Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Painéis para colorir o mundo melhor

 

 

Equipe:

Dora Marques Reis

dorinhareis@gmail.com

 

Luiza Rafael Palmier Cabral

lu_palmier@hotmail.com

 

 

Grupo Social:

Prof Rosana Veríssimo

Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello

Rua Adalberto Ferreira, 19

Leblon - Rio de Janeiro

CEP: 22441-040  emsvmello@rio.rj.gov.br

Tel.: 2259-9444

 

Nosso projeto foi realizado em parceria com a professora Rosana Veríssimo, na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello. Rosana leciona para a turma do 2° ano do Ensino Fundamental, que tem alunos com idades entre 6 e 8 anos. Algumas das atividades realizadas em sala são leitura de livros, exercícios baseados nas apostilas ou elaborados pela professora e desenho. A professora auxilia os alunos na realização dessas atividades, sempre estimulando os alunos a melhorar seu desempenho.

       A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Rosana, reconhecemos como tema para o projeto: “Juntos temos o louco poder de ouvir, escrever e colorir o mundo melhor”.

       Essa frase pode ser associada à importância que a intercessora dá para a prática de escrita das crianças e sua capacidade de criação, pois ela aplica exercícios como escrever uma história baseada em um desenho, ilustrar um texto ou poema, entre outros.

       Com base nos aprendizados gerados com os experimentos produzidos, chegamos à conclusão de que seria interessante para a professora e para sua aula desenvolver um objeto que explorasse a capacidade das crianças de interpretar um texto e, ao mesmo tempo, fazer associações de imagens e palavras, inserindo-as na história.

Assim, desenvolvemos painéis de ímã revestidos com tecido para que as crianças contassem suas próprias histórias, usando elementos (número, letras, dígrafos e figuras) de feltro com ímã.

       Os painéis foram usados para as crianças escreverem frases com a figura, letra e número que lhes foram entregues. No final da atividade, Rosana pediu para que cada trio de alunos lesse o que escreveu. A professora então uniu todos os painéis e junta, a turma leu a história que se formou através da combinação de todas as frases criadas.

 

Luiza: O maior aprendizado que tive em Projeto 1002 foi o de observar as pessoas ao meu redor. Aprendi também que nada é estático, definido; temos que ter a consciência de que nos próximos 5 minutos tudo pode mudar e você tem que ser capaz de administrar as conseqüências dessa mudança, sem se apegar ao que já tinha sido feito. Agradeço à Dora pela cumplicidade, generosidade, responsabilidade e amizade. Suas atitudes maduras e seguras geraram em mim o aprendizado de que podemos ser descontraídas e responsáveis e, que para se fazer um bom processo é preciso de vontade, dedicação e muito carinho. Suas atitudes me mostram o quanto é gratificante ser organizado e me inspiram para melhorar cada vez mais. Agradeço à Rosana pelo carinho, atenção, respeito por nós e, principalmente, pelas crianças, dedicação e cumplicidade. Sua relação conosco não pode ser definida de outra forma senão como parceria. Suas atitudes geraram em mim o aprendizado de que se tivermos respeito pelas pessoas, compromisso e responsabilidade em cumprir o que foi estabelecido, receberemos esse cuidado de volta e criaremos uma relação saudável e duradoura.

 

Dora: Fazer projeto para mim foi mergulhar num mar de experiências, aprendendo a sentir e observar o novo que estava ao meu redor. Aprendi também a valorizar e reconhecer a sutileza e a dedicação daqueles que se importam com a gente, me surpreendi com a generosidade e o carinho das crianças e descobri muito com a curiosidade e franqueza que elas trazem no olhar. Agradeço à Luiza por sua simplicidade ao lidar com todas as coisas e seu empenho constante, fazendo com que eu aprendesse a dividir minhas dúvidas e certezas e me empenhasse cada vez mais nesse projeto. Agradeço também pela facilidade ao conversar e agir com as crianças, que me fez ser um pouco como ela, leve e descontraída. Agradeço à Rosana por sua didática, seu carinho e sua paciência, assim como toda atenção e cuidado com os alunos, fundamentais na educação deles, que me fez aprender um pouco mais da importância do professor e da beleza desse ofício. Agradeço por ela ter mostrado essa mesma atenção e cuidado conosco, que me fez aprender muito sobre troca e sobre o nosso papel de mudar o mundo.

 

 

 

         

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professoras: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version