Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

 

O boneco que lê, escreve e observa interagindo com letras e imagens

 

Equipe

Camila Polli

Camila-polli@hotmail.com

 

Thais Müller

tatamuller10@hotmail.com

 

 

Social group:

Josiane Aguiar

Escola Municipal Marília Dirceu

Rua Jangadeiros n. 39 Ipanema - RJ

 

 

Fizemos projeto na Escola Municipal Marília Dirceu na sala do 1° ano do Ensino Fundamental, com a professora Josiane Aguiar. Ela ensina, principalmente, Português e Matemática. Josiane também passa filmes e lê histórias, além de pedir sempre para eles desenharem. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Josiane reconhecemos como tema para o projeto: “Ler, escrever e observar é a melhor forma de educar”.  Observamos o tempo inteiro ações relacionadas a isso, como a escrita correta, a identificação de figuras e a leitura continua de textos e/ou histórias. O conceito que ficou definido como objetivo para o projeto em função da experimentação das primeiras ideias foi “Corpo humano interagindo com as letras, atividades e imagens” (corpo que foca e que quer observar, corpo que veste roupa, imagem e letra). Assim, para o objeto final surgiu um boneco do tamanho das crianças, feito de Brim e Acrylon, com a cor azul para não ter preconceitos, no qual os pés e as mãos das crianças são encaixados. Os olhos vazados para que eles consigam enxergar através do olhar do boneco. Nele, há alguns bolsos: na cabeça, onde saem desenhos e palavras relacionadas; na boca, que saem peças de cores diversas para eles associarem com objetos; no coração, são encontradas palavras boas; e na barriga, que encontramos o alfabeto inteiro e ainda várias palavras. Nos braços do boneco, aplicamos os números de um a dez, em vermelho, que passará um relógio marcando o número exato que os pequenos vão ter que mostrar nas mãos. A identificação como objeto foi imediata.
Conclusão da Camila Polli
O projeto na escola Marília Dirceu com a parceira Josiane me trouxe aprendizados inimagináveis. Conheci o outro lado de uma escola pública e percebi que com carinho, essas crianças têm muito a oferecer. Adorei ajudar de maneira divertida, com objetos que são capazes de prender a atenção delas. Era emocionante perceber que o nosso esforço sempre valia a pena. Em certos momentos pensei que não seria capaz de realizar tarefas, porém a Ana sempre nos incentivava. Além de termos tido a sorte de ter uma ótima parceira, que nos ajudou. Agradeço a Thais por ser esforçada e sempre dar o melhor de si. Isso me fez aprender o quanto é importante passarmos confiança para quem está ao nosso lado. Agradeço a Josiane pela disponibilidade e ideias dadas durante o período. Isso me fez aprender que quando estabelecemos um compromisso, temos que nos entregar.
Conclusão da Thaís Müller
Esse semestre foi inesquecível. Desde o primeiro encontro com a Ana e com o Vicente, percebi que teríamos meses produtivos pela frente. Os prazos corridos e a grande demanda me fizeram aprender a administrar melhor o tempo. Mas tudo seria diferente se não tivéssemos ao lado uma parceira que estava sempre disposta à tudo que nós criávamos. Essa experiência foi um grande aprendizado, fiquei muito feliz com o nosso resultado final. Aprendi a dar valor a pequenas coisas, e descobri que com o que descartamos podemos fazer objetos incríveis. Vou levar comigo pra vida a energia positiva desses encontros. Agradeço a Josiane por ter nos acolhido em sua turma de uma forma generosa, por termos feito um ótimo trabalho e por entender que estávamos ali para ajudar. Aprendi com isso que a educação e a gentileza são fundamentais para um trabalho bem feito. Agradeço a Camila por saber ouvir e por acreditar na nossa parceria. Aprendi com isso que além de uma companheira, ela é uma grande amiga.


 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

 

  

 

Descrição: voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

portuguese version