|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Aquarela de letras para colorir
o mundo e partilhar conhecimento e amor Ana Carolina Alves Grupo social: Professora
Geni Vivacqua Escola Municipal Sérgio Vieira
de Mello Praça Nossa Senhora Auxiliadora, s/ nº - Leblon, Rio de
Janeiro – RJ O
projeto foi feito em conjunto com a professora Geni Vivacqua da segunda série
do ensino fundamental da Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello. A
professora dá aula para alunos de 8
anos, incluindo crianças com deficiência mental, visual e auditiva. O
processo de alfabetização utilizado por Geni
baseia-se em livros infantis e músicas. A partir dos textos propostos
por estes recursos, ela ensina que através
das letras criam-se palavras, que misturadas formam frases e
linguagem. A professora dinamiza o aprendizado levando os alunos ao quadro
negro como num programa de auditório, tornando a aula uma atividade lúdica
que permite fluir a criatividade das crianças. A
partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da aula da
Geni reconhecemos como tema para o projeto: “Letras e palavras para ouvir o
mundo e partilhar com cores, crianças e amor. Conhecimento como
patrimônio.” Foi
definido a partir da dinâmica da aula, onde conhecimento e amor são
partilhados quando os alunos vão a frente do quadro, que escrever com letras coloridas ensejará a mistura das cores formando novas palavras. Como
objeto final, foram desenvolvidas letras em PS, (poliestireno) nas cores:
Vermelho, azul claro, azul marinho, amarelo, laranja, e verde e três suportes
redondos, do mesmo material em PS, onde as letras ficam apoiadas. As
crianças são chamadas ao quadro pela professora com o objetivo de misturar as
letras e gerar novas palavras, numa
dinâmica extraordinária. As letras são retiradas do suporte , exibidas a
turma e finalmente pregadas no quadro
com massa adesiva. Os
suportes e as letras, em conclusão, conseguiram unir o útil ao agradável ( o
aprendizado à diversão) Disciplina: ART1040 Turma: 1AG Professor: Guto Lins Orientador: Ana Branco |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|