Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Entrevista Figurativa

 

Equipe:

Fernanda Sampaio Carneiro

fernandasampaioc@gmail.com

 

LarissaRezende Heringer

lalah@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Professora Maria Lucia Braga

CIEP Presidente Agostinho Neto

Praça da Bandeira, 141, aprt 601

CEP:201   Tel.: 88970270

 

 

 

O projeto aconteceu no CIEP Presidente Agostinho Neto, nossa intercessora foi a Professora de alfabetização Maria Lúcia.

Maria Lúcia sempre quis ser professora. Primeiro trabalhou durante três anos em Inhociba, depois começou a dar aula no CIEP Agostinho Neto, onde está há 13 anos. Ela já deu aula para todas as séries e há oito anos está trabalhando com a classe de Alfabetização. Maria Lúcia também faz parte do sindicato dos professores, onde luta pela melhoria do ensino público

Nós acompanhamos a turma 1102 durante um período, vimos diversas atividades, uma delas foi na aula de música. As crianças estavam em roda enquanto escutavam marchinhas de carnaval, logo depois a professora perguntou o que cada criança gostava do Rio de Janeiro e ao longo das respostas ela apontou para a janela e começou a falar da natureza do Rio. No final da atividade ela nos explicou que era bom trazer coisas da realidade delas para dentro da sala de aula, ajudando no aprendizado.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maria Lúcia reconhecemos como tema para o projeto: “Fazer os pais criarem interesse nas crianças ajuda no fazer delas”

 Maria Lúcia  relacionou a rodinha como atividade ligada à frase. A rodinha era a primeira atividade do dia, ali as crianças sentavam no chão e formavam uma roda, e tinham que falar sobre o ocorrido no dia anterior.  Nesse momento as crianças ficavam a vontade e conversavam mais intimamente com Maria Lúcia, gerando confiança entre o aluno e a professora. Nosso Partido Adotado foi uma mistura de três experimentos; Um coração, um teatro e um caderno. O objeto final foi um teatro para as crianças levarem para casa onde elas podem escrever e apagar com uma caneta especial. O material utilizado foi o Vulcabril e o Vinicel. Todas as crianças usaram e aprovaram  o produto.

 

Larissa: Fazer projeto é tornar idéias em grandes projeções a partir de determinadas contextualizações. É aprender a lidar com diversas situações da melhor maneira possível, é buscar sempre se aperfeiçoar e estar disposto a enfrentar dificuldades. Este projeto serviu para eu ter um maior conhecimento de materiais, de técnicas e para ver que todo o processo de aprimoramento e planejamento ao longo da caminhada é de vital importância.

 Fernanda : Fazer projeto é aprender a desenvolver ideias, conseguir derrubar barreiras e se superar a cada instante. É criar de forma construtiva,  beneficiando o outro, procurando entendê-lo. O projeto me fez entender a importância do processo. É através dele que aprendi a observar, captar, conviver, criar e desenvolver. Ampliou meu conhecimento de materiais, e as melhores formas de utilizá-los. Todo esse aprendizado me fez perceber a importância de um planejamento para a concretização de uma idéia.

 

 Agradecimentos:

 

Larissa –  Agradeço a Maria Lúcia pela sua empolgação e felicidade ao ver os protótipos finais, pois nos mostrou que conseguimos alcançar o objetivo com eficiência. Agradeço a Fernanda por se empenhar também na parte final, pois mostrou que a vontade de que tudo dê certo prevalece até sobre o cansaço, e isso nos ajudou.

 

Fernanda - Agradeço a Maria Lúcia por mostrar suas opiniões sobre cada característica de cada experimento, nos direcionando para o protótipo final. Agradeço a Larissa, por sempre se empenhar. Isso ajudou no desenrolar do trabalho.

 

Avaliação feita pelo intercessor:

O grupo das alunas da PUC apresentaram várias opções de produtos onde as crianças vão poder utilizar de várias maneiras. Com muita observação e debate chegamos a um produto final, na qual não só a minha participação ajudou como a participação das crianças foi fundamental.

As alunas trabalharam com dedicação e carinho com a turma.

Declaro que recebi em condições de uso para experimentação no Ciep Presidente Agostinho Neto o objeto resultante desse projeto.

Nota (de 1 a 10): 10

Rio, 23/06/2009

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

Arquivo Digital - Foto V.JPG

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version