Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Sinalizadores de movimento e do corpo atento

 

Equipe:

Henrique Meyrelles

henrique.mrm@hotmail.com

 

Júlia Sá Earp de Castro

juliasaearp@gmail.com

 

 

Grupo social:

ProfessoraGlória Rezende

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso, s/n

CEP:224421-050   Tel.:7897-5443

 

 

 

Realizamos este projeto no Núcleo de Artes do Leblon, na aula de acrobacia da Professora Gloria Rezende.

A atividade realizada consiste em uma aula de acrobacia de solo, para as diversas idades presentes no Núcleo sem distinção etária, contendo por volta de 20 alunos.

As aulas costumam começar com relaxamentos e alongamentos seguidos de exercícios conjuntos, treinando movimentos acrobáticos. È comum nas aulas a divisão do espaço,e dos alunos em grupos para melhor organizar a dinâmica de aula.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Glória reconhecemos como tema para o projeto:

“Acrobacia que experimenta movimento com o corpo atento”

Podemos relacionar esta frase com todas as atividades realizadas em sala de aula, pois a Professora procura sempre explorar a experimentação de exercícios, propondo novos desafios para os alunos. O que exige a atenção dos alunos voltada para seus corpos.

A professora tem como uma das atividades passar seqüências de movimentos que incluem rolinhos, paradas de mão e outros movimentos.

Após a fase de experimentação chegamos ao conceito do nosso objeto, que consiste em sublinhar o movimento chamando a atenção para o corpo.

A partir disto construímos tubos elásticos de viscolycra, de cinco tamanhos referentes as partes do corpo : perna, canela, braço, ante braço e tronco. Costurados com uma máquina de over lock. Para possibilitar a junção destes tubos fizemos tranças a partir de tiras do mesmo. E 18 saquinhos de Brim, com fronhas de viscolycra, de três diferentes pesos: areia, semente de linhaça e algodão.

Glória utiliza o objeto de variadas maneiras, adaptando-o de acordo com a atividade proposta. Podendo ser usado como marcação do corpo dos alunos, ligação entre corpos, obstáculo e do jeito que for mais apropriado.

 

 Agradecimentos:

 

Henrique - Agradeço à Julinha por este processo que passamos juntos, no qual tudo deu tão certo, isso gera em mim a certeza de que com tranqüilidade tudo pode ser feito.

Júlia - Agradeço ao Henrique por realizar este projeto em conjunto comigo, ajudando à tornar  este projeto uma tarefa satisfatória de ser realizada.

 Agradecemos a Glória que neste projeto, nos gerou uma confiança nesta metodologia de projetar. Que prova que os caminhos simples e que estão mais longes da forma concreta, surgem a partir de experimentações exaustivas,  e é este resultado que tem mais potencial  criativo.

 

Avaliação feita pelo intercessor:

Júlia e Henrique estiveram presentes nas aulas de acrobacia ao longo deste semestre, observando e registrando todo o processo de pesquisa e aprendizagem. Participaram, inclusive, de atividades externas, o que muito contribuiu para o desenvolvimento do objeto desse projeto, pois a professora, os alunos e o Núcleo de Arte perceberam Júlia e Henrique como parceiros e agentes de transformação do nosso processo. A cada dia que eles chegavam na sala com objetos a serem experimentados, os alunos sentiam-se estimulados e revigorados. Sentiam-se também pesquisadores desse produto.

O objeto elaborado pela dupla captou a necessidade do grupo de estar mais atento ao seu corpo e ao corpo do outro na experimentação dos movimentos acrobáticos. A utilização dos tecidos coloridos estimula, de forma lúdica, a percepção/atenção visual e táctil das diferentes partes corporais, permitindo, ainda, a construção de diferentes jogos individuais, em dupla ou em grupos.

 Declaro que recebi em condições de uso para experimentação no Núcleo de Arte do Leblon o objeto resultante desse projeto.

Nota (de 1 a 10): 10

Rio, 21/06/2009

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version