Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Fazendo a diferença com cada letra do alfabeto

 

 

Equipe:

Rafael Chut

rafael.chut@gmail.com

 

Úrsula Elisa Neumann Esquenazi

ursula@br.inter.net

 

 

Grupo Social:

Prof Juliana Fuentes

Escola municipal Capistrano de Abreu.                                      

Rua Pacheco Leao, 984 - Jardim Botanico
Rio de Janeiro, 22460-030

E-mail: emabreu@pcrj.rio.rj.gov.br

tel: 22946498 ou 99259426

 

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal Capistrano de Abreu, com a professora do 1º ano do Ensino Fundamental,Juliana Fuentes. Ela leciona  todas as matérias básicas para seus alunos, tendo como principal foco a alfabetização. Em suas aulas Juliana faz roda de historinha, passa exercícios relacionados ao que foi lido por ela, tarefas que retira dos livros didáticos, desenhos, ditados e muitas atividades em grupo, que possibilitam um aluno ajudar o outro.Ela trabalha cada letra de uma vez, passando exercícios, tais como: escrever palavras e desenhar imagens que começam com determinada  letra, e daí parte para o trabalho de formação de sílabas.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Juliana Fuentes reconhecemos como tema para o projeto: “Ajudar faz a diferença, então ajude o colega a completar o alfabeto”.

Além de trabalhar muito coletivamente, Juliana passa exercícios de formação e compreensão do alfabeto, sendo suas aulas sempre voltadas para o  aprendizado do mesmo. Uma atividade, comum em suas aulas  é o aluno ir ao quadro para completar, ou desenhar o que é pedido por ela.

Segundo as experimentações concluiu-se que o foco do projeto e o partido adotado seriam no trabalho com  letras e sílabas, possibilitando a construção de palavras.A partir disto começamos a desenvolver possíveis variações para nosso objeto final, testando diferentes formatos e materiais.

No final, o objeto escolhido foi um varal dinâmico, em que a professora tem a possibilidade de trabalhar com mais de uma maneira.O varal é composto por Nylom 600 nas cores bege, vermelho e azul, viés correspondentes às respectivas cores, ilhós e plástico fino.

Com o material já comprado iniciamos a montagem do objeto final que foi todo costurado com máquina industrial de costura reta, que voltado para o trabalho coletivo subentendido na frase-objetivo ,foi divido em dois varais horizontais de 3 m cada com capacidade para expor 13 letras,com bolsos plásticos de 18 x 18 cm e letras coloridas com o formato Arial (usado pela professora). Nele há todas as 26 letras do alfabeto encaixadas nos bolsos,que também possuem as repetições das letras dentro dos bolsos.Para cada vogal foram feitas 4 repetições e para cada consoantes foram feitas 2, do modo como Juliana havia sugerido.Com a  sobra de Nylom azul das consoantes , confeccionou-se uma bolsa para armazenar o objeto final.

O varal dinâmico fica pendurado na altura do quadro negro da sala, de uma forma que todos os alunos possam vê-lo.Com eles Juliana pode formar palavras, sílabas e até mesmo tirá-los do quadro e dividir a turma em dois grupos, dando  diversas tarefas , como uma competição para ver qual grupo forma primeiro e corretamente as palavras por ela ditadas.

Rafael chut : agradeço pela oportunidade de poder perder os meus pré conceitos em relação as intituiçoes publicas fazendo com com que um novo mundo repleto de novidades e aprendizados se abrisse.

Úrsula : o grande aprendizado que tive foi de saber reconhecer e agradecer a todos e por tudo que fez com que   sse                           e processo se tornasse viável.

 

 

         

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professoras: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version