Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

voltar para página principal
Descri��o: C:\Users\Natalia\Desktop\Modifica�oes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
voltar para página principal

 

Painel que Reconhece o Tempo e o Espaço




Equipe:
Ana Victoria Fett
vic_fett@hotmail.com

Melissa Jordan Lemes
melissajordan_@hotmail.com

Grupo social:

Orlanda de Fátima M. Malheiros
Landamm@oi.com.br

Escola Municipal Pedro Ernesto
Lagoa

O projeto foi realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, localizada na Lagoa. Escolhemos fazer em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental I com a professora Orlanda de Fátima Marques. As aulas são compostas por atividades interativas, que exercitam a alfabetização. Em todas elas, Orlanda procura fazer os alunos compartilharem aprendizados. O lúdico esta sempre presente, já que para ela as atividades se tornam muito mais produtivas e são guardadas com mais facilidade na memória quando relacionadas com uma coisa prazerosa. No dia-a-dia, Orlanda busca fazer com que os alunos se conscientizem da noção de tempo e espaço, enfatizando os dias da semana, os meses, o tempo. Além disso, conta histórias,cria brincadeiras didáticas e faz exercícios da apostila.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Orlanda reconhecemos como tema para o projeto: “O amor da Tia aparece, brinca, abre e fecha as portas da leitura.”

Orlanda realiza ditados e estimula a leitura e interpretações de textos com a turma. Após utilizar experimentos baseados na construção de palavras e participação em grupo, definimos o conceito do nosso protótipo: um material que pudesse ao mesmo tempo oferecer diversas atividades e que estimulasse o aprendizado da construção de palavras de modo interativo e divertido. Composto por oito corações de papelão, revestidos de carpete vermelho em dois tamanhos: metade no formato de coração e dobrados ao meio, afim de manter a sustentação. A outra parte foi construida no mesmo formato, porém um pouco maior, e pode ser grudada nos menores através de velcros e adquirindo a função de quadro. Quatro alfabetos foram cortados em diferentes cores de lona e em seu verso, foram aplicados pedaços de velcro, afim de que pudessem ser grudados no carpete de coração. Para estimular o pensamento das crianças, desenvolvemos um capacete “iluminado”, que foi pintado com spray prata e adereçado com pedras brilhosas, grandes e pequenas.

O objeto gerado está sendo usado de forma que as crianças podem se sentar em sua volta ou entrar no biombo de corações e realizar com, o auxílio das letras e do capacete, os aprendizados de construção de palavras, gramática, ditados, apresentações e discursos.

Conclusão Ana Victoria:

Agradeçco Orlanda por desde o começo nos receber de braços abertos e participar com tanto entusiamos de todas as atividade que levamos.Sua animação e curiosidade pelo o que tínhamos levado ou o que levariamos me motivou ainda mais a criar objectos que a entusiasmasse a usar. Agradeço Melissa por sua paciência comigo e por seu capricho e dedicação.Na horas necessáriasmeinsentivouaseguir em frente e não desanimar por conta do cansaço.

Conclusão de Melissa Jordan:

A experiência deste projeto me fez crescer como pessoa e quebrar algumas barreiras que eu tinha. Nós não poderíamos ter escolhido uma intercessora melhor para trabalhar conosco. Agradeço Orlanda por ser uma grande parceira e sempre nos receber de braços abertos. Aprendi que a relação entre nós foi a chave para um grande resultado. Agradeço a Ana Victoria por ter me apoiando o tempo todo. Aprendi que o compromisso e o companheirismo podem influenciar em grandes conquistas.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version