Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Tetraedro Cromático

 

Equipe:

Rafael Rocha

r.rafael.r@gmail.com

 

Raissa Laban

raissalaban@yahoo.com.br

 

 

Grupo Social:

Profe Ingrid Leitão

Escola Rana Cosac

Endereço: Rua Cândido Gaffrée, nº 32, Urca
Rio de Janeiro, RJ Cep: 22291-080

Tel: (21) 2295 2895

 

 

 

         O Projeto realizado por nós, Rafael Rocha e Raissa Laban, foi trabalhado em conjunto com a professora de Artes da escola Rana Cosac na Urca, Rio de Janeiro.

Na Rana Cosac a educação começa a partir dos quatro anos e termina na oitava série do ensino fundamental. Ingrid Guimarães lecionava aulas de Artes as terças para 5ª e 6ª séries e nas sextas-feiras para 7ª e 8ª séries no turno da manhã.

Nossa intercessora usava para suas aulas diferentes suportes: computador (Photoshop e Flash), pintura em tela, origami, colagem e massinha. Ela buscava sempre fazer os alunos compreenderem os conceitos trabalhados na escola: Verdade, Bem e Belo. Conversava informalmente com os alunos sobre esses princípios ao longo da instrução técnica, aliando sempre o exemplo prático do momento nas relações entre os alunos como ponte para a assimilação, inspiração e reprodução desse tripé através das artes.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Ingrid Guimarães reconhecemos como tema para o projeto:

“A arte salva o planeta e ensinar é uma experiência divina

         Ao ensinar conceitos filosóficos considerados divinos, Ingrid procura estabelecer uma ponte com as crianças e adolescentes de como refletir esse aprendizado no convívio escolar/social. Por isto transpõe para os temas das criações esta linguagem messiânica na certeza de ensinar uma arte que se manifeste de forma consciente de seu papel na sociedade, elevando o caráter do indivíduo em vista de um mundo melhor.

O objeto visa à visualização de princípios básicos como das cores primárias de pigmento e primárias de luz, camadas (layers) e quadros (frames), através de combinações experimentais e reflexão. 

          O produto final foi um tetraedro vazado com luzes internas coloridas para o aluno combinar os slides de celofane e transparências na parte metálica externa por ímãs e o jogo de luzes internas é controlado por interruptores a parte. 

Ingrid demonstra no tetraedro conceitos, idéias e recursos dos programas canalizando na forma geométrica o tripé holístico de suas aulas de artes.

 

Rafael - Aprendi muito com esse projeto, mas o mais importante foi que nada é feito completamente sozinho, mesmo que o menor possível, sempre temos a ajuda de alguém, e o fundamental após uma ajuda  é o agradecimento.

Agradeço a Raissa pelo fato de levar o projeto muito a sério, e se esforçando ao máximo para cumprir todas as etapas no prazo estipulado pela professora o que gerou em mim animo de realizar o projeto.

Agradeço a Ingrid pelo fato de estipular regras e ser rigorosa em certo assuntos o que gerou em mim mais seriedade ao fazer o projeto.

 

Raissa - Para mim o Projeto II me ensinou que se deve fazer para sonhar. Aprendi a cumprir etapas como um passo após o outro para andar conscientemente no projeto sem a ilusão da criação mágica e sim como um processo em conjunto.

Agradeço ao Rafael por me ensinar a brincar e ser responsável ao mesmo tempo em todos os nossos momentos o que gerou em mim respeito e amizade. Agradeço à Ingrid por me contagiar com seus ideais o que gerou em mim muita admiração pelo seu trabalho e inspiração para minha vida.

 

 

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professora: Ana Branco e Luis Vicente

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version