Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Florescer de um Livro

 

Equipe:

Thiago Macedo

7hiagomp@gmail.com

 

 

 

Grupo social:

Silvia Fernandes

silvia.ofernandes@yahoo.com.br

Ciep Doutor Bento Rubião

Curva do S, Rocinha, Rio de Janeiro - RJ

 

Conclusão da Intercessora 

Durante este semestre tive o prazer de conhecer e conviver com o “tio Thiago”, uma pessoa que conquistou todas as crianças com seu carinho, brincadeira e com sua arte.  Nos trouxe inúmeras iscas que contribuiram de forma positiva para o processo de ensino-aprendizagem.  Esses experimentos incentivaram bastante as crianças nos momentos da s contações de histórias, promovendo e instigando a imaginação a imaginação dos pequenos.  Isso se tornava claro nos rostinhos, boquinhas e olhos brilhantes que percebíamos nos momentos das histórias.
Quando o “tio Thiago” não comparecia as crianças sentiam falta e sempre perguntavam por ele, pelo “João e Joana” e pelos demais experimentos que enriqueciam nossas aulas.
O protótipo apresentado despertou atenção devidao ao seu formato e colorido que muito os atrai.  No processo ensino-aprendizagem tal instrumento será de grande valia, visto que é bastante flexível e pode ser usado de diferentes maneiras:  para contar histórias através de gravuras, produção de textos coletivos observando uma sequência além de ser muito útil em todo o processo de alfabetização, incluindo apresentação de novas sílabas depois das histórias.
Resumo do Projeto

Este é um projeto em parceria com a profº Silvia Fernandes, que atua no Ciep Bento Rubião na Rocinha, próximo do local conhecido como 'curva do S'.  A intercessora dá aulas de alfabetização durante a manhã e trabalha em uma escola particular no período da tarde.
As visitas iniciais do projeto mostrarm uma tendência de atividades direcionadas para a contação de histórias e o incentivo a escrita pela professora através do desenho e de atividades realizadas pelas crianças.  A partir do universo vocabular da professora Silvia Fernandes chegamos a frase objetivo do projeto seguinte;  "contar histórias é brincar de pintar a vida".
Com esse objetivo levamos experimentos para as aulas e a intercessora se interessou muito na presença de bonecos como atrativos para contar e gerar histórias, preferindo sempre os que tinham volume, textura e cores mais chamativas.
A partir dessa avalização o estudo das variações de bonecos e suas características como, tamanho, formas e cores geraram uma série de conceitos que permitiu abstrair as formas humanóides dos bonecos e partir para uma abordagem de objetos com funções de sustentar, ilustrar e despertar o interesse das crianças nas atividades.
Depois do encontro com a Professora de Origami Sandra Gullino o projeto segue com base nas formas e movimentos de um origami de mandala, que é o ponto de partida para o produto final, mesclando idéia e forma.  O resultado desse processo é o livro que floresce, com suporte para o desenho das crianças e possibilidade de ser mostrado totalmente aberto.
 
As atividades de contar histórias agora são realizadas com ilustração dos próprios alunos.  Valorizando as suas histórias, experiências pessoais, familiares e suas fantasias.

Essa experiência foi importante para interromper um ciclo automático das minhas atividades escolares em que acreditava ser necessário apenas estudar e passar, me importando pouco com a reflexão sobre o conteúdo ou o meu desenvolvimento pessoal.  Este projeto me mostrou valores subjetivos nas atividades acadêmicas que não podem ser medidos, programados ou avaliados precisamente.  Foi um desafio para mim como estudante, mas principalmente como pessoa.
A perspectiva de se ter um grupo com uma única vontade, que era fazer o projeto dar certo e planejar se baseando apenas na reflexão das informações sobre a frase objetivo, a vontade de fazer o projeto acontecer e a experiência com o intecessor, ou seja, sem conhecer o resultado prático do projeto, foi um desafio a determinação, ao planejamento e principalmente a fé.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

Descrição: voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version