Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Varal para conhecer as letras e os números

Equipe:

Renata Friedheim de Seixas Corrêa

rescorrea@gmail.com

 

Ana Cecilia Affonso de Carvalho Friedheim

cicafried@gmail.com

 

 

Grupo social:

Adriana Alves Barcellos

Escola Municipal Pedro Ernesto

Rua Professor Abelardo Lobo, 5 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ

CEP: 22470-240

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, na Rua Professor Abelardo Lobo, Lagoa. A intercessora escolhida foi Adriana Alves Barcellos.

Na turma de Adriana acontecem principalmente atividades de português e matemática. A função da professora é ensinar seus alunos a escrever, a ler e a fazer contas.  Também realiza atividades com imagens e de raciocínio.

Acompanhando as atividades, presenciamos duas aulas de matemática. Em uma das aulas, a intercessora pedia para que seus alunos escrevessem alguns números por extenso. Os alunos realizaram a atividade no livro, enquanto Adriana escreveu no quadro para que todos acompanhassem com facilidade.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Adriana, reconhecemos como tema para o projeto: “Conhecer as letras e os números.”

As atividades que foram observadas estavam ligadas com a frase. Além da atividade de matemática citada, em nosso quarto encontro acompanhamos uma atividade de português, que se relaciona com as letras. Os alunos realizaram um exercício em que tinham que achar palavras sinônimas. Novamente a atividade foi corrigida no quadro.

Com o estudo de idéias, o partido adotado do projeto foi um varal. Com este produto as crianças poderiam interagir e praticar atividades de português, matemática e mais variações que a intercessora escolhesse.

O objeto final foi um grande varal que pode ser prendido de um lado ao outro do quadro-negro com uma fina corda de borracha azul. Foi feito com doze bolsos de tecido com plástico transparente na frente para que aparecesse o que fosse colocado dentro. Fizemos então placas de papel cartão azul e vermelho e depois estas foram plastificadas para dar resistência. Nas azuis fizemos sílabas e nas vermelhas os números e os sinais de todas as operações de matemática. Além destas imprimimos imagens que se relacionavam com as sílabas que também foram plastificadas. O varal é usado com atividades de português e matemática. A intercessora forma contas nos bolsinhos, deixando o resultado em branco, fazendo com que um aluno coloque a placa com o resultado certo. Também usa com as imagens colocando-as no primeiro bolso e pedindo para as crianças colocarem as sílabas que formam a palavra corretamente.

Ana Cecilia: Agradeço minha dupla Renata por me incentiva nos momentos mais difíceis do projeto pelo fato de ter me dado força pra continuar. Isso gerou em mim a vontade de terminar o projeto para ter um resultado surpreendente. Agradeço a intercessora Adriana por ter me ajudado muito durante o processo, pelo fato de ter nos recebido muito bem e nos mostrado coisas novas. Isso gerou em mim o conhecimento de que um trabalho com amor é sempre muito bem feito.

Renata: Agradeço minha companheira de projeto Ana Cecília por ter iniciado este projeto com muito entusiasmo e criatividade.  Isto gerou em mim a confiança de que juntas iríamos produzir um ótimo trabalho.  Agradeço a intercessora Adriana por sua participação e interesse nesse trabalho.  Isto gerou em mim a vontade de trazer coisas novas a ela em nossos encontros e aprendi que levando os objetos com entusiasmo, ela os recebia com muito mais alegria.

 

Escola Municipal Pedro Ernesto

Prof Adriana Alves Barcellos

 

O projeto desenvolvido pela Ana Cecilia e pela Renata em minha sala de aula foi muito enriquecedor. Mesmo durante o seu processo de criação, os produtos foram inseridos nas aulas de português e Matemática, para serem testados pelos alunos. Desta forma, foram sendo aperfeiçoados segundo as necessidades da turma, transformando- se em recursos didáticos muito úteis e prazerosos para as crianças. Considero o trabalho das estudantes de ótima qualidade, tanto que ultrapassou as minhas expectativas.

Nota 10 - 14 nov 2008 - Adriana Alves Barcellos

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Luis Vicente Barros e Ana Branco

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version