Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Adaptação para autonomia do aluno

 

Equipe

Renan Kvacek

R3nan_kvacek@hotmail.com

 

Luiz Eduardo Carvalho

luiz_educar@hotmail.com

 

 

Grupo social

Risomilda

Escola Municipal Marly Froes Peixoto

Rua Jardim Botânico, 660

Jardim Botânico, Rio de Janeiro

CEP: 22461-000

risotav@hotmail.com

 

 

  Conseguimos o local de projeto logo na primeira tentativa, a escolha é a Escola Municipal Marly Froes Peixoto, no Jardim

Botânico, dentro da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação - ABBR.

  Uma escola para crianças com deficiência, seja física ou mental. Fomos recebidos pela diretora que nos apresentou a nossa intercessora, a professora Risomilda (Como ela não gosta do seu nome, preferiu ser chamada de Riso). Muito atenciosa e bem receptiva, ela nos mostrou sua turma de alfabetização, são crianças com mais facilidades de assimilação e coordenação motora.

  Muita empolgação com este desafio novo, pois nenhum de nós tinha a experiência de conviver com crianças com estas

especialidades. Logo percebemos como poderíamos aprender com elas e como elas nos provariam que são capazes de realizar variadas tarefas que nem imaginávamos serem capazes.

  O foco pedagógico deste colégio é trazer um tema anual e, através deste tema, realizar todas as atividades que relacionem se relacionem. O deste ano é “Franciscos e Franciscas do Brasil”, ou seja, textos e desenhos falaram sobre o Rio São Francisco, Chico Anísio, Chico Buarque, etc. Ela realizava muitos ditados de palavras com aqueles quem sabiam escrever e para aqueles que não escreviam, ela pediu para desenhar e depois ler a história do rio São Francisco e contar para todos o que aprendeu.

  A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Professora Riso, reconhecemos como tema para o

projeto: “Adaptações de recursos na escrita, na leitura, nas palavras e nos desenhos são necessários para garantir a

autonomia do aluno”.

  Atividades que se relacionaram com a frase tiveram muitas, mas a mais interessante, era a constante comunicação com os

alunos, a todo momento havia a preocupação de saber o que eles não entenderam, ou o que desejavam, através de palavras na mesa (para aqueles que não sabiam falar, mas liam e pudéssem indicar o que desejavam), conversas sobre suas vidas (pois são crianças muito carentes de atenção) e por desenhos (mostravam, através de seus traços o que poderiam estar sentindo).

  Pedimos para Riso relacionar as iscas mais quentes, e ela elegeu do bloco com sílabas até o caça palavras e pediu que

conseguíssemos juntar isso para criar adaptações melhores aos alunos com deficiência e que isso trouxesse sua autonomia.

  No andar deste processo, chegamos a conclusão de que botões, leds e quadros brancos deveriam se juntar e montamos um painel onde cada placa de quadro branco possui um botão liga/desliga e um led. A professora escreve/desenha o que imaginara e as crianças indicam o que foi pedido apertando o botão e acendendo a luz.

  O painel foi fechado com madeira leve, pois seria deslocado de lugar com frequência e, por dentro, um circuito criado pelo

Professor Mauro (Dep. de Eng. Elétrica da PUC-Rio) que nos orientou na parte eletrônica.

  A Riso está usando da maneira que foi prevista, com muita criatividade, ela coloca sílabas e pede para as crianças

formarem palavras, ou coloca letras e pede para indicar onde estão, ou ainda, desenha objetos e escreve palavras e pede para indicar a relação correta.

  Esta experiência serviu como uma nova etapa de aprendizado e de muitas escolhas, preparando-nos a cada dia para as adversidades que surgiam. Desenvolver projeto a dois foi muito importante, pois nos ensinou muito sobre horários e como deveríamos ter mais responsabilidade. O processo foi difícil e desgastante, com muitas pedras no caminho, mas nunca desistimos, sempre sabíamos que no final tudo iria dar certo, e deu bastante certo.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão  

 

 

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version