Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Painel para criança brincar de operações matemáticas

 

Equipe

Anderson Diniz

anderson_diniz_4_8@hotmail.com

 

 

Priscila Costa

priscilacostapc@gmail.com

 

Grupo Social

Joana D`Arc Varejão

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório

Rua Prof Manuel Ferreira, 141

Gávea-Rio de Janeiro

CEP: 22451-030

Tel: 2274-6226

 

Nosso Projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, com a professora Joana D’Arc Varejão. Esta dá aula para a terceira série e é professora de matemática, ciências e português. Durante as aulas visitadas percebemos que a Joana focava muito na matemática, devido ás dificuldades apresentadas pelos seus alunos em aprender tal matéria. A intercessora costuma fazer exercícios de diferentes operações matemáticas, no quadro, sempre com muito bom humor, convidando os alunos a participarem das atividades. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Joana, reconhecemos como tema para o projeto: “Meus amores! Nós queremos crianças brincando de fazer multiplicação, divisão, adição e subtração.” Certa vez ela utilizou um quadro de quadrados para realizar multiplicações, onde os alunos coloriam e demarcavam a área correspondente ao resultado. Em função das experimentações das nossas primeiras idéias, concluímos que o nosso produto deveria ser algo que pudesse trabalhar operações matemáticas, ser pendurado e apresentasse diversas possibilidades de uso, utilizando números e figuras geométricas para realizar as operações matemáticas. Nosso produto final é um painel de lona plástica, com cento e vinte e um bolsos de plástico e pequenas “argolas” de viés que permitem passar uma corda para demarcar as áreas. Também foram feitos números, bolas e letras das classes dos números, todos feitos de feltro. Ele pode ser usado para trabalhar valor relativo, valor absoluto e a abstração das crianças. Além disso, pode servir como ábaco e como uma forma de representar os problemas matemáticos.

 

Anderson- O projeto serviu para me fazer crescer, quebrar preconceitos e perder um pouco de minha timidez. Descobri que projeto é cumprir prazos, estando sempre aberto para o novo e às novas experiências e me fez respeitar ainda mais as diferenças. O projeto me tornou mais generoso e me fez ver que o bom humor é fundamental para uma melhor convivência e para tornar a vida mais prazerosa e criativa. Agradeço a Priscila pelo seu companheirismo, pelas suas idéias e sorrisos. O que gerou em mim um enorme prazer e tranqüilidade durante o projeto. Agradeço a Joana pela sua boa vontade, pelo seu bom humor e sinceridade. O que gerou em mim muito aprendizado e prazer por poder otimizar a sua aula e tornar mais prazeroso o seu dia-a-dia. Priscila- A experiência com o projeto se resume a uma só palavra, aprendizado. Nesse semestre pude ver que tudo tem um aprendizado, e para cada aprendizado algo para agradecer. O projeto me ensinou a ser mais calma, perseverante e a sempre retirar o melhor das situações. Agradeço a Joana pela sua confiança e por sempre se mostrar disposta a colaborar com o nosso projeto. O que gerou em mim a disposição para ajudar o outro e estar mais aberta para o desconhecido. Agradeço ao Anderson por me ensinar a ter mais paciência, a sempre sorrir e por me ensinar que capricho leva tempo, o que gerou em mim uma grande motivação durante o projeto.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão  

 

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version