Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Livro de Pano que Descobre a História e o Amor na Escola

 

Equipe:

Maíra Martins Santos

mairinha.ms@hotmail.com

 

Débora Medrado Accioly

deboramacc@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Professora Valeska Lemos

Escola Municipal Senador Correa

Rua Senador Correa, 14

Laranjeiras - Rio de Janeiro

CEP: 21378-006  lekaabreu@globo.com.br

Tel.: 8102-4946

 

 

 

O projeto planejamento foi realizado na escola municipal Senador Correia, na Rua Esteves Junior, em Laranjeiras. No início a nossa intercessora, Valeska, dava aulas para uma turma de Pré-escola, porém devido a mudanças solicitadas pelo governo ela passou a dar aula para a Classe de Alfabetização. Nas suas aulas pudemos observar três diferentes momentos: o momento da leitura da história na roda; o momento do trabalho do título da história que consistia no estudo das letras e da formação de palavras na mesa, e o momento da ilustração da história; no qual cada dia havia uma nova técnica (pintura, colagem ou desenho). A primeira história que acompanhamos, por exemplo, foi o conto da galinha dos ovos de ouro, em roda a professora leu para os alunos. E conforme ia contando a história fazia perguntas a eles para estimulá-los a começar a imaginar. Depois disso os alunos foram para a mesa, onde eles tiveram que preencher com bolinha de papel que eles amassaram, para depois colar n desenho de uma galinha. A partir do conjunto de palavras que compunham o universo vocabular de Valeska reconhecemos como tema para o projeto: “Descobrir o mundo, a história e o amor na escola.”. Ao analisar esta frase e comparar as atividades assistidas, percebemos que durante a roda, onde a professor interage com os alunos de maneira lúdica, Valeska incentiva eles a trabalharem a curiosidade. Por exemplo, em uma tarefa com figuras os alunos tinham que descobrir qual a semelhança que uma figura tinha com a outra, e assim organizá-las. A partir da experimentação tomamos como partido a elaboração de objetos que pudessem contar histórias, e que instigassem a curiosidade dos alunos. Como objeto final fizemos um livro de feltro, com letras para trabalhar a descoberta de novas palavras, e com módulos,  para montar uma história com personagens e cenário. O livro é usado na roda, tanto pra montar histórias criadas pelas crianças, através da ilustração com os módulos; quanto para trabalhar palavras e suas formações.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

foto.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version