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Boneco para trabalhar a linguagem corporal
Ana Beatriz Migliora
anabmigliora@gmail.com
Luiza Tardin
luizatardin@gmail.com
Grupo social:
Neyvaldo Carvalho
neyvaldocarvalho@terra.com.br
Escola Municipal Artur Ramos
Rua Marquês de São Vicente, 147 - Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-041
Realizamos o projeto na Escola Municipal Artur Ramos, localizada na Gávea, onde acompanhamos a aula de Educação física do professor Neyvaldo Carvalho. Seu local de trabalho é o pátio frontal da escola, coberto por grama sintética, onde seus alunos do Ensino Fundamental realizam diversas atividades como o futebol, alongamento, queimado e mímica. Além de praticar atividades físicas, Ney também propõem brincadeiras que estimulam a memória, o raciocínio e a linguagem corporal. O principal objetivo de sua aula é estimular a coletividade, assim como a afetividade e o respeito dos alunos.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Ney reconhecemos como tema para o projeto: “O corpo em movimento trabalha a atitude, o respeito e sua própria linguagem”.
Essa frase tem ligação com grande parte das atividades que são passadas por ele, como o queimado, o qual as regras impostas pelo Ney estimulam o respeito, assim como o futebol e a mímica trabalham a atitude e a linguagem, respectivamente. Após a experimentação das primeiras ideias e da realização do quente e frio, tínhamos o objetivo de criar variações de suportes que possibilitariam que as crianças imitem um animal ou uma posição do corpo, como propunham os experimentos mais “quentes”. Não utilizaríamos suportes e formatos limitados como o cubo, e sim, suportes contínuos que possibilitam inúmeras possibilidades e variações de movimento, sem que haja limitações ou rotinas.
A partir da utilização de moldes feitos de papel pardo, construímos um boneco feito de brim verde, correspondente á grama da escola, e revestido de fibra. Sua boca foi feita de lycra vermelha e era vazada para que a mão do professor pudesse conduzir a fala do boneco. Artur, como o intercessor nomeou o objeto, corresponde ao tamanho dos alunos e veste também o uniforme da escola, onde foi costurado um bolso de plástico que contém figuras de animais.
Ney utiliza o boneco para manipular posições e assim fazer com que as crianças o imitem, praticando o movimento e a linguagem corporal. No inicio de sua aula, o professor conversa com os alunos através da boca do Artur e realiza brincadeiras como a roda, incentivando a identificação e a interação das crianças com este. As imagens de animais presas á sua camisa possibilitam que o professor possa retirá-las e realizar diversas atividades que envolvem o movimento e a representação destes. A boca maleável do boneco chamou uma maior atenção dos alunos e despertou grande interesse destes, resultando em um maior respeito e controle das aulas do professor Ney.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Vicente Barros
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