Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Encaixando o som nas músicas

Equipe:

Maia Matida

maia.matida@hotmail.com

 

Grupo social:

Mariza Ubeda

Escola Municipal Santo Tomás de Aquino

Praça Júlio de Noronha, 40 –Leme. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22010-020

 

Meu projeto foi realizado na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, localizada no bairro do Leme, com a intercessora Mariza Ubeda. Mariza é professora das crianças do Jardim, suas aulas acontecem de segunda a sexta, de 7h30 às 11h30. Ela se enxerga como responsável por formar seus alunos, dando noções de respeito, cuidado e boa educação. Durante os meses que acompanhei o trabalho da Mariza, pude observá-la realizando diversas atividades, tais como construção com blocos de encaixe e cantar em grupo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Mariza, reconheci como tema para o projeto: “BRINCAR EM GRUPO COM A MÚSICA”

Uma das atividades realizadas por ela que se relaciona com a frase-objetivo é a dinâmica desenvolvida durante os trajetos que ela faz com as crianças saindo ou entrando na sala de aula. Consiste em colocá-los em fila indiana, respeitando o caminho que ela fizer, e cantar com os alunos.

Após a experimentação das primeiras idéias, foi possível identificar os atributos que ela considerava importantes ao produto final, sendo eles: emitir som, promover a socialização, representar as músicas que ela trabalha com os alunos e possuir algum tipo de encaixe.

O produto final foram trinta e quatro chocalhos de feltro costurados na máquina e à mão; para o enchimento, usei pedrinhas e pedaços de papel. Cada chocalho representa de maneira objetiva um elemento de uma das músicas cantadas em aula.

Os chocalhos podem ser utilizados em aula de diversas formas, sendo principal a seguinte:  cada aluno fica com dois ou mais chocalhos e alguns ficam com a professora; ela levanta um chocalho e pergunta: “Que música é essa?”, as crianças respondem e todos cantam juntos chacoalhando e levantando seus chocalhos conforme aparecem na música. Também já foram usados para trabalhar as noções de espaço, posição, grandeza; e para construir histórias com as crianças.

Eu acredito que essa experiência de projeto tenha sido, até então, a mais importante que já vivi devido ao fato de ter me decepcionado comigo mesma. Ao fim do semestre, me vi diante da imensa ajuda que muitos ofereceram e eu não soube aproveitar, das oportunidades perdidas de me envolver com aqueles que estavam passando pelo mesmo processo que eu e, principalmente, de um projeto que eu não conseguia avistar a conclusão. Agora tudo parece muito mais simples. Venci, eu poderei dizer. Sim, venci minha insegurança de não fazer o melhor, meu orgulho de reconhecer que precisava – e muito! – de ajuda. Venci meu sono. Mas não venci sozinha – que graça teria nisso? – contei com uma equipe de peso: quatro profissionais incrivelmente carinhosos Ana, Vicente, Socorro e Mariza; duas monitoras sempre presentes e prestativas, Manu e Marcela; amigos; alunos; irmãos; pai. E uma mãe, uma não: a mãe.

Projeto, como tudo que vale a pena, é uma construção. Para dar certo é preciso estar envolvido e apaixonado. É preciso compreender que não construímos sozinhos, portanto devemos aceitar o ponto de vista do outro e respeitar seus limites. E, principalmente, é preciso mergulhar de cabeça em um universo que nos é inteiramente novo, aprendendo a lidar com as diferenças e adquirir conhecimentos.

Projetar é, acima de tudo, navegar. Sempre há de contar com as tempestades, o mar agitado, o cheiro de peixe e o vento que teima em nos carregar para o caminho contrário ao que desejamos. Mas persista, que logo chega a calmaria, o colete salva-vidas e o sol transbordando energia, então só resta curtir a viagem.

 “Agradeço a professora Mariza por ter se mostrado extremamente envolvida e disposta a ajudar durante todo o processo, gerando em mim a confiança necessária para finalizar o meu projeto.”

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Maria Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

projeto.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version