Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Brincando com fonemas e imagens

 

 

Equipe:

Letícia Lisboa Guimarães

lele.lisboaguimaraes@gmail.com

 

Vanessa Cristina da Silva Bernardes

vanessinhabernardes@hotmail.com

 

 

Grupo Social:

Prof Fabiana Aparecida Mendes de Carvalho

Escola Municipal Senador Corrêa

Rua Esteves Júnior, 42

Flamengo - Rio de Janeiro CEP: 22231-160

Tel.: 2245-5666 fabi_mendez@hotmail.com

 

 

         

O projeto foi realizado na Escola Municipal Senador Corrêa, no Flamengo, com a professora do 1º ano, do Ensino Fundamental, Fabiana de Carvalho, que dá aulas de alfabetização para alunos que possuem entre cinco e sete anos. As atividades propostas em aula se alternam entre fichas de exercícios, vídeos, livros de contos, recortes de revistas, desenho livre, ditado e brincadeiras. Com isso, a intercessora espera que os alunos possam aprender e ao mesmo tempo se divertir.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fabiana reconhecemos como tema para o projeto: “Atenção para a diferença que a história conta entre o coelho, a girafa e a ovelha; e desenha bonito.”As atividades que a intercessora relacionou com a frase incluem os exercícios com fichas que associam imagens e textos. A partir deles, a diferenciação visual e sonora dos fonemas é estimulada e, ao final de cada tarefa, os alunos exercitam a criatividade desenhando e pintando as imagens e as palavras propostas. A relação da frase com o trabalho desenvolvido por Fabiana pode ser enfatizada quando a professora desenhou o contorno de uma figura humana e questionou as crianças sobre as diferenças entre meninas e meninos.

Ao relembrar todo o processo de experimentação e observar a linha do quente/frio que a intercessora arrumou, demos atenção aos mais quentes: dado de fonemas, placa de imagens associativas, conchinhas de letras e letras imantadas. Assim, pudemos perceber que Fabiana prioriza na alfabetização o estímulo das crianças por meios associativos, unindo texto e imagem. A autonomia dos alunos também é trabalhada na medida em que são incentivados a formar palavras e distinguir os sons dos fonemas. Ficou claro para nós que, por ser uma aula de alfabetização, o objetivo maior de Fabiana é que as crianças possam descobrir diferentes formas de escrever, mas sem deixar de brincar com as letras.

Com base nisso, desenvolvemos um jogo da memória de 134 peças, que envolve associação de imagens com seus fonemas iniciais, exemplo: a imagem de um tomate é associada ao fonema “TO”. Os desenhos e as letras do jogo foram impressos em adesivo e aplicados sobre as peças, placas de 14cm x 14cm, construídas com DayCell (PVC expandido). O acabamento foi feito a partir do revestimento individual das placas por uma capa plástica. Com o jogo da memória em mãos Fabiana dividiu a turma em grupos, dando três formas diferentes de utilização: jogo da memória, dominó e brincadeira de formação de palavras.

 

 

Letícia: Foi uma experiência que me fez entender realmente o que é fazer projeto: se adaptar a um espaço desconhecido, conhecer o trabalho do intercessor, planejar cada ideia e criar um objeto que represente as propostas e objetivos da professora em sala. Aprendi que não devo colocar a minha opinião em primeiro plano, pois as palavras, frases e atitudes do intercessor é que definem o nosso projeto. Agradeço à Fabiana por me mostrar que o envolvimento da intercessora no projeto é essencial para o sucesso da finalização, e que trabalhar com alguém que é sincera nos momentos de sugerir, elogiar e rejeitar é importante pro processo fluir e ser concluído.

 

 

Vanessa: No decorrer dos meses nos envolvemos com o trabalho de tal forma que torna-se difícil não se apegar à determinados aspectos, nesse caso é importante se manter receptivo às orientações e sugestões dos professores, pois estes são capazes de olhar o projeto com distanciamento. Absorver esses conhecimentos enriquece o trabalho e gera um amadurecimento profissional.  Aprendi que as situações de dificuldade devem ser encaradas como uma oportunidade de superação; não desistir diante dos obstáculos e acreditar na capacidade de execução são características fundamentais durante a execução de um projeto. Agradeço à Fabiana por não ter alterado seu cronograma e atividades devido a nossa presença, pois aprendi que não devemos influir em qualquer tipo de modificação ou adaptação da aula, pois dessa forma somos capazes de observar o trabalho da intercessora em sua essência.


 

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professora: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version