Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

O Avental que valoriza a bagagem dos alunos, suas interações, descobertas e motivações

 

Equipe:

Daniel Frickmann

danielfrickmann@ig.com.br

 

Rafael Bressan

bressan.rafa@gmail.com

 

Grupo social:

Alessandra Borges

emlinhares@rioeduca.net

Escola municipal José Linhares

Rua Barão da Torre 90, Ipanema, Rio de Janeiro

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal José Linhares, em Ipanema, com a professora Alessandra Borges, numa turma de pré-alfabetização, com crianças de idades entre 5 e 6 anos. A professora realizava em sala várias atividades tais como a entrega e elaboração de trabalhos didáticos para identificação de animais, verduras, meios de transporte, também corrigia os trabalhos, mandava recados aos pais nas agendas e escrevia relatórios de classe. Uma das atividades acompanhadas foi colorir; em que a professora deu aos alunos as folhas para desenhar e deu comandos a eles para pintarem e escreverem seus nomes quando acabassem. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da intercessora Alessandra, reconhecemos como tema para o projeto: A professora valoriza a bagagem trazida pelos alunos, suas descobertas, sua socialização, sua interação com o meio e sua motivação”. Uma das atividades que tem relação com a frase e que foi observada, diversas vezes, foi a da roda no chão, reunindo os alunos para a dinâmica de exercícios, em que provia a eles várias formas, tanto verbais quanto visuais, de apresentar a informação desejada. A partir dos conceitos analisados em sala, podemos valorizar meios diferentes de trabalhar o conteúdo, além de despertar a curiosidade dos alunos a partir de suas vivências. O protótipo foi elaborado no intuito de prover sistemas de movimento e de processo.
     O objeto final foi um avental, de 78 por 48 cm, para dar à professora certa mobilidade e suporte para trabalhar o processo visual e verbal com os alunos. Feito de malha lycra, o avental é retangular. Ele tem dois lados de uso e nas extremidades da parte menor há duas alças, em ambas as faces, um retângulo de carpete de 33 cm por 23 cm, onde as letras e números são fixados por velcro, sendo que uma das faces tem uma cortina, para mostrar e esconder as surpresas. O avental está sendo utilizado para descobrirem conceitos novos com letras, números e brinquedos que exploram a curiosidade dos alunos.

 

Rafael Bressan: Trabalhar com pessoas entusiasmadas, como a intercessora e as crianças, ouvir suas histórias de vida e vivenciar o crescimento destas ao longo do projeto foi uma experiência indescritível. Aprendi muito neste projeto, tanto aprendizados técnicos e manuais quanto de raciocínio. Aprendi a pensar logicamente na elaboração de conceitos, métodos e mais ainda, o porquê de tudo isso, além do trabalho cooperativo e dedicação com minha dupla Daniel. O trabalho foi árduo e penoso, mas essa experiência de superação e de avanço de obstáculos com alegria e perseverança, eu carregarei para toda a vida.
Gratidão à intercessora: Agradeço à Alessandra Borges por ter sido a melhor parceira que eu poderia querer. Por sua atenção com os alunos que sempre me inspirou e que gerou em mim grande admiração e respeito por seu trabalho.
Gratidão à dupla: Agradeço ao Daniel Frickmann por ser uma pessoa maravilhosa durante esse período para mim. Sua dedicação ao trabalho e perfeição durante o projeto me conquistaram. Isso gerou em mim alegria por saber que ganhei não só uma excelente dupla, mas também um grande amigo.

 

Daniel Frickmann: A nossa intercessora, com todo o seu conhecimento, assim como as crianças que pertenciam a sua sala de aula, nos ensinaram muito, graças a sua inocência e profundidade que só encontraríamos nelas. A experiência deste projeto me serviu muito por todo o conhecimento que adquirimos ao longo deste período: por ter nos ajudado tanto a compreendermos melhor a metodologia que nos era passada, assim como o caminho que deveríamos seguir para oferecermos o melhor produto possível à nossa parceira, além do grande ensinamento de fazer sempre darmos o melhor de si, colocando o coração em nosso trabalho.
Gratidão à intercessora: Agradeço à Alessandra Borges por ter sido tão atenciosa e carinhosa com seus alunos, assim como em nosso projeto. Isso gerou em mim um profundo sentimento de afeto por ela, e uma grande admiração pelo seu trabalho, que nos proporcionou um projeto tão bonito e tão cheio de amor.
Gratidão à dupla: Agradeço à minha dupla Rafael Bressan por ter sido sempre atencioso ao nosso projeto e dedicado com o seu processo. Por ter sido sempre disposto a fazer o que fosse necessário e sempre gentil comigo em todos os momentos. Isso gerou em mim um grande respeito por sua pessoa, assim como grande fonte de inspiração para acreditar no meu potencial, assim como para ser mais forte e perseverante junto ao que acredito.

 

Avaliação da intercessora Alessandra Borges:

Quando conversamos inicialmente, mostrei o quanto dava valor à “bagagem” trazida pelas crianças, o quanto elas precisavam ser motivadas para ultrapassar a zona real até a potencial e como funcionava o trabalho de uma professora, no caso a mediadora. Durante esses meses, os meninos Rafael e Daniel vivenciaram e entenderam exatamente sobre o que eu falava e, ainda, contribuíram para que as crianças atingissem os objetivos propostos. Com seus “loucos” (diferentes) experimentos, eles tornaram as aulas mais dinâmicas e despertavam a curiosidade dos alunos que, de forma lúdica, adquirissem alguns dos conhecimentos necessários nesta fase da vida. Com muitas perguntas, eles entraram no dia-a-dia dessa escola, da nossa sala de aula e, principalmente, não fugiram aos temas que deveriam ser trabalhados. Não pouparam esforços para trazer as aulas praticas aos alunos. De aprendizes assim, precisamos e muito. Eu, em nome de minha escola, agradeço por conhecer um pouco do desenvolvimento deste projeto.

Com carinho, Alessandra.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

  

 

Descrição: voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version