Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Quadro das Energias

Equipe:

Isabel Teixeira Basto Sewaybricker 

belsewaybricker@hotmail.com 

 

Nadhine Negreiros Arvia

nadhinear@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Cláudia Andréa Lafayette Pinto

Escola Municipal George Pfisterer

Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon, Rio de Janeiro – RJ  CEP: 22441050

 

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal George Pfisterer com a intercessora Cláudia Andréa Lafayette Pinto, professora de Geografia da 5ª série do Ensino Fundamental. Suas aulas seguem um mesmo padrão. Primeiro ela corrige o dever de casa, depois ensina a matéria no quadro enquanto eles acompanham pelo livro e por último ela passa um exercício para ser feito em sala. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Cláudia reconhecemos como tema para o projeto: “Estudar a energia do planeta é importante para nós”. A frase se relaciona com as três atividades exercidas pela intercessora uma vez que todas estão voltadas para o estudo.

 Levamos diversos experimentos relacionados com energia, como mapas, cartazes com ilustrações e informações, desenhos da estrutura de cada tipo de energia. Depois da execução do quente e frio o partido adotado foi um quadro em que pudesse juntar imagens, informações e exercícios sobre as energias.

O objeto final é um quadro com elementos que são grudados nele, como desenhos, informações e os nomes das energias. O quadro foi feito com três pedaços 40 cm x 60 cm de manta magnética colados no polietileno, unidos com três tiras de elástico atrás para que possa dobrar. Para proteger tem uma capa de tecido com bolsos onde podem ser guardados os elementos que serão colados. Os elementos foram impressos em papel oficio, plastificados e atrás foi colada a manta magnética para que possam grudar na base. Com esses itens soltos é possível explicar a matéria e depois fazer um exercício. A Cláudia usa o objeto chamando um aluno de cada vez para ir ao quadro e grudar a informação ou o nome perto do desenho correspondente.

 Nadhine: Nesse semestre pude aprender que projeto é fruto de muita dedicação e força de vontade. Com a realização deste aprendi a importância da dedicação começar desde as primeiras etapas do processo, desde a escolha do intercessor e local. Entendi que é essencial buscar as possibilidades de projeto para que façamos uma escolha correta do intercessor, pois é a parceria que irá iniciar o projeto. Com a realidade das escolas públicas, aprendi a admirar a força de vontade dos alunos para aprenderem e conviverem numa realidade de ensino tão precária. Entendi a necessidade de cumprir cuidadosamente as etapas do processo, para que o produto final realmente consiga atender ao seu objetivo e a importância dos agradecimentos, de ser grato àqueles que participaram do processo, pois sem eles o projeto não se realizaria.

   Agradeço a minha intercessora Cláudia por ser sempre tão participativa e solicita nas etapas de projeto, gerando em mim grande satisfação e alegria por realizá-lo tendo-a como parceira e me ensinando que a sua participação é essencial para que o projeto dê certo.

   Agradeço a minha dupla Isabel, por estar sempre presente nas etapas do projeto e por ser tão companheira, gerando em mim uma enorme satisfação e me ensinando a importância de ter uma boa relação com a dupla de projeto.

Isabel: Aprendi com esse projeto como é importante agradecer às pessoas que ajudaram e aos comentários feitos pela intercessora que foram muito importantes para que fosse possível chegar a um objeto final. Aprendi também que é preciso ter disciplina para seguir os prazos determinados e assim poder realizar um projeto com sucesso. Pude reforçar a idéia que eu tinha sobre a influência do intercessor, é necessário que a pessoa esteja empolgada junto com a dupla para poder ajudar e fazer comentários construtivos, afinal não há projeto sem intercessor. Aprendi que entre a dupla é preciso ter harmonia e cumplicidade e só se consegue isso quando o espaço do outro é respeitado.

    Agradeço a minha dupla Nadhine por participar ativamente do processo do projeto, gerando em mim satisfação por saber que a minha parceira é uma pessoa dedicada, facilitando, então, o andamento do projeto.

   Agradeço a Cláudia por ter sido tão atenciosa e prestativa, sempre fazendo o que a gente pedia e sempre querendo nos ajudar. Aprendi que a empolgação do intercessor é muito importante para que o processo dê certo, afinal não há projeto sem intercessor.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Ana Maria Branco e Vicente Barros

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version