Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Alfabeto dos sentidos

 

Equipe:

 

Sofia Ferraz Benjamin

Sofi.Ferraz@gmail.com

 

Matheus Antonio Ferrari Barroso

matheusant@hotmail.com

 

 

Grupo Social:

Prof. Risomilda Florentino

Escola Municipal  Marly Fróes Peixoto - ABBR

Rua Jardim Botânico, 660

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

CEP: 22461-000

 

Realizamos nosso projeto na Escola Marly Fróes Peixoto, que fica dentro da ABBR (Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação), no Jardim Botânico.

Trabalhamos com a turma de crianças com paralisia cerebral, que tem no total cinco alunos, com diferentes níveis de dificuldades.

As aulas, na maioria, consistem em atividades que estimulem as crianças a exercitar suas qualidades e dificuldades, dando a elas o máximo possível de autonomia, para que possam levar suas vidas fora dali. Além de pintura, desenho, leitura em conjunto (com a professora), etc, a turma está, principalmente, em processo de alfabetização.

A partir das observações e das palavras coletadas, chegamos à frase-tema “Letras, sílabas e vogais acompanham a aula”. Daí, começamos a desenvolver o projeto pensando em mesclar as atividades criativas com as letras, que as acompanham.

Após as experimentações das iscas, pudemos ver aquilo que funcionava e o que não, o que nos levou a três coisas: letras com texturas diferentes, cheiros diferentes, e um carimbo; que auxiliaria as crianças na hora de escrever, já que para a maioria, segurar um lápis é muito difícil.

Decidimos fazer, então, um objeto que unisse as três coisas. Tentamos diversos materiais, até chegar no MDF.

Depois das letras serem cortadas na fresa da PUC, juntamos a parte vazada às texturas, unidas à um EVA, que dificulta que a base escorregue ao ser usada. Fizemos também letras de encaixe rígidas e flexíveis; essas com cheiro. Além disso, um carimbo, que tem uma base de metal para a mão, revestida com EVA, e letras com ímã, para sujar na tinta e imprimir no papel.

             

              . Sofia: Aprendi muito com esse projeto. Não só como profissional, mas como pessoa. O convívio com essas crianças me deixou mais alegre e crédula naquilo que podemos oferecer. Aprendi, mais do que nunca, a ver as dificuldades de perto e não me espantar, mas ver que todos temos muita capacidade de adaptação e de ser, dar e receber o nosso melhor. 

                Agradeço ao Matheus por todo o respeito ao longo do processo e principalmente pela boa companhia. Eu pude conhecê-lo melhor, e vi que há muitas coisas a se tirar dele. Assim, com uma boa relação, pudemos levar nosso projeto adiante da melhor forma e chegar no resultado que queríamos. Isso me mostrou que as pessoas sempre podem nos surpreender, e que o trabalho em dupla pode ser muito proveitoso.

              Agradeço à Riso por nos receber tão bem e se dispor sempre a nos integrar no mundo dos seus alunos. Seu conhecimento sobre eles nos mostrou que com atenção é fácil de comunicar, mesmo que das formas mais inesperadas.

               Matheus: Desde que entrei meio que era novo pra mim, minha visão do mundo mudou. Passei a dar mais importância a certas qualidades que são simples mas de grande valor nessa vida. Isso gerou em mim uma nova maneira de ver o ser humano. 

 que não devemos julgar uma pessoa sem antes conhecê - la,  já que o lugar que ela nos recebeu era tão especial.

              Agradeço a Sofia por ter me puxado tanto para conseguir chegar a conclusão desse projeto que teve um valor inestimável em minha vida. Isso me tornou mais entusiasmado com qualquer tipo de trabalho que eu venha a me envolver. Obrigado Sofi.

             Agradeço a Riso por ter me aceitado , assim como a Sofia. O fato dela ter nos recebido fez com que eu realmente sentisse um comprometimento  com escola  e foi o que deu mais importância ao projeto.

 

Disciplina: DSG1002

Turma: 1AD

Professor: Ana Maria Branco

Vicente

 

 

  

 

 


 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version