Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Teatro para pensar, rir e ouvir, desenvolvendo as diversas linguagens

Equipe:

Gabriela Guilhon Dore

gabgdore@hotmail.com

 

Rodrigo Hull Loyola

rhloyola@hotmail.com

 

Grupo social:

Márcia Miranda Lima

Escola Municipal CIEP Presidente Agostinho Neto           

Endereço: Rua Visconde Silva  s/nº - Humaitá, Rio de Janeiro

 

Nosso projeto foi desenvolvido na Escola Municipal CIEP Presidente Agostinho Neto, de horário integral, com a professora Márcia. Márcia leciona para o período inicial, apenas no turno da manhã. Durante o período que acompanhamos o seu trabalho, observamos atividades como aula de informática, corte e colagem de gravuras e palavras, horário livre (com desenhos, brinquedos e jogos pedagógicos) e vídeo.A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Márcia reconhecemos como tema para o projeto: “Pensar é colorir a vida / Rir é aprender a falar da vida / Ouvir melhor para poder falar”. A essa frase, Márcia relacionou as atividades de informática, horário livre e vídeo. Após uma série de experimentações, concluímos que nosso produto deveria ser construído para o exercício do teatro relacionado com a escrita. Além disso, as fantasias deveriam ter um aspecto abstrato permitindo que os alunos criassem o seu personagem. O produto, desse modo, constitui em pedaços de tecido, acessórios para a cabeça (perucas coloridas em diferentes formatos e animais como onça, gato, cão, elefante, urso...) e uma cortina com bolsos onde as crianças encaixam letras para formar palavras e frases. Para fazer as fantasias e a cortina, utilizamos cetim, sendo algumas partes, como as orelhas preenchidas de acrylon. Os bolsos da cortina foram feitos com uma tela vermelha.Enquanto as letras foram pintadas com tinta em spray preta com a técnica de stencil. Os moldes foram feitos na fresa em poliestileno e a base das letras constitui em uma fronha de lona estruturada com acetato.

“Fazer projeto esse período foi uma experiência diferente. Primeiramente aprendi que para um trabalho ser bem feito é necessário amar aquilo que fazemos e com aqueles que trabalhamos. Para isso foi essencial minha amizade com o Rodrigo, a relação que estabelecemos com Márcia e as crianças, o convívio com os colegas de turma, monitores e professores. Através dessas relações e com a ajuda e suporte de cada um, agora sei que fazer projeto é saber lidar com pessoas e ir costurando um projeto sem fim. A partir da experimentação final, percebi que o projeto não teria fim dentro de sala, pois foi através daquelas crianças e de Márcia que esse projeto se desenvolveu e ganhou vida.”

“Agradeço à Márcia pela relação desenvolvida durante o semestre o que gerou em mim maior dedicação para que o projeto respondesse a toda atenção que recebemos dela”

Gabriela

“Nesse período aprendi mais do que esperava. Entendi o que é projeto participativo e sua importância para minha profissão e para a sociedade. Projetar para o outro produz um trabalho mais completo. Outra alegria do período foram as relações desenvolvidas. Conheci colegas, professores e profissionais que se tornaram amigos e me mostraram novos pontos de vista, que ajudaram o projeto. Não há dúvidas de que o suco da luz fará falta. Trabalhei muito, mas me diverti. As noites fazendo projeto com minha dupla foram prazerosas. Nosso projeto parecia infinito, mas juntos conseguimos terminá-lo. Depois de tantas experimentações percebi ao fim que nosso projeto realmente fazia diferença, os alunos cada vez interpretavam melhor, interagindo com seu personagem. Ver aquelas crianças vestindo o que havíamos feito, pensando, rindo e ouvindo, me faz entender, de fato, o significado de colorir a vida.”

“Agradeço à Márcia por ter se envolvido com o nosso projeto desde o início, sua colaboração foi essencial para o projeto ser bem-sucedido. A relação que tivemos com ela me fez perceber a importância e a riqueza do projeto participativo”

 Rodrigo

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AG

Professores: Ana Branco e Cristina Viana

  

 

voltar

foto_rodrigogabriela.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version