Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Premiando com cores a alegria e o prazer de ser

 

Equipe

Monica de Souza

moniquinhaaa@hotmail.com

 

Julie Safady

ju_safady@hotmail.com

 

Grupo Social
Elizabeth Azevedo

Escola Municipal Luis Delfino

Rua Marques de São Vicente

Gávea - Rio de Janeiro

CEP: 22451-900

Tel. 91498764

 

Nosso projeto foi realizado na Escola Municipal Luiz Delfino, na Gávea e tivemos como intercessora a professora Elisabeth Azevedo, a Beth. A turma, com cerca de vinte e quatro alunos e idades entre dez e doze anos, estão no quinto ano, e aprendem com Beth todas as disciplinas exceto Educação Física.

 Acompanhamos basicamente as aulas de português e matemática, e pudemos presenciar leitura e resolução de equações matemáticas. Ao final de cada semana, Beth elabora testes para avaliar seus alunos antes da prova bimestral.

 A partir do jogo de palavras que compõe o universo vocabular de Beth, reconhecemos como tema para o projeto:

 “Seremos uma turma diferente colorindo o mundo com alegria e prazer”.

 A professora passa trabalhos aos alunos visando sempre incentivar e estimular a criatividade e seu aprendizado.

 A partir da experimentação dos primeiros objetos - "iscas" - pudemos definir o conceito do projeto. Já que Beth utilizou a maior parte deles para premiar os alunos bem avaliados nos testes semanais, percebemos que era importante apoderar e dar auto-estima aos alunos, participando os pais de suas conquistas em classe. Nosso briefing inicial se deu por algo que carregassem no peito como honra ao rendimento em classe. O objeto faz também com que os alunos se sintam apoderados e permite que seus pais interajam com a professora.

 Nosso produto final foi o kit simbólico de conquista a vitória dos alunos, uma faixa e um “cinturão”, objetos que são dados aos                  alunos valorizando seu aprendizado. A professora utiliza para premiar o aluno que se na turma, não só com nota, mas com atitudes também. E essa faixa entregue ao aluno leva para casa, dentro do bolso interno que existe nela, o bilhete escrito pela professora, para que os pais tomem consentimento de seu rendimento na escola. O aluno devolve então a faixa com o bilhete lido e respondido pelo responsável para a professora. Podemos dizer que nosso produto é usado como uma forma de comunicação entre a professora os pais.

                                                                                          

Avaliação do intercessor

 

Foi uma grande experiência, não só pra mim, mas para todos os meus alunos. Ao recebermos as alunas Julie e Monica, fomos surpreendidos, a cada dia, por uma novidade, ou uma nova atividade. Nas primeiras visitas, notei que elas anotavam bastante o que eu dizia, e um tempo depois, voltaram com palavras coletadas, que faziam parte do meu universo vocabular. Depois, formaram frases muito interessantes que representavam o universo em que vivemos na escola. A cada experimento novo, crescia nossa curiosidade para saber o que nasceria daquilo tudo. Em um determinado momento, comentei com elas a falta que me faz me corresponder com os pais, para comunicar-lhes o rendimento de seus filhos. Com isso, a cada dia, elas voltavam com novidades e novas criações, de acordo com o que elas pensavam. O projeto se tornou um imenso facilitador para mim, daqui em diante, como professora, para poder conscientizar os pais de que seus filhos lutam, sim, a cada dia para se superarem e se destacarem na escola. Isso transfere um sentimento de poder e conquistar para eles, que eu sinto que faltava no dia-a-dia. Essa experiência será valida tanto para mim, quanto para os pais, e principalmente para os alunos, que poderão, finalmente, se sentir valorizados e suas qualidades, reconhecidas.  Agradeço as alunas por terem desenvolvido um trabalho tão bonito e que tem como objetivo trazer alegria e confiança aos alunos. Isso será fundamental para o crescimento deles, não somente como estudantes, mas também como indivíduos.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

 

voltar

C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\Minhas imagens\DSCN0470.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version