Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Apresentando na Roda as Várias Dimensões da Palavra

 

Equipe:

Maria Juliana dos Santos

Belle.lolita@hotmail.com

 

Marina Ligouri P. Marques

Mah.marques@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Alice Goulart

Nucleo de Artes de Copacabana

Rua Toneleiros, 21

Copacabana – Rio de Janeiro

 

 

Nosso projeto foi feito no Núcleo de Artes de Copacabana,com a professora Maria Alice de Oliveira Goulart que leciona Artes Literárias. Sua turma é composta por alunos de  cinco a doze anos,os mais velhos frequentam as aulas com intuito de acrescentar mais conhecimento para desenvolver poesias,enquanto os mais novos ainda estão em processo de alfabetização,o que gera inúmeras dificuldades  para a intercessora inserir conteúdos e ao mesmo tempo integrar. O objetivo de Alice é aguçar o pensamento artístico dentro de uma oficina da palavra de forma transdisciplinar,realizando atividades que envolvem músicas e filmes para inspirar a composição de versos, leitura e interpretação de histórias,desenvolvimento da poesia do corpo, representação plástica de mitos, construção da janela das palavras que se derivam do nome de cada um, entre outras, nas quais ela sempre busca extrair da especificidade emocional de cada aluno, elementos para trabalhar, de diversas formas, a palavra. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Alice  reconhecemos como tema para o projeto: Trabalhar a palavra artisticamente em todas as suas dimensões: falada(sonora), poética ,musical, plástica e cênica”.

O conceito definido, embasado pela experimentação das primeiras ideias foi um tabuleiro circular, que possibilitaria a integração e interpretação das várias dimensões artísticas da palavra,que viria acompanhado por tecidos que seriam elementos cênicos,que desenvolveria a criatividade ao ser moldado ao corpo.

     Construímos a partir do objetivo final um tapete preto, feito com Gorgurão, que representa a neutralidade do grupo no início das atividades e a partir de cálculos geométricos distribuímos tecidos de Cetim formato de pétalas com as cores do arco-íris que representam a individualidade de cada aluno inserida ao contexto,transformando-se em fantasias e artifícios cênicos e um núcleo branco,do mesmo tecido da base preta, que representa um foco de luz,sobre o qual o aluno vai trabalhar a palavra artisticamente.O tapete é a própria embalagem, se transforma em uma bolsa, estruturada por uma corda de Polyester e o núcleo branco é dividido em quarto compartimentos para armazenar as pétalas e livros.Alice está utilizando o tapete como um atrativo para a sua aula, unindo a individualidade de seus alunos, ao desenvolver histórias, otimizando seu ambiente de trabalho e promovendo a integração.

 

Agradecemos a Alice por realizar todas as proposta, nas diversas etapas do projeto, simbólica e codificada, proporcionando impossibilidades que geraram um aprendizado mais abrangente e verdadeiro, possibilitando-nos olhar para o humano e trabalhar artisticamente com elementos  que contribuem para um mundo melhor.

     Maria Juliana: Ao analisar todo o percurso desse período, os aprendizados contabilizados são inúmeros,acima de tudo,aprendi que ser grato significa sabedoria. Sou grata aos professores, a minha dupla, a nossa intercessora, e a todos que geraram a compreensão disso. Minha conclusão final se resume no resultado do projeto,uma roda que trabalha com as dimensões artísticas da palavra,agregando para construir,transformando impossibilidade em oferenda.

     Marina Marques: O projeto desse período me ensinou muito mais do que eu poderia esperar. Mais do que aprender a projetar, eu aprendi a trabalhar com gente e comecei a entender como é bom e gratificante. Descobri que, mais do que tudo, fazer projeto é se relacionar, porque são as pessoas que nos acrescentam e nos influenciam, são quem nos surpreendem e nos estimulam. Não são os objetos por si só que nos interessam, mas sim a reação das pessoas em relação a eles.

 

Avaliação feita pelo intercessor:

Durante o projeto desenvolvido em DSG neste semestre, tive a satisfação de contar com a presença marcante e simpática das alunas Maria Juliana e Marina Marques. O contato foi extremamente valioso, pois as alunas mostraram vontade e desempenho ao projetar e criar produtos que serão utilizados na oficina de arte literária ou, mais comumente conhecida como oficina da palavra. O conceito chave desta oficina é a PALAVRA-ARTÍSTICA, múltipla em suas dimensões (verbal, plástica, musical e cênica). A roda das dimensões da palavra contempla de forma integradora holística e transdisciplinar o uso das palavras em várias dimensões.

Declaro que recebi em condições de uso para experimentação no Núcleo de Artes de Copacabana o objeto resultante desse projeto.

Nota (de 1 a 10): 10

Rio, 22/06/2009

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version