Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Do Chão ao Céu: Brincando de Alinhar a Coluna

 

Equipe:

Francisca Caldas

Chi.caldas@gmail.com

 

Nina Vieira

nina.oswaldvieira@gmail.com

 

Grupo social:

Renata Versari

renataversari@gmail.com

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso 10, Leblon, Rio de janeiro

 

Nosso projeto foi realizado no Núcleo de Artes do Leblon em uma aula de balé com a professora Renata Versari. A aula que assistimos acontecia às terças e quintas de 8h às 8h50 para crianças de 6 a 9 anos. Renata, em sua aula, procura ensinar as crianças os “primeiros passos”do bale, para que eles possam ter uma base da dança e poderem interpretá-la de forma própria. Algumas das atividades que observamos foram alongamentos na barra e no solo, dinâmicas com materiais de projetos antigos, prática de saltos e passos, histórias contadas, etc.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Renata, reconhecemos como tema para o projeto: “Pé no chão para dançar ao céu, criando e brincando de lançar o balé no espaço”.
As atividades que observamos que têm relação com a frase objetivo são os exercícios na barra, onde as meninas praticam o bale com a coluna reta (há especificamente um exercício no qual elas imaginam um fio as puxando pela cabeça, fazendo-as esticar a c oluna).
A partir disso, o conceito definido como objetivo para o projeto foi o de um kit de instrumentos que auxiliem as crianças a manterem a postura e a adquirirem consciência corporal. Os elementos que, ao final das observações, construímos foram dez bastões, dez adereços para cabeça com mecanismo de equilíbrio através do equilíbrio de uma bola e adereços para os tornozelos que sinalizam os movimentos dos pés com guizos. Os bastões foram feitos em tecido (algodão, veludo e tecido brilhante) e com alguns detalhes em fita e feutro. As estruturas da cabeça foram feitas com arame e acabamento em fita, assim como as tornozeleiras, que são acompanhadas de guizos. O material está sendo usado para o auxílio e apoio às crianças no sentido de ajuda-las a compreenderem a postura correta e o equilíbrio de um dançarino de balé.


Francisca Caldas
Essa experiência de projeto foi muito gratificante. O momento que para mim melhor exemplificou isso foi a manhã de hoje, onde levamos nosso produto pronto para a aula de balé e pudemos ver o sorriso no rosto de cada menina aparecendo ao brincar com nossos objetos. Perceber que com nosso projeto podemos proporcionar uma atividade lúdica e educativa ao mesmo tempo me faz me sentir capaz de interagir positivamente em um meio mesmo que esse pareça já estar em harmonia. À intercessora Renata eu agradeço a atenção, o cuidado e vontade  quase maior que a nossa de que chegássemos a um bom produto final. Sem seus comentários freqüentes e sinceros  dessa parceria ativa não conseguiríamos chegar aonde chegamos .À minha dupla, Nina, apesar de todos os seus talentos, criatividade e compromisso seria injusto não agradecer seu bom humor e alegria, acho que esse foi o semestre com mais risadas da minha vida, e nada é mais gratificante do que se divertir trabalhando. Falando em sorrisos acho que devo finalizar mencionando os do Vicente, da Ana e de toda a turma que estavam sempre lá nos esperando na barraca.

Nina Vieira
A experiência de projeto esse período foi muito enriquecedora. Em primeiro lugar, sensibilizou-me a proposta de trabalharmos com a rede municipal, o que me fez conhecer uma realidade diferente daquela vivida no projeto 1001 (escola de circo privada). Além disso, a possibilidade de fazer um projeto com Chica, minha dupla, foi um grande aprendizado. Em virtude das diferentes opiniões que partilhávamos, aprendi a conciliar os meus interesses com os dela, sempre percebendo os benefícios que isso trazia ao nosso projeto. Agradeço a ela imensamente pela eficiência de execução das muitas e mais variadas tarefas, pela boa companhia, pelas boas risadas, pelos estímulos em momentos de stress, pelas boas idéias e pela riqueza de sua pessoa e comprometimento com o nosso projeto. À nossa parceira, Renata Versari, agradeço pelo constante apoio e comprometimento com tudo o que trazíamos para sua aula, pelo entendimento das etapas do projeto e vontade de desenvolve-lo com afinco. Além disso, o convívio na barraca com a turma e com a dupla Ana e Vicente foi de uma alegria imensurável. O apoio de todos, dos professores, dos meus amigos, além de todas as oficinas e conhecimentos adquiridos, todos os professores que estiveram presentes durante as fases do projeto, fizeram deste uma experiência inesquecível.

Renata versari
O material pensado pelas alunas Nina e Francisca ajudam na estruturação da postura corporal para o exercício de balé. De uma maneira lúdica, aludindo à coroas, brincamos enquanto trazemos a posição correta da cabeça. Como complemento à estruturação das cinturas escapular e pélvica, os bastões divertidos em suas cores e adereços noa auxiliam inclusive para as posições de braço do balé. Por fim, a sonoridade dos chocalhos de tornozelo nos lembram de aderir a planta do pé no chão para executar os passos, quanto mais som, mais aderência ao solo e consequentemente, mais força de impulso. Do solo ao Céu, o corpo organizado para se lançar no espaço. Parabéns às meninas criadoras por tão belo e relevante projeto. Aproveito para agradecê-las por nos presentearem com material tão útil e divertido. Obrigada, Renata.


 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

  

 

Descrição: voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version