Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

voltar para página principal
Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
voltar para página principal

 

O amor e carinho nos mapas




Equipe:
Beatrice Terço
biacinestesica@gmail.com

Taiane Brito
taiane.brito12@gmail.com

Grupo social:

Marly Mendes Barbosa
gabrielabasil@bol.com.br

Escola Municipal Republica Argentina
Boulevard 28 de setembro, 125
Vila Isabel - Rio de Janeiro
CEP: 20551-030
Tel.: 021 33312804

Fizemos o projeto na escola municipal Argentina, em Vila Isabel, com a Marisa, professora de geografia. Nossa parceira leciona do 6º ao 9º, já é aposentada mais dá aula porque ama o que faz. Durante os encontros presenciamos diversas atividades, exercícios da apostila, elaboração de perguntas, interpretação de texto e imagem. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Marisa reconhecemos como tema para o projeto a frase: “O Amor e o carinho me fizeram observar as desigualdades na paisagem geográfica”. A nossa parceira relacionou a atividade de interpretação de texto e imagem com a frase, pois segundo ela, é preciso interpretar a imagem e o texto, dessa forma ela observa a paisagem geográfica. A partir das experimentações tivemos como partido adotado os mapas e os cartões com perguntas. Nosso objeto final foram seis mapas em tecido, desenhados na mão, costurados e unidos em um suporte de bambu. Os nomes dos países foram impressos em pequenas tarjetas de papel e encaixadas em pedaços de plástico. O objeto final está sendo usado para que a nossa parceira explique a matéria, apontando cada local no mapa, além de fazer exercícios de perguntas e respostas, com relação às regiões no mapa.

Conclusão Beatrice: A experiência de fazer esse projeto foi grandiosa com relação à convivência tanto com a minha dupla, como com a nossa intercessora. Durante todo o processo achei que o projeto seria uma coisa e no final, acabou sendo tudo aquilo que indicava ser, mas que não conseguíamos enxergar. Aprendi a ser mais corajosa, a aceitar coisas inesperadas, a respeitar a mim e aos outros. A convivência em sala de aula foi rica de amor, solidariedade, fraternidade, vitórias e alegrias. No final tudo serviu e sempre servirá como um grande aprendizado na minha vida. Agradeço a Marisa por ser essa pessoa humilde, com uma alegria que irradia para todos os lados. Com ela aprendi a ouvir mais e fazer tudo com calma e carinho por todos que estão ao meu redor. Agradeço a Taiane, por ter sido uma dupla tão fiel, e amiga como ela foi sempre me fazendo ter outro olhar com relação a tudo o que estávamos fazendo. Com ela aprendi a ter paciência e calma. Aprendi a ser flexível e ter confiança nas escolhas do outro. O seu amor, a sua calma e perseverança foi o que me ajudou a ter força para conseguir fazer com esse projeto desse certo.

Conclusão Taiane: Nesse projeto aprendi muitas coisas, tive medos, angustias, porém consegui superar. Passei por uma troca de conhecimentos riquíssima, com todos ao meu redor, juntos compartilhamos alegrias, tristezas, dificuldades, abraços e sorrisos. Quebrei paradigmas e aprendi que para se chegar a um projeto final é preciso passar por várias construções e desconstruções e por mais confuso que possa parecer no começo, no final tudo se torna claro. Aprendi a escutar as pessoas e as aceitar opiniões. Agradeço a Marisa por nos acolher em sua sala de aula com toda sua alegria, aceitando a nossa proposta de juntos fazermos um projeto. Isso fez com que eu me sentisse confiante com a nossa parceira. Aprendi que a alegria foi fundamental para o nosso trabalho. Agradeço a Beatrice por, sempre se sincera, por me ajudar, por me dar apoio e confiança. Aprendi que o trabalho em parceria foi o que nos trouxe um bom resultado.

Conclusão e Avaliação do Intercessor

Beatrice e Taiane tiveram um desempenho excelente, foram assíduas, pontuais, demonstraram conhecimento profundo no conteúdo, foram participativas e colaboradoras sob todos os aspectos, tiveram criatividade na feitura dos materiais didáticos: mapas, murais, jogos. O entrosamento com os alunos foi perfeito visto que a comunicação, a linguagem era apropriada para adolescentes. Queridas pelos alunos. Em resumo, os trabalhos, os desempenhos, a colaboração delas foi nota dez.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version