Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Construindo a vida com cores, formas e ajuda das letrinhas

 

 

Equipe:

Mayra Terra

mayratmaluf@yahoo.com.br

 

Manoela Medeiros

medeirosmanoela@hotmail.com

 

 

Grupo Social:

Prof Adriana Teixeira

Escola Municipal Luiz Delfino

Rua Marquês de São. Vicente, 238

Gávea - Rio de Janeiro

CEP: 22451-040 

Tel.: 22744696

 

 

Realizamos o projeto na Escola Luiz Delfino, na gávea com a intercessora Adriana, que dá aula em uma turma de alfabetização. Ela fazia com os alunos atividades de escrita, desenho, leitura, recorte e colagem.

Após coletarmos as palavras que compõe o universo vocabular de Adriana, criamos a frase objetivo: “Vamos com capricho, paciência e ajuda das letrinhas aprender a colorir a vida”.
Nos experimentos que criamos usamos o conceito de unir diversão e didática para que ela utilizasse com a turma, e os dois que mais agradaram a turma foi uma forca e uma roleta do alfabeto, logo nosso partido adotado deveria unir esses dois objetos.

Porém, antes de começarmos a fazer o produto, decidimos modificar a idéia da forca, que "destrói" a vida, e resolvemos trabalhar com a construção da vida e do corpo.Por fim criamos um objeto orgânico e  macio, abrangendo os dois conceitos.

Nosso produto ficou com as duas faces almofadadas e forma circular. Na frente, é revestido de carpete, para que pudesse ser colada com velcro a roleta móvel, as palavras e desenhos que fazem parte do jogo. Dos seus lados, saem da parte interna braços, pernas e cabeça, onde são colocadas luvas referentes ao animal que irá se representar. Adriana ficou muito satisfeita com o resultado do projeto, e o utiliza tanto pendurado no quadro, como também no colo.

 

Mayra 

Este projeto me fez crescer não apenas com as experimentações, mas também como pessoa.Conviver com as crianças me fez quebrar inúmeros pré- conceitos. Enfim, enxerguei que todos aqueles paradigmas que estamos habituados a escutar em relação a instituição pública estão distorcidos.Além disto, em relação ao projeto em sala de aula, pude aprender muitos com as professoras Ana e Gabriela. Posso dizer que o melhor conceito que adquiri nesse processo devemos pensar sempre na simplicidade das coisas, pois é ai que mora a beleza e o diferencial de tudo.

Agradeço a Adriana por ser tão atenciosa e sincera ao longo de todo o projeto. Isto me mostrou que o produto não é feito apenas pela dupla, mas sim por todos aqueles que estiveram envolvidos no projeto.

 

Manoela

Crescer, evoluir, criatividade, simplicidade. Baseando-se nestas palavras eu posso afirmar que a realização do meu projeto con­tribui muito para minha formação pessoal. Percebi que uma das melhores coisas de fazer um projeto com essa metodologia, é o fato de ele obrigar-nos a ser menos vaidosos. Isso permitiu que eu me entregasse à realização de um projeto visando totalmente o próximo, o que é essencial. Ao final, você percebe como é bom fazer um projeto o qual eu sei que vai realmente ser aproveitado. Faz um bem danado!

 

 

         

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professoras: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 

 

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version