Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Formas geométricas com bambu

Equipe:

Guilherme Campanati Camilo Jorge

guicampanati@uol.com.br

 

Grupo social:

Lígia Mefano

Escola Dr. Cócio Barcellos

Rua Barão de Ipanema n°34, Copacabana 

ligia_mefano@hotmail.com

 

Meu projeto foi realizado na escola Dr. Cócio Barcellos, acompanhando a aula da professora Ligia Mefano, que é  professora de artes, mas ajuda os alunos dando aula de outras matérias que não são aprofundadas pelos seus professores originais, sendo geometria a mais enfatizada. Sua turma, de 7ª série, é formada por jovens e adultos que estão voltando a estudar.

O trabalho desenvolvido por ela, é relacionado à matéria de geometria, mas sempre procurando fazer com que os alunos desenvolvam os trabalhos pelo lado da arte.

Ao invés de pedir aos alunos somente para desenhar as formas geométricas, ela pede,por exemplo, a eles que façam o mesmo, mas formando um corpo humano, assim os alunos podem se expressar artisticamente, mas sempre pensando na matéria de geometria.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Professora Ligia reconheço como tema para o projeto: Criar é liberdade de construir, errar e acertar ”

Um exemplo de sua atividade,  foi a elaboração e a construção de um boneco em formas geométricas.

O objeto deveria seguir a ideia de construir formas geométricas, o material a ser utilizado seria bambu e teria que ter a participação de todos os alunos.

O objeto final são formas geométricas construídas com bambu e com contas de madeira. Está sendo usado como auxílio para a aula de artes.

 

 

Fazer projeto é enfrentar todas as grandes dificuldades que aparecem e torná-las pequenas. É ter medo antes de cada etapa que surge e depois ficar grato pelo resto da vida ao intercessor e aos professores, por tudo que você ouviu e aprendeu.

Ao perder esse medo e ver aquilo que está por trás do que você achava que já sabia, contando com a ajuda de todas as pessoas que trabalham com você, a única coisa que surge é crescimento, tanto profissional, quanto, principalmente, pessoal. E isso é o que tem de mais valioso para ser levado comigo.

Agradeço à professora Ligia por ter colaborado em todas etapas do projeto, o que gerou em mim um grande crescimento, pessoal e em relação ao processo criativo.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Luis Vicente Barros e Ana Branco

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version