Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Quebra cabeça de letras: jogando com as formas, descobrindo novas palavras e inventando novas frases na aula da professora Lília Arruda

Equipe:

Guilherme d´Ávila C. Cavalcanti

Guinox2000@yahoo.com.br

 

Grupo social:

Professora Lília Arruda

Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello

Praça Nossa Senhora Auxiliadora, s/ nº - Leblon, Rio de Janeiro – RJ

 

O projeto foi feito em conjunto com a professora de alfabetização infantil Lília Arruda da Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello no Leblon.

A Lília dá aula para alunos da Rocinha e do Vidigal, entre 6 e 7 anos.

Ela ensina através de leitura de livros infantis, identificação e reconhecimento da diferença das formas entre as letras, sílabas e palavras; propõe atividade de desenho; e desenvolve a noção de tempo das crianças através de atividades envolvendo calendários.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Lília Arruda reconhecemos como tema para o projeto: “Jogando com a história, desenhando e perguntando pela gente no todo, no mundo, no ambiente, hoje e amanhã, continuando a aprender.”

A frase-objetivo abordou todas as suas atividades.

Definimos que um quebra cabeça que forma letras seria uma ótima forma de jogar com as histórias respeitando e ampliando a forma de ensinar da Lília.

Como objeto final foi desenvolvido um quebra-cabeça cujas peças são módulos que combinados de diferentes forma geram cada letra do alfabeto. Foi construído primeiramente em MDF com encaixe em ímã, e está sendo construído um novo modelo em papelão revestido com papier-maché colorido.

 

 

 

Disciplina: ART1040

Turma: 1AG

Professores: Guto Lins e Isabel Oliveira

Orientador: Ana Branco

 

 

 

  

 

voltar

foto.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version