voltar para página principal

voltar para página principal

Feira do Produtor em Londrina PR

 

Publicações

 

''On line com a natureza''

 

Folha de Londrina

Segunda-feira, 04/09/06

 

            A feira do produtor não se parece em nada com as feiras tradicionais de rua, nas quais o barulho e a correria imperam entre as dezenas de barracas. Com estacionamento e três seguranças que se comunicam constantemente por walkie-talkies, a feira atrai moradores de bairros distantes que, normalmente, visitam o local em família.

Dona Thereza Gazzola mora na Vila Casoni e é frequentadora assídua. ''Gosto de vir aqui, principalmente para comprar frutas, que estão sempre fresquinhas.'' Ela mesma tem uma pequena chácara onde cultiva uma horta familiar e está em busca de informações sobre o plantio de mamona, ''para aproveitar o bom momento do biodiesel'', diz.

Ontem, ela assistiu a uma demonstração da professora Neide Sampaio, que faz parte do grupo BioChip, do departamento de arte e design da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Neide ensinou os consumidores a preparar o suco de luz do sol, a base de maçã, hortaliças e grãos de girassol germinados. ''A semente germinada aumenta em até 20 vezes o potencial energético do suco'', explica.

Dona Thereza experimentou a bebida e gostou. ''Não importa o gosto e sim a ingestão de um alimento natural'', afirma. Para a professora Neide, o grão germinado funciona como um chip de computador, armazenando todo o potencial nutricional do alimento, diferente do grão congelado ou cozido. ''Tomando o suco, ficamos online com a natureza'', brinca. (M.G.)

 


 

O QUE FOI DITO

 

Folha de Londrina

Terça-feira, 05/09/06

 

 

''A feira é uma grande família. Mais do que um trabalho, é um lugar de encontrar os amigos, já faz parte da minha vida.''

Dalva Aparecida Guedes de Almeida, funcionária pública que vende licores e doces, ao descrever o ambiente amigável encontrado na feira do produtor em Londrina.

''Tomando o suco, ficamos online com a natureza.''

Neide Sampaio, professora do departamento de arte e design da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, ao comentar as propriedades do suco de luz do sol à base de maçã, hortaliças e grãos de girassol que ensinou a preparar na feira do produtor em Londrina.

''Eu acho que esse é um fenômeno muito esquisito e que o coração não casa com o dedo. O coração diz uma coisa e o dedo quer apertar os botõezinhos diferentes (da urna). O povo está enojado com a corrupção, mas quer apertar o número da corrupção?''

 

 

voltar



Marcos Zanutto

A professora aposentada Ordália Oliveira é adepta do suco da luz do sol: ‘‘Você ganha saúde’’

 

 

 

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version