Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Imaginando histórias iluminadas

 

 

 

Equipe:

Caio Delgado Mendes

caio_delgado@hotmail.com

 

Nelson Raphael M. Ferreira

raffe88@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Professora Flávia Ferreira de Castilho

E.M. Minas Gerais

Av. Pasteur 433

Urca, Rio de Janeiro

CEP: 22290-240

flafcastilho@hotmail.com

Tel.: 2295-1295

 

 

Fizemos nosso projeto na Escola Municipal Minas Gerais, localizada na Urca, Rio de Janeiro. Trabalhamos com uma turma de alfabetização, com crianças entre cinco e seis anos de idade. Como intercessora, tivemos a professora Flávia Ferreira de Castilho.

No local de trabalho, as crianças aprendem a ler, escrever e brincar, desenvolvendo a coordenação motora e o comportamento em sociedade. Observamos atividades como desenho livre, brincadeiras, gincanas, ditados e muitas histórias.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Flávia de Castilho, reconhecemos como tema para o projeto: “ Atenção! A regra é criar, brincar e imaginar.”

Flávia procura exercitar bastante a imaginação e criatividade de seus alunos, contando-lhes histórias infantis quase diariamente.

Além da professora contar  histórias ,ela faz com que os alunos imaginem e contem suas próprias histórias. A atividade do desenho livre também tem o objetivo de criar brincando.

Após termos construído e testado os primeiros experimentos , percebemos que Flávia deu mais importância para aqueles que abordavam a imaginação e a criação de histórias. Com isso adotamos tal idéia como objetivo para o projeto.

Construímos uma luminária cilíndrica com espaço para inserir os desenhos dos alunos e assim poder contar histórias. Utilizamos plástico transparente ,madeira ,lâmpada fria ,bocal ,cola ,fita isolante e tecido branco

A professora criou um pequeno teatro. Dividiu a sala em grupos e mandou que criassem histórias através de desenhos.Por fim, pediu que os grupos colocassem seus desenhos dentro do objeto e contassem suas histórias um de cada vez

 

Fazer projeto é aprender com a própria vida, com a nossa cultura.Criar e me aperfeiçoar como profissional, treinando para o futuro. (Nelson Raphael)

 

Agradeço à Flávia por expressar suas opiniões em relação aos experimentos. Isso nos ajudou a ter clareza e direcionamento.(Nelson Raphael)

 

Agradeço ao Caio por me auxiliar com o caderno e com as atividades.Isso me mostrou que a união é muito importante em um trabalho.( Nelson Raphael)

 

Projeto nos faz crescer como pessoas e como profissionais.Trabalhar em universos diferentes é muito bom.Chegar no fim com um bom resultado é ainda melhor.(Caio Delgado)

 

Agradeço à Flávia pelo apoio integral. Isso me incentivou e meu deu vontade de trabalhar ainda mais.(Caio Delgado)

 

Agradeço ao Nelson por me ajudar com trabalhos manuais. Percebi que devemos contar um com o outro.(Caio Delgado)

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version