|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Sinalizadores
de movimento e do corpo atento Equipe: Henrique Meyrelles henrique.mrm@hotmail.com Júlia Sá Earp de Castro juliasaearp@gmail.com Grupo social: ProfessoraGlória Rezende
Núcleo de Artes do Leblon Rua Gilberto Cardoso, s/n CEP:224421-050 Tel.:7897-5443 Realizamos este projeto no Núcleo
de Artes do Leblon, na aula de acrobacia da Professora Gloria Rezende. A atividade realizada consiste em
uma aula de acrobacia de solo, para as diversas idades presentes no Núcleo
sem distinção etária, contendo por volta de 20 alunos. As aulas costumam começar com
relaxamentos e alongamentos seguidos de exercícios conjuntos, treinando
movimentos acrobáticos. È comum nas aulas a divisão do espaço,e dos alunos em
grupos para melhor organizar a dinâmica de aula. A partir do conjunto de palavras
que compõem o universo vocabular de Glória reconhecemos como tema para o
projeto: “Acrobacia que experimenta
movimento com o corpo atento” Podemos relacionar esta frase com
todas as atividades realizadas em sala de aula, pois a Professora procura
sempre explorar a experimentação de exercícios, propondo novos desafios para
os alunos. O que exige a atenção dos alunos voltada para seus corpos. A professora tem como uma das
atividades passar seqüências de movimentos que incluem rolinhos, paradas de
mão e outros movimentos. Após a fase de experimentação
chegamos ao conceito do nosso objeto, que consiste em sublinhar o movimento
chamando a atenção para o corpo. A partir disto construímos tubos
elásticos de viscolycra, de cinco tamanhos referentes as partes do corpo :
perna, canela, braço, ante braço e tronco. Costurados com uma máquina de over
lock. Para possibilitar a junção destes tubos fizemos tranças a partir de
tiras do mesmo. E 18 saquinhos de Brim, com fronhas de viscolycra, de três
diferentes pesos: areia, semente de linhaça e algodão. Glória
utiliza o objeto de variadas maneiras, adaptando-o de acordo com a atividade
proposta. Podendo ser usado como marcação do corpo dos alunos, ligação entre
corpos, obstáculo e do jeito que for mais apropriado. Agradecimentos: Henrique - Agradeço à Julinha por
este processo que passamos juntos, no qual tudo deu tão certo, isso gera em
mim a certeza de que com tranqüilidade tudo pode ser feito. Júlia - Agradeço ao Henrique por
realizar este projeto em conjunto comigo, ajudando à tornar este projeto uma tarefa satisfatória de ser
realizada. Agradecemos a Glória que neste projeto, nos
gerou uma confiança nesta metodologia de projetar. Que prova que os caminhos
simples e que estão mais longes da forma concreta, surgem a partir de
experimentações exaustivas, e é este
resultado que tem mais potencial
criativo. Avaliação feita pelo intercessor: Júlia
e Henrique estiveram presentes nas aulas de acrobacia ao longo deste
semestre, observando e registrando todo o processo de pesquisa e
aprendizagem. Participaram, inclusive, de atividades externas, o que muito
contribuiu para o desenvolvimento do objeto desse projeto, pois a professora,
os alunos e o Núcleo de Arte perceberam Júlia e Henrique como parceiros e
agentes de transformação do nosso processo. A cada dia que eles chegavam na
sala com objetos a serem experimentados, os alunos sentiam-se estimulados e
revigorados. Sentiam-se também pesquisadores desse produto. O
objeto elaborado pela dupla captou a necessidade do grupo de estar mais
atento ao seu corpo e ao corpo do outro na experimentação dos movimentos
acrobáticos. A utilização dos tecidos coloridos estimula, de forma lúdica, a
percepção/atenção visual e táctil das diferentes partes corporais,
permitindo, ainda, a construção de diferentes jogos individuais, em dupla ou
em grupos. Declaro que recebi em condições de uso para
experimentação no Núcleo de Arte do Leblon o objeto resultante desse projeto. Nota
(de 1 a 10): 10 Rio,
21/06/2009 Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Luis
Vicente Barros |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|