Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Flanelógrafo

Equipe:

Rigel Romeu

rigelromeu@gmail.com

 

Grupo social:

Ana Valéria Félix

Escola Municipal Uruguai

Rua Ana Neri, 192 

 

 

Este trabalho foi desenvolvido por Rigel Romeu na Escola Municipal Uruguai, com a colaboração da Professora de Geografia Ana Valéria Félix que ministra aula para o ensino fundamental, durante o 2o. Semestre de 2008. A professora ensina aos alunos, além do conteúdo de sua disciplina, como serem cidadãos melhores e a cuidar de nosso planeta. Essa foi a maior motivação para escolher a sua aula como local de pesquisa. Durante as visitas à escola foi observada a contextualização do conteúdo a realidade e as atitudes que os alunos precisam desenvolver para melhorar o mundo. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da intercessora Ana Valéria, reconheci como tema para o projeto: “Fazer a diferença é aprender e ensinar a receber e distribuir gentilezas”. Esse conteúdo foi abordado nas discussões sobre países desenvolvidos X subdesenvolvidos, trabalho infantil, IDH e outros. Definiu-se como partido adotado a idéia da construção de um flanelógrafo onde situações antagônicas possam ser trabalhadas por meio de imagens, frases, palavras e com a participação ativa dos alunos. O produto final foi confeccionado a partir da junção de dois experimentos. Construiu-se um flanelógrafo com uma árvore projetada sobre os quais os alunos podem correlacionar imagens de problemas atuais tais como poluição, desmatamento, aquecimento global, violência e adensamento urbano, e propostas de soluções, a imagens de situações desejadas tais como, animais selvagens preservados, reciclagem, replantio e cuidados com a sociedade e o planeta, com propostas para sua manutenção. Buscou-se relacionar as imagens problemas às folhas secas e as imagens boas às flores e folhas verdes. As gotas, gentilezas, alimentam a árvore e a sociedade. O painel e a árvore foram confeccionados com feltro. As folhas e flores com feltro e brescia, com envelopes de acetato para inclusão de palavras e imagens. As gotas de material sintético. Para fixação dos elementos usou-se velcro. A intercessora utiliza o produto criando um sorteio dos elementos entre os alunos que passam a posicioná-los no flanelógrafo da maneira pela qual, cada um, identifica os problemas e suas soluções.  Aprendi a identificar o desejo da intercessora acompanhando suas atividades, conhecendo e me envolvendo com o trabalho. Muitos experimentos levaram ao produto final, sempre pensando nas situações onde eles seriam utilizados. A minha percepção de experimentos legais, nem sempre foram interpretados da mesma forma pela intercessora. A observação das etapas de quente e frio foram fundamentais para o entendimento da escolha da intercessora. Muitos estudos de formas, materiais e técnicas diferentes devem ser feitos para o desenvolvimento de cada elemento do produto. Desse modo, há uma riqueza de opções que permite escolher com segurança o melhor produto. Trocar idéias e aprender a observar e escutar outras pessoas amplia a análise da funcionalidade do projeto e de seus elementos em sua atividade.

 

Agradeço a Profa. Ana Valéria Félix pela oportunidade deste trabalho, pela forma como me recebeu e acompanhou nas etapas do processo. E muito mais, por nos mostrar que, apesar das dificuldades vividas na escola pública, é possível ensinar com alegria, mobilização e em busca de um mundo melhor. (Letra 10 – Normal):

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AH

Professores: Ana Branco e Cristina Viana

  

 

voltar

flanelografo.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version