Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

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Sinalização da ampliação dos movimentos leves gerados pelos tecidos

 

 

Equipe:

Liz Pétala Baldraco

lizbaldraco@yahoo.com.br

 

 

Grupo Social:

Professora de dança Margarida Rosas

CEMS – Centro Esportivo Miécimo da Silva

Rua Olinda Elis, 470

Campo Grande - Rio de Janeiro

CEP: 23045-160 margaridaprof@hotmail.com

Tel.: (021)2440-9538

 

 

Desenvolvi o projeto 2010.1 com a professora Margarida Rosas professora de dança, da EFA (Educação Física Adaptada), do Centro Esportivo Miécimo da Silva, localizado na Rua Olinda Elis, 470, Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ.

   Margarida é professora de dança das turmas das alunas cadeirantes e alunos andantes da EFA. Sua função é aplicar inicialmente movimentos de alongamento nos braços, pernas, pescoço. Também são realizados movimentos da dança. Exemplos de atividades observadas: comando de frenagem das cadeiras, jogo com bola entre as alunas, movimentos de dança com os braços, cabeça diante do espelho, reposicionamento de postura, treinamento de pegada abrindo e fechando as mãos, movimentação das alunas em  rotações e deslizes das cadeiras. Na turma dos alunos andantes, as atividades observadas foram: alongamento, movimentos de flexão e abdominais, exercícios aeróbicos, movimentos de dança.

   A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Margarida Rosas, reconhecemos como tema para o projeto: “Qualidade na dança com movimentos leves gera autonomia”. Exemplos de exercícios relacionados à frase: abrir e fechar as mãos, dançar com os olhos, o pescoço, frear as cadeiras, movimentar braços, tronco, pegar objetos com controle de força. Com base nos experimentos desenvolvidos uma faixa de tecido serviu como orientação para que o partido fosse adotado. Deveria possuir leveza e suportes para pegada. Deveria integrar objeto e pessoas, não impor limitações nem aos alunos nem à intercessora, possuísse contato agradável e provocasse estímulos. As faixas foram desenvolvidas em tecido organza com cores variadas, para auxiliá-las a realizarem os movimentos, argolas plásticas coloridas e para ligá-los ficou decidido o uso de nós. Para os alunos andantes, tecidos suplex coloridos bastante elásticos, com cortes na parte superior e inferior próximos à barra para encaixe de pés e mãos. Faixas mais finas de tecido suplex poliamida são usadas como extensores de exercícios.Todos os tecidos estão sendo utilizados pela professora Margarida auxiliando exercícios de alongamento e de dança. Conectadas à cadeira servem para a liberdade dos movimentos da intercessora. Utilizam-nos para fantasia, brincadeiras. As argolas para produção de sons e conectores.

 

A experiência vivida durante o semestre produziu grandes aprendizados. Pesquisas acerca de vários materiais, conhecimentos de operações de máquinas, planejamento e desenvolvimento do projeto. Entendimento sobre a metodologia proposta e a compreensão da importância de todas as fases no processo de desenvolvimento.  O caminho iniciado pelas observações, o partido adotado defendido pelo primeiro quente-frio, a geração de alternativas para direcionamento, o processo de construção do produto e a experimentação apontando as considerações positivas e/ou negativas. Além do aprendizado técnico acadêmico, a metodologia proposta apresentam um fator essencial :  a importância do intercessor. Entender o projeto de design como um agregador de valores, valores capazes de transformação social. Esse foi o grande aprendizado vivido no projeto II de 2010-1. 

 

         

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professora: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

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e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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