Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Gabaritos que estruturam a atenção, cor  e capricho

 

 

 

Equipe:

Luiza Senra Bione

lubione@gmail.com

 

 

Grupo Social:

Profª Flaise Miranda

Escola Municipal Abílio Borges

Rua Humaíta, número 19

Humaíta - RJ CEP: 22261-000

E-mail: flaise@oi.com.br

 

 

O meu projeto - planejamento foi realizado na Escola Municipal Joaquim Abílio Borges, que está localizada no bairro do Humáita, no Rio de Janeiro. As aulas que passaram a fazer parte do meu cotidiano foram as aulas de artes, que são ministradas pela professora Flaíse Miranda, que é formada em artes plaásticas pela faculdade UFRJ. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas, entre uma e seis horas da tarde.

   A aula da professora Flaíse foge um pouco do que é esperado de uma aula de artes convencional, pois a primeira coisa que ela faz ao entrar em sala é escrever no quadro negro um texto sobre a matéria que irá ensinar. Segundo a intercessora, ela deseja que os alunos tenham um conhecimento maior sobre a história da arte e que eles desenvolvam mais a criatividade a partir desses conhecimentos.

    E é após a explicação do conteúdo e de todos os alunos anotarem a material no caderno, que a Flaíse começa a distribuir as folhas para os estudantes. Percebi que ela sempre pede que os alunos façam uma margem na folha antes de começar a desenhar, o que mostra como ela se preocupa com o capricho e organização dos trabalhos. Também notei que a intercessora sempre motiva os seus alunos a desenvolver a criatividade, sempre utilizando palavras de incentivo, como por exemplo, “ Isso mesmo, meu Chuchu!”; “Parabéns !”; “Continue assim!”; “Acho que você pode ser mais criativo.”; “ Quero mais capricho.” e outras.

    Uma atividade que exemplifica o seu trabalho, foi no dia em que ela apresentou para os alunos o conteúdo – desenho abstrato. Primeiro, ela escreveu no quadro do que se tratava e depois pediu que os alunos criassem um desenho a partir desse conteúdo. E após recolher todos os desenhos, ela pendurou no quadro a famosa pintura – MONDRIAN, e fez uma ligação com o conteúdo e os desenhos. E assim conseguiu introduzir um obra de arte que é mundialmente conhecida na realidade dessas crianças.

    E foi a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora Flaíse, que reconheci como tema para o projeto: “A expressão visual da imaginação é a estrutura da arte unida a atenção, a cor e ao capricho.”.

    Um exemplo para a frase escolhida é quando a professora pede que os seus alunos façam a margem na folha antes de desenhar, o que remete a palavra “estrutura” e “capricho” e também quando ela pede que os alunos soltem a imaginação.

     E a partir do conceito definido com a frase objetivo, os primeiros experimentos confeccionados tinham como principal finalidade chamar a atenção dos alunos, usando muita cor e de uma forma divertida e caprichosa. Assim o partido adotato ficou definido com os quatro primeiros objetos da atividade “quente e frio”, que foram a estrutura margem, que é uma moldura que pode prender no quadro e que lembra a margem que a professora sempre pede para os alunos fazerem, a régua gigante, os banners, que ajudaram a professora a explicar as formas ( formas geométricas, abstratas e figurativas) e por último “os tubinhos de plástico flexíveis”, que também ajudou a Flaíse a explicar o tipos de linhas (linha reta, curva, quebrada e outras).

     O objeto final foi a união desses quatro objetos, porém antes de definir a forma final do produto, estudei sobre a melhor forma de utilização e aproveitamento da professora. Primeiro, tentei unir a régua gigante à estrutura da margem de uma forma compacta, o que facilitaria o transporte do objeto. Depois estudei como a professora gostaria de trabalhar com as formas geométricas, e acabei desenvolvendo quatro estojos, que lembram uma sapateira de tecido, onde estão dispostas todas as formas geométricas que possuem variação de tamanho e texturam, e que podem ser distribuidas entre os alunos e utilizado pela professora. E por último continuei a trabalhar com  os “tubinhos de plástico flexíveis” , que ajudaram muito a professora a explicar o conteúdo de uma forma mais divertida.

    Os materiais utilizados para confeccionar o produto final foram madeira MDF, plástico PS, tubinhos de plásticos, arame, lichas de várias gramaturas e tecidos de algodão.

    O produto final está sendo usado exatamente como pensado. A professora Flaíse dividiu a turma de vinte alunos em grupos de cinco e distribui os quatro estojos. Depois explicou no quadro, com a ajuda da estrutura-margem, a tarefa do dia e em seguida, pediu que os alunos executassem a tarefa, que era criar uma composição com formas figurativas a partir de formas geométricas, mas utlizando tanto o contorno dos gabaritos e texturas presentes na peças dos estojos.

 

 

 

         

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professoras: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 

 

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version