http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

Projetos em Design

http://anabranco.usuarios.rdc.puc-rio.br/imagens/separador.gif

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d999933.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d999933.gif

voltar para página principal
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif
voltar para página principal

 

Aceitando e Descobrindo as Diferenças, Semeando a Vida

 

Equipe:

Eric Emanuel de Araujo Oliveira

ericemanuel@gmail.com

 

Renan Kogut

renan.kogut@gmail.com

 

Grupo social:

Leonice da Silva Costa

Escola Municipal Júlio de Castilhos
Praça Santos Dumont, 96
Gávea, Rio de Janeiro
CEP: 22470 – 060
leonicescosta@yahoo.com.br

 

Nosso projeto foi realizado na Escola Municipal Julio de Castilhos, localizado na Praça Santos Dumont, 96, com a professora Leonice da Silva Costa, que dá aulas de Português, Matemática e Ciências, para uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Observamos diferentes atividades, como uma aula de Matemática. Os alunos faziam exercícios e elaboravam cartazes para uma exposição. Eles demonstravam o que aprenderam sobre plantas medicinais. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Cissa, reconhecemos como tema para o projeto: ”Todos ouvindo bem atentos, aceitando e descobrindo as diferenças” que pode ser relacionada com o jogo de bingo, onde os alunos precisavam ouvir e prestar atenção. Definiu-se, então, como objetivo estojos que armazenam sementes, apoiados em um cinto. Em um de seus lados há uma imagem ampliada do tipo de semente que está em seu interior. O outro lado foi feito com micro-tule, tecido transparente. Ao redor do estojo existe uma fita de plástico trançada que cria uma alça em uma das pontas, permitindo que se apoie no cinto. As etiquetas são costuradas por dentro do estojo. Utilizamos nas etiquetas a fonte Century Gothic, alterada nas letras “a” e “o”, que passaram a ter um desenho de uma semente de girassol dentro ao invés do vazado tradicional. O cinto é composto por duas camadas de fita de polipropileno em que fizemos buracos para que as alças se apoiassem, evitando que todos os estojos se acumulassem em um só ponto. Cissa vestiu o cinto e caminhou pela sala lentamente para que todos os alunos pudessem ver e tocar nos estojos. Ela abriu os estojos e deu às crianças algumas sementes, para que elas pudessem ver e sentir em suas próprias mãos as diferenças entre cada uma delas.

Conclusão de Renan Kogut

Essa experiência que tive em projeto 2 foi algo indescritível. De início, cheguei desconfiado, pensando que uma aula numa barraca nunca daria certo. Felizmente, errei; e errei muito. A sensação trazida ao estar em aula é de estar em um lugar diferente e relaxante, sempre em contato com a natureza e a cidade. De tudo, o que mais aprendi nessas foi a agradecer; a ver que o próximo sempre estará te ajudando, mesmo que você não perceba; e é para essas pessoas que devemos reparar e agradecer, pois são elas que nos ajudam a construir o nosso futuro. Então, por me ajudar a enxergar esse processo tão essencial ao design e à vida, meus profundos agradecimentos às minhas professoras Ana Branco e Gabriela Gusmão. Agradeço à minha dupla por estar sempre ao meu lado. Foi o suporte mútuo que nos fez sempre evoluir nesse projeto. Assim, aprendi que o amigo está aqui para ajudar; o seu propósito é sempre somar, nunca subtrair. Agradeço a nossa intercessora Leonice por sempre nos receber com um sorriso no rosto a cada aula que visitamos; por entender e participar de forma magistral o nosso processo de feitura do projeto; por abrir alguns minutos finais e olhar o que temos a mostrar a ela; por dar sugestões e dicas para os experimentos e variações. Assim, aprendi que o papel do cliente no fazer design é sempre ativo.

Conclusão de Eric Emanuel de Araujo Oliveira

Participar do Projeto: Planejamento com as professoras Ana Branco e Gabriela foi uma experiência que, se pudéssemos resumir em uma única palavra, seria: Enriquecedora. No início do período, Ana nos questionou o motivo pelo qual escolhemos cursar essa disciplina, lembro-me de ter respondido que gostaria que esse projeto fluísse naturalmente, podendo assim ampliar minha visão sobre o que é planejar e, principalmente, o que é design. Creio que essas metas foram alcançadas. Agradeço muito ao meu amigo Renan Kogut por sua companhia em todo esse trabalho, tanto nos momentos de sucesso quanto nos de trabalho. Sua parceria me mostrou a importância de sabermos que há alguém ao nosso lado com o mesmo objetivo que nós, e desenvolveu em mim a capacidade de confiar para alcançar os melhores resultados possíveis. Agradeço muito a minha amiga e intercessora Cissa, que demonstrou toda a paciência e interesse possíveis de serem oferecidos a duas pessoas. Sua dedicação me mostrou a importância de uma boa receptividade para um bom relacionamento, além de sempre nos estimular a darmos o nosso melhor.

Avaliação da intercessora Leonice da Costa Silva

Foi um projeto muito bacana, que pode vir a colaborar nas atividades pedagógicas. Eu vejo nesse projeto uma forma de mostrar para outros cursos novas formas de conhecimento; que a partir da educação da escola pública nós podemos melhorar e inovar. As experiências que a dupla trouxe foram muito produtivas. As crianças mostraram interesse bem maior quando elas puderam ter o contato, quando puderam ver e sentir melhor as texturas. Isso enriqueceu a aula, o conhecimento que elas têm a respeito da matéria e facilitou o entendimento e o aprendizado. O produto final foi muito interessante; foi realmente o resultado de diversas etapas que a gente foi passando; a criação do objeto ajudou a aula e fortaleceu o entendimento. Os alunos adoraram! O cinto teve sua utilidade pelo fato de os alunos poderem estar experimentando as texturas, sentindo as sementes e eu ter todos em volta de mim ao mesmo tempo, situação em que antes não ocorria. Como palavra final, eu espero que essa troca possa acontecer sempre!

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

image002.jpg

 

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d999933.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif
Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d999933.gif

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d999933.gif

Visite o site da PUC-Rio

 

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/Documents/Monitoria%20Ana%20Branco/Projetos/imagens/d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version