Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

A liberdade das sílabas proposta pelas formas

 

Equipe:
Guilherme Costa Lima osportas@ig.com.br
Mariana Castro Dias mari_dias@zipmail.com

Grupo social:
Marisa Blei Pimentel- Creche Petra-pequeno trabalhador
Rua Barão de Jaguaripe 35
Ipanema- Rio de Janeiro
CEP: 22421-000
Tel.: 22474405

Trabalhamos com a professora Marisa Blei Pimentel, formada em psicologia, cujas oportunidades de trabalho sempre foram ligadas a crianças. Na creche Petra, ela dá aula de alfabetização (CA) para crianças de 5 e 6 anos. A escola segue a filosofia montessoriana, sendo as salas organizadas, com atividades de acordo com as faixas etárias, que podem interagir livremente, buscando sempre valorizar a individualidade da criança. A professora Marisa acredita nos conceitos da escola e na liberdade de seus alunos, considerando que seu papel como professora seria propor limites, apontando caminhos para o aprendizado. Identificando seu universo vocabular, reconhecemos sua intenção de "emprestar tempo e amor voluntário sendo o limite a descoberta da liberdade."

Com base nessas informações, construímos, recortando E.V.A de diferentes cores, 94 formas relacionadas com o universo escolar. Cada peça contém uma sílaba escrita em uma das faces. Não tendo as sílabas relação com as formas, exige-se das crianças concentração e atenção para a formação das palavras, que fazem junto à Marisa. Aprendemos que quando se desenvolve um projeto o que importa é a intenção do intercessor, sendo necessário ouvir o que é dito, a partir dos experimentos. Aprendemos também que, com crianças, é importante ensinar como se usam os objetos.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AC
Professores: Ana Branco e Renata Fyer

voltar


foto - clique para ampliar

Clique na foto
para ampliá-la

Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version