

 

Luiza Bogea

luiza_bogea@hotmail.com

 

Grupo social:

Jaci Castro           

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório

Rua Professor Manuel Ferreira, 141- Gávea

 

O projeto foi feito na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório com a intercessora Jaci Castro, professora de todas as matérias de uma turma de quarta série.

Na aula, além de passar o conteúdo previsto pela escola a ser dado para os alunos, a professora os estimula a desenvolver as diferentes formas de inteligência. Por isso, além das atividades com os livros didáticos, ela procura passar atividades variadas que os façam pensar. Como no dia em que ela colocou algumas músicas clássicas e pediu para que eles escolhessem a que mais gostassem e desenhassem o que sentiam quando a ouviam.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Jaci Castro reconhecemos como tema para o projeto: “Pensar é ser gente.”

Através da frase ,dos primeiros experimentos e o que haviamos presenciado nas aulas, percebemos que o nosso produto deve ter como objetivo fazer os alunos terem liberdade de expressar em algum objeto de encaixe aquilo que gostariam de criar e sendo assim, entenderem que para isso saia de forma correta é preciso parar pra pensar.

Foi feito como objeto final almofadas em formas geometricas feitas de tamanhos diferentes feitas nas cores primarias. Cada face das peças possui tiras de Velcro. Dessa forma elas podem se encaixar de diversas maneiras. As peças são feitas de tricoline, tiras Velcro da cor de cada peça e estofados com acrilon, flocos de espuma e algodão de travesseiro.

A intercessora usou-as de algumas maneiras. Na primeira vez que foram usadas, ainda como variação, a professora deu a eles um tema, pedindo para que criassem algo relacionado e descobrissem o que o outro grupo havia criado. Da vez seguinte ela deu a eles liberdade de montar o que quisessem.

Essa experiência, para mim, Mariana Bendavit, foi muito interessante pois quebramos barreiras desde o início. Além disso, aprendemos durante o projeto a abrir mão de aquilo que haviamos nos ‘apegado’ para a melhora do nosso produto. Aprendi também que nem tudo que nos parece absoluto é certo, por isso devemos ouvir os outros e a reavaliar nossas decisões.

Agradeço a Luiza por ser uma dupla tão incrível e termos criados além de um produto uma grande amizade. Isso gerou em mim encantamento não só com esse projeto, mas como com os demais que farei ainda. Agradeço a intercessora Jaci Castro por ter nos recebido e ter nos ensinado tanta coisa. Isso gerou em um mim uma experiência muito rica ao fazer projeto com ela.

Esse projeto foi para mim, Luiza Bogéa, uma experiência muito plena. Aprendi a lidar com o desapego, a aceitar com menos dificuldades as críticas e a planejar tudo, perfeitamente, antes da execução.

Agradeço a mari por ser tão companheira, leal, e estar impreterívelmente sorrindo. Isso gerou em mim o aprendizado de que trabalhar com pessoas positivas é a melhor formula para um resultado perfeito. Agradeço a Jaci por ter nos recebido sempre com muita atenção e carinho. Isso gerou em mim o aprendizado de que quando nos sentimos bem recebidos em um ambiente nos tornamos parte dele mais facilmente.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Cristina

 

  

 

voltar

fotos.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version