|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Livro de
Pano que Descobre a História e o Amor na Escola Equipe: Maíra Martins Santos
mairinha.ms@hotmail.com Débora Medrado Accioly
deboramacc@hotmail.com Grupo social: Professora Valeska Lemos
Escola Municipal Senador Correa Rua Senador Correa, 14 Laranjeiras - Rio de Janeiro CEP: 21378-006 lekaabreu@globo.com.br Tel.: 8102-4946 O
projeto planejamento foi realizado na escola municipal Senador Correia, na
Rua Esteves Junior, em Laranjeiras. No início a nossa intercessora, Valeska,
dava aulas para uma turma de Pré-escola, porém devido a mudanças solicitadas
pelo governo ela passou a dar aula para a Classe de Alfabetização. Nas suas
aulas pudemos observar três diferentes momentos: o momento da leitura da
história na roda; o momento do trabalho do título da história que consistia
no estudo das letras e da formação de palavras na mesa, e o momento da
ilustração da história; no qual cada dia havia uma nova técnica (pintura,
colagem ou desenho). A primeira história que acompanhamos, por exemplo, foi o
conto da galinha dos ovos de ouro, em roda a professora leu para os alunos. E
conforme ia contando a história fazia perguntas a eles para estimulá-los a
começar a imaginar. Depois disso os alunos foram para a mesa, onde eles
tiveram que preencher com bolinha de papel que eles amassaram, para depois
colar n desenho de uma galinha. A partir do conjunto de palavras que
compunham o universo vocabular de Valeska reconhecemos como tema para o
projeto: “Descobrir o mundo, a história e o amor na escola.”. Ao analisar
esta frase e comparar as atividades assistidas, percebemos que durante a
roda, onde a professor interage com os alunos de maneira lúdica, Valeska
incentiva eles a trabalharem a curiosidade. Por exemplo, em uma tarefa com
figuras os alunos tinham que descobrir qual a semelhança que uma figura tinha
com a outra, e assim organizá-las. A partir da experimentação tomamos como
partido a elaboração de objetos que pudessem contar histórias, e que
instigassem a curiosidade dos alunos. Como objeto final fizemos um livro de
feltro, com letras para trabalhar a descoberta de novas palavras, e com módulos, para montar uma história com personagens e
cenário. O livro é usado na roda, tanto pra montar histórias criadas pelas
crianças, através da ilustração com os módulos; quanto para trabalhar
palavras e suas formações. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana
Branco e Luis Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|