Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

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Tecidos que sorriem com o corpo

Equipe:

Aisha Jacob Mendes

aishajm@hotmail.com

 

Mayane Pereira Dore

maya_dore@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Ludmila S.F. Carlos    

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso s/n

Em frente a Cobal do Leblon

Leblon - Rio de Janeiro

Tel.: 2512-8666   -   milamarcio@oi.com.br

 

 

 

 

Nós realizamos nosso projeto no Núcleo de Artes do Leblon em uma aula de dança com a professora Ludmila.No início de nosso projeto, Ludmila fazia atividades como alongamentos, cambalhota e coreografias criadas pelos próprios alunos.No entanto, depois a professora começou a focor suas aulas na criação da coreografia que deveria apresentar no final do semestre.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Ludmila reconhecemos como tema para o projeto: “ Na dança a criança sorri com o corpo”.Em relação a esta frase, a atividade que nossa intercessora relacionou foi com a “diagonal”, que é uma atividade onde Ludmila percorre a sala na diagonal fazendo uma coreografia que seus alunos devem copiar a seguindo logo atrás, sorrindo, alegres por estarem dançando.Nosso conceito escolhido foram tecidos, pois com eles, cada criança pode sorrir de maneira diferente dando novas funções aos tecidos. Assim, nosso objeto final foi uma bolsa com 21 tecidos escolhidos de acordo com seus movimentos, tamanhos, cores e texturas. Dentre eles, apresentam-se quatro voils, sete malhas, um tencel, duas viscoses, dois cetins, um tecido tubular, outro com uma espécie de renda costurada e 3 sacos feitos cada um com dois tecidos costurados. No momento, esses tecidos estão sendo usados na coreografia feita inspirada em lavadeiras.No entanto, segundo Mila eles ainda poderão ser usados nos próximos semestres pois podem se transformar e ter diferentes fins dependendo somente da criatividade de quem os usa.

 

Aisha: O processo de um projeto é uma das coisas mais valiosas que se pode ter, fazer um produto sem um tecer um caminho não te da aprendizado do que realmente é um projeto bem feito. Pude aprender que um objeto se transforma mesmo na sua essência mais crua. Ver que não é preciso fazer um objeto com nossas próprias mãos para que seja bem aceito  e entender e dar valor a isso foi um dos maiores aprendizados que tive.

 Agradeço a  minha dupla Mayane pela sua lealdade ao longo do projeto, tal falto gerou em mim motivação quando batia o desespero e pude ter certeza de que dividir todos esses momentos com ela amenizou qualquer dificuldade e nos fez concluir um lindo trabalho.

Agradeço a Mila por me mostrar o universo dos tecidos, pelo fato de seu envolvimento com eles pude ver quantos significados podemos atribuir a uma coisa só. Gerando em mim satisfação e prazer em desenvolver meu projeto

 

Mayane: Todo esse processo de trabalho com tecidos me fez compreender melhor o sentido de fazer projeto.Agora compreendo que não necessariamente devemos fazer algo com nossas próprias mãos, que o projeto está muito além de um simples objeto.Com o processo do projeto passamos a nos conhecer melhor ao lidar com o outro, além deste outro também ter características suas antes desconhecidas denunciadas.

Agradeço a minha dupla Aisha por tentar manter junto comigo o equilíbrio, gerando em mim a compreensão da necessidade e vantagem de se trabalhar em dupla.Quando eu estava cansada e impaciente, ela compreendia e buscava ser mais calma para equilibrar a dupla, muitas vezes comprando até mesmo bombons “serenata do amor” para me animar.

Eu agradeço a convivencia com Mila.Tal fato gerou em mim a certeza do quanto podemos aprender convivendo com o outro

 

Avaliação do intercessor:

 

A chegada das alunas Mayane e Aisha na oficina de dança do Núcleo de Arte de Leblon aconteceu de forma tranqüila e harmônica. Tinham um trabalho a desenvolver e para isso mostravam-se interessadas e determinadas.

A presença de ambas trouxe diferentes percepções, diferentes olhares e a construção de um trabalho cuidadoso e verdadeiro tanto para elas como para o meu próprio trabalho.

Em cada encontro estavam presentes observando, interagindo, participando, criando, se empenhando em entender, em viajar em um universo particular a qual estavam realizando seu estudo. E enfim produzir “objetos” que realmente fossem ter significados para aquele universo.

Ludmila S.F. Carlos – 13/11/2008

Nota: 10

 

  

 

 

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