Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Moldura para os cálculos e surpresas para relaxar

Equipe:

Pedro Henrique P. G. Dias

phpgdias@yahoo.com.br

 

Ana Clara N. Monteiro

anaclaramonteiro@hotmail.com

 

 

Grupo social:

Jurandy Moreira de Souza

Escola Municipal Camilo Castelo Branco

Rua Pacheco Leão, 1004, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

 

 

              O projeto foi realizado na Escola Municipal Camilo Castelo Branco, localizada no Jardim Botânico (Rua Pacheco Leão, 1004), junto ao professor Jurandy Souza. O professor dá aula para turmas de 6°, 7°, 8° e 9° anos. Ele leciona matemática, tentando sempre manter um ritmo de trabalho de acordo com o livro didático, mas também se importando com conhecimentos gerais. Ainda que com empenho, a dispersão dos alunos é algo que Jurandy se esforça para driblar.

                Durante o período de realização do projeto pudemos observar diversas atividades: trabalho com tangram; execução de exercícios do livro; cálculos de áreas com auxílio das peças do tangram; avaliações; relaxamento; explicação das matérias no quadro negro.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Jurandy reconhecemos como tema para o projeto: “Irmão, fazemos agora para relaxar amanhã”.

             O uso do livro didático para a realização de exercícios é uma atividade que se relaciona com a frase escolhida. Ao determinar a tarefa a ser executada, o intercessor deixa implícito a mensagem de que ao término das mesmas haverá uma recompensa, o relaxamento, que  geralmente remete a liberação para o recreio.

                A partir das primeiras experimentações entendeu-se que o intercessor pretendia organizar as ideias a partir de dois eixos, permitindo fazer a comunicação visual das comparações com o auxílio de um padrão, réguas. Além de querer demonstrar a importância da organização do tempo, estabelecendo o momento das obrigações e das recompensas.

Como produto final, fizemos um mural retangular (1,6m x 1m),de feltro carpete azul, vazado no centro por outra forma retangular ( 1,13m x 70 cm) com velcro em sua extremidade.  Na parte interna vazada pode-se prender, com auxílio do velcro, um outro retângulo feito de tecido aveludado de cor vermelha com barras douradas em seu entorno, e a comunicação visual da proporção áurea feita através do desenho da espiral. Retirando-se o pano do mural, têm-se uma toalha que lembra a de um mágico. Foram feitas peças de papel cartão, revestido de contact, de modo que em um lado pudesse ser usado para escrever e o outro com uma numeração de 5 números, que colocados lado a lado formam duas réguas, uma no sentido horizontal e outra vertical. As peças possuem velcro nos dois sentidos, para que possam ser presas no mural.  Todos os elementos citados estão de acordo com a proporção áurea. Também foram criados um coelho de pano e uma cartola para trabalhar com a ideia das recompensas após os deveres. A cartola também exerceu a função de embalagem para todos os elementos criados.

 

 

Avaliação do intercessor Jurandy Moreira de Souza

               Os alunos Pedro Henrique Dias e Ana Clara Monteiro, do Curso de Design - Projeto II : planejamento (DSG 1002), orientados pela professora Ana Branco, compareceram durante o período na E.M.C.C.B. para cumprimento das tarefas determinadas pelo programa da matéria  em questão.
               O desempenho das tarefas foi exemplar. Abordagem inicial foi sensível e atenta aos detalhes. A execução foi firme, porém ouvindo e aceitando sugestões. E finalização foi executada com capricho.
Minha experiência com os alunos foi muito positiva  e proveitosa. Sou grato pela oportunidade que tive.

 

Conclusão de Pedro Henrique Pinheiro Guimarães Dias

A experiência do Projeto II foi algoque eu tenho muito a agradecer. Agora com algumas palavras por meio do presente documento, e para além de minha vida, pondo-o em prática e transmitindo suas riquezas para os que estiverem ao meu redor.

Com oscilações de sentimentos, passei por diversas situações. Muitas delas, praticamente exigindo que eu abandonasse o projeto. Todavia, sempre pude contar com uma enormidade de carinho que vinha para me resgatar da fraqueza. E, assim, foi até o fim. Essas experiências foram tão constantes, que quando me dei conta estava fortalecido e muito mais preparado para encarar os obstáculos que aparecessem. Por isso, com propriedade, posso citar as minhas experiências como resultado de um trabalho de dedicação.

No Projeto Planejamento aprendi a entender a singularidade dos seres humanos e percebi a importância disso para uma vida em sociedade com mais alegria. Despertei um interesse que não fazia parte do meu dia-dia. Conheci profissionais incríveis e trabalhei com pessoas que diversas vezes me deixavam belas heranças para a vida. Meu espírito questionador, quando baseado em fundamentos pouco convincentes e teimosos, me fez ter alguns desgastes físicos e mentais. Depois disso, posso sem dúvida, dizer que o maior ensinamento que posso apontar é ter aprendido a amar e com isso respeitar cada vez mais. Não apenas as pessoas, mas os objetos, o trabalho e todas as ações que me proponho a fazer.

Agradeço a Ana Clara por entender os meus defeitos e qualidades. Aprendi que devo entender os defeitos e qualidade das pessoas, para com isso poder executar um trabalho de sucesso, explorando ao máximo tais questões.

Agradeço ao Jurandy por ter me surpreendido com seu jeito de ser em diversos momentos. Eu aprendi que somente o tempo nos mostra o que cada um pode nos oferecer.

 

Conclusão de Ana Clara Nazario Monteiro

O projeto II foi, para mim, um período farto de oportunidades. A necessidade de fazer escolhas e a independência de ter que “correr atrás” me amadureceram, fazendo-me ver uma forma de aprender em que há um equilíbrio bonito entre disciplina e carinho.

Vi também, a oportunidade de conhecer o outro. Ouvi opiniões que diferiam absurdamente de como eu pensava e situações vistas de formas distorcidas. Tentar pensar com os valores dos outros me ajudou na tentativa de compreendê-los.

Saber ouvir também é conhecer o modo de pensar do outro, portanto, entendi que fechar a mente para as alternativas é, normalmente, limitante, ainda assim, é importante saber diferenciar e, no momento certo defender seus pontos de vista.  Ouvindo e anotando tudo o que o intercessor dizia, percebi o quanto aquilo é valioso. Que, cada palavra tem um sentido especial e que, cada frase formada com elas mostra diferentes sentidos a seguir.

Em vários momentos, durante o projeto, usamos nossos sentidos para compreender e comunicar o que surgia. No primeiro dia de aula, vi que a questão do agradecimento era levada com grande importância e, só depois percebi que eles eram a motivação. Agradecer, ser agradecido mostra porque estamos onde estamos. Mostra que a nossa grande motivação é aprender, aprender a amar.

 

          

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professora: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

Descrição: voltar

Descrição: image001.jpg

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version