Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Apoio Visual para uma Filosofia Feliz.

Equipe:    

Carlos Daniel Reisig   

cddagr@hotmail.com

                    

Livia Achcar Mourão 

livia.achcar@gmail.com

 

 

 

Grupo social:

Carlos Cruz       

Colégio Infante Dom Henrique

Rua Belfort Roxo, 433

Copacabana - Rio de Janeiro

CEP: 22011-001

 

 

 

O projeto foi realizado no Colégio Infante Dom Henrique, Rua Belfort Roxo, 433, Copacabana com o professor Carlos Cruz, de Filosofia da Religião.

       Durante suas aulas, ele pede para que os alunos copiem sua matéria projetada na parede pelo Datashow da escola. Enquanto seus alunos copiam a matéria, ele vai explicando. Sua matéria é passada de forma clara e resumida em frases de fácil memorização, facilitando, assim, compreensão do conteúdo pelos alunos.

       Em uma das atividades, ele utilizou o Datashow da unidade para apresentar um filme chamado “O mundo de Sofia”. Apesar de não ser comum em colégios públicos, na escola há um projetor para que os professores possam usá-lo como um recurso de ensino.

       “O mundo de Sofia” é um filme baseado em um livro, no qual a personagem Sofia é convidada para uma viagem no tempo, conhecendo grandes filósofos, seus feitos e suas histórias de vida. No final, ela aprende a avaliar as consequências de seus atos e sai da viagem com um nível de conhecimento assustador para os seus amigos e professores.

       A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Carlos Cruz, reconhecemos como tema para o projeto: “Servir a Deus com Sabedoria para uma Filosofia feliz”.

       A atividade citada acima foi extremamente próxima do que o professor considera ser Filosofia feliz. Os alunos ficaram quietos em aula, sempre prestando atenção ao filme, e tiravam suas dúvidas com o professor quando não entendiam determinado assunto.

       A partir da atividade do Quente/Frio, constatamos, junto aos professores, que produziríamos uma superfície na qual palavras-chaves ficariam expostas reforçando a importância da matéria. Também seria produzido uma apresentação digital do conteúdo, para que os alunos pudessem associar imagens à matéria.

       Um Biombo de imã foi produzido de modo que, fechado, ficaria embalado como se fosse uma bolsa de Laptop.Também foi produzido uma apresentação digital em PowerPoint para o professor passar a sua matéria.

       O objeto é usado junto com o Datashow. Os alunos devem associar as palavras-chave colocadas no imã ao que está sendo apresentado no PowerPoint.

 

Carlos:Viver essa experiência foi intrigante, no sentido de que eu nunca frequentei um colégio público. Fico impressionado com o esforço do professor em ensinar os alunos a pensarem antes de agirem e prever as futuras conseqüências. Com isso, aprendi a fazer o mesmo. Agradeço ao Professor Carlos Cruz pelo fato de, além de nos deixar realizar o nosso projeto com ele, me ensinar a filosofar com sabedoria. Em outras palavras, aprendi a medir a consequências dos meus atos.

 

Agradeço ao Professor Carlos Cruz por me deixar fazer parte da sua filosofia de aula. Aprendi muito com ele e com esta nova experiência, gerando em mim uma mente aberta para novos aprendizados e sabedorias.

Agradeço à Lívia por viver comigo toda essa filosofia no ato de projetar. Aprendi com ela a estar sempre com auto-estima em alta, gerando em mim bom humor e confiança não somente nela como no nosso projeto.

 

Lívia: Fazer projeto é ter uma experiência nova a cada semana, a cada visita, a cada interação feita com o intercessor, que de um estranho passa a fazer parte essencial da nossa vida,nos ensina novos conhecimentos e desperta novos interesses nunca antes imaginados. Com isso aprendi que o caminho da criatividade está na interação com o novo e isso gerou em mim o desejo que conhecer, cada vez mais, novos caminhos.

Agradeço ao professor Carlos Cruz, que com sua matéria única me ensinou que a sabedoria vem com a reflexão e gerou em mim um novo modo de pensar e enxergar o mundo.

 

Agradeço muito à minha dupla, Carlos Reisig, por toda sua criatividade e força de vontade, o que gerou em mim uma inspiração para não desistir facilmente e ficar mais calma durante todo o processo, me demonstrando, com atitudes inteligentes e cuidadosas, que eu poderia confiar nele plenamente. Sinto que conheci uma pessoa incrível. Foi uma honra trabalhar com ele.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

CIMG0461

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version