Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Calendário para celebrar dias de paz

 

Equipe:

Renata Utrine

renata-utrine@hotmail.com

 

 Roberta Egypto

roberta.egypto@hotmail.fr

 

 

Grupo social:

Marli Mendes

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório           

Rua Professor Manuel Ferreira n 141 – Gávea, Rio de Janeiro-RJ

CEP: 22451030

 

 

Realizamos nosso projeto na Escola municipal Desembargador Oscar Tenório, com a intercessora Marli Mendes, professora de duas turmas de 3° serie. Marli é professora de todas as matérias e costuma interdisciplina-las com assuntos ligados aos bons costumes, ética e cidadania. Durante as aulas observamos a grande dificuldade dos alunos em saber se situar no tempo,muitos deles não sabiam datas importantes,como seus dias de nascimento. Incentivados por Marli, os alunos criaram um código de ética para ser seguido,composto por seis palavras: Amor, Respeito, Amizade, Solidariedade, Responsabilidade e Compromisso.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Marli Mendes reconhecemos como tema para o projeto: Podemos conviver e aprender em Paz”. Para Marli a paz tem grande importância e só pode ser alcançada através da boa convivência entre os alunos e professores. Em datas comemorativas, Marli faz brincadeiras como a pescaria dos peixinhos da paz, onde as crianças devem pescar palavras importantes  como: Respeito, amor, Generosidade, Afeto, amizade e outras.

Como resultado dos experimentos, em sua maioria voltados para desenvolver a boa convivência e organizar os alunos no tempo, foi desenvolvido um grande estandarte de tecido com um calendário e seis camadas de voal com ilustrações pintadas para cada palavra que compõe o código de ética. A forma que escolhemos para realizar a idéia do calendário permanente foi utilizar bolsinhos translúcidos para mudança de plaquinhas com os meses, anos e dias da semana. Para a exclusão dos dias 29,30 e 31 no mês de fevereiro, optamos por usar 3 X de feltro vermelho. Na experimentação final Marli pendurou o estandarte e pediu que puséssemos colchonetes em volta, para criar um novo ambiente, onde as crianças se envolveriam diariamente com a mudança das datas, assim, tornando-se cada vez mais habituadas ao calendário. Para escolher o voal, houve uma votação para definir qual palavra significaria o momento presente, a palavra escolhida foi “amizade”.

 

Roberta Egypto

Ter feito Projeto 2 novamente foi essencial para que eu pudesse aprender a importância dessa metodologia no meu desenvolvimento como pessoa e profissional, talvez se não tivesse permanecido nesse projeto eu não teria a base necessária para qualquer projeto futuro. Aprendi a não desistir por mais difícil que seja a situação, além de criar e fortalecer vínculos com as pessoas a minha volta. Com os professores colaboradores e monitores aprendi um pouco de cada material, método e forma de pensar. Esforcei-me mais, dessa vez, e me sinto bem por ver um resultado tão positivo, não só para mim, mas como para minha dupla Renata e para a intercessora Marli e seus alunos. Acredito que agora, depois de realmente ter feito projeto 2 e absorvido todo esse conhecimento estou pronta para seguir em frente.

 

Renata Utrine

fazer um projeto é uma cadeia de relações que nos fazem aprender, pegamos para nós todo tipo de informação. Fazer um projeto não é apenas construir um objeto, é projetar todo o conhecimento coletado de pessoas, lugares e situações, para fora em forma física, palpável. Aprendi nesse segundo projeto a me organizar, nosso produto final foi construído ao logo de um mês, aos poucos, assim pudemos testar as idéias antes de coloca-las em prática. Trabalhar com Crianças da rede pública foi uma experiência nova e que não vou esquecer.

 

Agradecemos a todo processo vivido na barraca,aos professores, monitoras e alunos. Gerando um semestre em que aprendemos muito e ouvimos muitas histórias. Agradecemos principalmente a nossa intercessora Marli que mesmo com as dificuldades, sempre se manteve disposta a nos atender. Como resultado dessa união foi criado um lindo calendário para que finalmente as crianças pudessem aprender e conhecer suas próprias histórias.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Maria Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version