Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

 

voltar para página principal

voltar para página principal

Cronograma Projeto Planejamento 2012.2

Terça & Quinta                                                                                                                                                                                                                                                                                           voltar

 

7 de agosto , terça

9 de agosto , quinta

14 de agosto, terça

16 de agosto, quinta

21 de agosto , terça

23 de agosto , quinta

28 de agosto, terça

30 de agosto , quinta

4 de setembro , terça

6 de setembro, quinta

11 de setembro, terça

13 de setembro, quinta

 18 de setembro, terça

20 de setembro, quinta

25 de setembro, terça

27 de setembro, quinta

2 de outubro, terça

4 de outubro, quinta

9 de outubro, terça  

11 de outubro, quinta

16 de outubro, terça

18 de outubro, quinta

23 de outubro, terça

25 de outubro ,quinta

30 de outubro, terça

1 de novembro, quinta

6 de novembro, terça

8 de novembro, quinta

13 de novembro, terça

22 de novembro,quinta

27 de novembro, terça

29 de novembro,quinta

1 de dezembro,sábado



13 às 15hs
Sala de aula entre árvores

Apresentação com os Professores:


Ana Branco
anabranc@puc-rio.br

Luis Vicente Barros
vicentebarros@globo.com

Luciana Grether
ilustralu@uol.com.br

Socorro Calhau
corrigir@terra.com.br

 

Gratidão de Apresentação Apresentar-se ao grupo através de uma gratidão que se escreve assim:

Agradeço a ...

Pelo fato de...

Que me fez aprender...

 15 às 17hs
Sala de aula entre árvores

Apresentação de projetos de alunos realizados nas Escolas da Eede Municipal de Educação em 2011.1

17 às 19hs
Sala de aula entre árvores

Oficina de encadernação com a Prof. Cristina Viana,

www.palmarium.com.br para a produção da Agenda/diário

 

Use essa agenda como um diário de campo, um espaço para você descrever suas atividades, relatar as observações, registrar o que está acontece ao longo do processo, escrever os comentários do intercessor, enfim tudo que estiver relacionado ao projeto

Não deixe as folhas vazias, mesmo que você escreva depois do fato acontecido, o lugar é este.

 

 

13 às 15hs
Luciana Grether
www.ilustralu.blogspot.com 

Sala ART4

Faça um desenho A4 formato paisagem, para cada Possibilidade, que retrate a atividade observada no local, onde você e a outra pessoa apareçam de corpo inteiro na cena. 

 

Enviar para a Prof.Luciana pelo e-mail os desenhos das 2 possibilidades observadas: ilustralu@uol.com.brr

  Arquivo JPG 72DPI Nome do aluno 1ª e 2ª Possibilidades.jpg

13 às 15hs M Socorro Calhau

Redação de Texto aula presencial para registro da atividade observada.

15 às 17hs Ana e Vicente Sala de aula entre as árvores

Escolha do Lugar de Trabalho

1ª e 2ª Possibilidades

Apresentar dois locais possíveis para realização do seu projeto. 

Escreva uma redação descrevendo as visitas que você realizou contendo: nome e endereço do local visitado; nome completo das pessoas que realizam a atividade, email; descrição das atividades que você viu sendo realizadas; horário das atividades desses possíveis locais  e  uma gratidão  para cada provável intercessora(agradeço a.../pelo fato de.../que me fez aprender..)

 

 

 Enviar para a Prof. Socorro Calhau

corrigir@terra.com.br
as redações e gratidões das 2 possibilidades observadas, em arquivo WORD, fonte arial corpo 12
nome do aluno 1ª e 2ª Possibilidades.doc

 


13 às 15hs Ana e Vicente Sala de aula entre as árvores

Escolha do Lugar de Trabalho 3ª e 4ª Possibilidade

 

Apresentar dois locais possíveis para a realização do seu projeto. Escrever uma redação descrevendo as visitas que você realizou contendo: nome e endereço do local visitado; nome completo das pessoas que realizam a atividade, email; descrição das atividades que você viu sendo realizadas; horário das atividades desses possíveis locais e uma gratidão para cada provável intercessora(agradeço a.../pelo fato de.../que me fez aprender..) Apresente um desenho A4 formato paisagem, para cada Possibilidade, que retrate a atividade observada no local, onde você e a outra pessoa apareçam de corpo inteiro na cena.

 

15 às 17hs  Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores

Apresentação de projetos de alunos realizados nas Escolas da Eede Municipal de Educação em 2011.1

 

17 às 19hs 
Sala de aula entre árvores

Digitar os textos para enviar para a Prof. Socorro corrigir@terra.com.br as redações e gratidões das 2 possibilidades observadas, em arquivo WORD, fonte arial, corpo12. nome do aluno 3ªe4ª possibilidades.doc

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

13 às 15hs Socorro Calhau e Luciana Grether Sala ART4

Aula Presencial sobre Registro em texto da Atividade observada. Gratidões para as BANDEIRAS

 

Organização das "Bandeiras" para Apresentação:

Cada bandeira com 4 folhas em formato paisagem: uma delas com os desenhos já corrigidos pela prof Luciana, em papel A4 justapostos e outra bandeira com 4 folhas A4 com as gratidões impressas. Coloque seu nome bem legível na primeira folha junto com a 1ª gratidão relacionada com cada um dos desenhos usando fonte Arial bold na medida que permita escrever a gratidão em somente uma folha de papel .

 

Enviar para a Prof. Luciana ilustralu@gmail.com os 2 desenhos das possibilidades observadas. Arquivo JPG 72DPI Nome do aluno Possibilidade 3.jpg

 

 

15 às 17hs  Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores

Apresentação oral das gratidões e desenhos das Possibilidades


 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 19hs Ana e Vicente Sala de aula entre as árvores

 

1ª AVALIAÇÃO de G1

 

Apresentar as 4 possibilidades identificadas utilizando 2 "bandeiras"  apresentando o

Contexto das Atividades Observadas.

Cada bandeira com 4 folhas em formato paisagem:

uma delas com os desenhos já corrigidos pela Prof Luciana ilustralu@uol.com.br, em papel A4 justapostos e outra bandeira com 4 folhas A4 com as gratidões impressas.

Coloque seu nome bem legível na primeira folha junto com a 1ª gratidão relacionada com cada um dos desenhos usando fonte Arial bold na medida que permita escrever a gratidão em somente uma folha de papel.

bandeiras com
4 desenhos e
4 gratidões esclarecendo o aprendizado adquirido.

 

AGENDAR HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COM 0S MONITORES

 

Entrega da Agenda/ diário completa com as redações+ gratidões já corrigidas pela Prof Socorrro corrigir@terra.com.br
em arquivo WORD, fonte arial, corpo12.

e impressa em uma coluna no formato paisagem para facilitar o encarte e o manuseio da agenda.

Definição do local

e da dupla de trabalho

 

 

13 às 15hs M Socorro Calhau Sala K14

Redação de Texto presencial  para registro da atividade observada.


            

15 às 17hs

Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores

Observação da atividade
1º Encontro

Escrever uma redação descrevendo as atividades observadas nas quais o intercessor atuou;

como o parceiro propõe a atividade? o modo como aconteceu? como o parceiro concluiu o trabalho?

Incluindo no corpo da redação no mínimo 10 frases em negrito, ditas pelo parceiro durante essa atividade. São as palavras do universo vocabular do intercessor.

Concluir com uma gratidão para o intercessor outra para a sua dupla.

Apresentar com desenho o contexto da situação de projeto observada;

Cada aluno traz:

1 desenho
1 redação

2 gratidões

 

Enviar para a Prof. Socorro Calhau

corrigir@terra.com.br
a redação observação do 1 encontro em arquivo WORD, fonte arial corpo 12
nome do aluno situação trabalhada 1ªenc.doc

 

Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.bros dois desenhos das possibilidades observadas
Aquivo JPG 72DPI
Nome do aluno Possibilidade 1ªenc . jpg

 

 

 

 



13 às 15hs Ana e Vicente Sala de aula entre as árvores

 

Observação da atividade no 2º e 3º  Encontros

 

Escrever uma redação detalhada descrevendo as atividades observadas nas quais o intercessor atuou: como o parceiro propõe a atividade? o modo como aconteceu? como o parceiro concluiu o trabalho?

Incluindo no corpo da redação no mínimo 10 frases em negrito, ditas pelo parceiro durante essa atividade. São as palavras de seu universo vocabular.

Concluir com uma gratidão para o intercessor outra para a sua dupla.

 

Apresentar com desenho o contexto da situação de projeto observada;

 

Cada aluno traz:

2 redações

4 gratidões

2 desenho

 

15 às 17hs
Carlos André Cortes
Sala de aula entre
as ávores  

Aprendendo a observar e registrar o movimento do corpo e das ações coletivas.

 

17 às 19hs Sala de computadores

Enviar para a Prof. Socorro Calhau

corrigir@terra.com.br
a redação observação do 2º e 3º  Encontros em arquivo WORD
nome do aluno
situação trabalhada

2º e 3º  enc.doc

 

Digitalizar os desenhos para enviar para a Prof. Luciana ilustralu@gmail.com os desenhos do 2ºe3ºEncontro em arquivo JPG 72DPI Nome do aluno Observa ção das atividades 2ºe3ºenc.jpg

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



13 às 15hs  Luciana Grether

Sala K014

Preparação do Painel de Apresentação da Situação Trabalhada, com o texto e desenho já corrigido

 

Para fazer o painel para exposição composto de  P1.1 e P1.2

A dupla traz:

* os 4 encontros através de desenhos  escaneados  e legendados com as 4 gratidões ao intercessor,em 2 folhas A4 impressas no modo retrato, em papel 120g.

* arquivo digital desse material caso precise fazer correções.

*1 folha de cartolina de qualquer cor e cola branca.

 

15 às 17hs
Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores

Observação da atividade

4º Encontro

 

Como nos 3 encontros anteriores,escrever uma redação detalhada descrevendo as atividades observadas nas quais o intercessor atuou. A dupla traz uma lista com 200 palavras do universo vocabular do intercessor.


Enviar para a Prof. Socorro Calhau

corrigir@terra.com.br
em arquivo WORD
nome do aluno situação trabalhada 4ªenc

Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.br
em arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno situação trabalhada4º  enc. jpg

No final da aula será apresentada a técnica do  jogo de palavras.

Escrever cada uma das 200 palavras do universo vocabular em 200 retângulos de papel (10cm de largura por 5cm de altura) com pilot preto usando letra de forma;

Deixar 10 retângulos de papel em branco (para o caso dele querer acrescentar alguma palavra ou mesmo usá-lo em branco); Oferecer o Universo Vocabular ao parceiro com a orientação para que ele o"ARRUME" do modo como quiser;

Depois de realizado o Jogo de Palavras, remontar a arrumação feita pelo intercessor sobre uma base (pode ser uma folha de papel pardo) fixando a arrumação com cola ou fita adesiva

 


 



 

 


 


 

 

 



13 às 19hs Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores

1ª Apresentação

Situação Trabalhada

 

A dupla apresenta:

 

* 4 encontros através do painel para exposição composto de  P1.1 e P1.2

* 2ª entrega da agenda/diário

* lista com 200 palavras do universo vocabular. do intercesso retirada das frases coletadasr.

 

AGENDAR HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COM 0S MONITORES

 

2ª Avaliação  G1

Entregando dia 04/09 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.

 

Entregando dia 06/09 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.

 

Entregando dia 11/09 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.

 

Apresentação do modo como o intercessor ARRUMOU o Jogo de Palavras

 

Apresentar o jogo de palavras em sala de aula; Representar com desenho  a situação de como foi arrumado o jogo de palavras; Redigir um texto descrevendo como aconteceu a dinâmica do jogo de palavras com o parceiro/intercessor : quais palavras teve dúvida?quais palavras foram acrescentadas?etc..

Elaborar em sala de aula, com base na apresentação do jogo de palavras frases relacionadas com a atividade do parceiro/intercessor, usando as palavras escolhidas;

Escrever cada uma das frases em um papel ofício, em letra de forma, usando pilot;

Apresentar o conjunto das frases ao parceiro/intercessor com a orientação de que ele escolha aquela que mais se relaciona com a sua atividade;

 

Entrega da Agenda/diário completa com as redações+ gratidões dos 4 encontros já corrigidas pela Prof Socorrro corrigir@terra.com.br em arquivo WORD, fonte arial, corpo12. e impressas em uma coluna no formato paisagem para facilitar o encarte e o manuseio da agenda

 




 

 

 



13 às 15hs

Sala de aula entre árvores

Oficina de Bambu com Luis Vicente Barros

Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos  por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades

 

 

15 às 17hs Ana e Vicente

Sala de aula entre árvoresIdentificação do objetivo Apresentação do modo como o intercessor escolher a
Frase- Objetivo

Apresentar em sala de aula os desenhos e a frase escolhida; Redigir um texto descrevendo como aconteceu a dinâmica da escolha da frase

Cada aluno produz:
Desenho, redação e gratidões, uma para o parceiro/intercessor, uma para algum colega da turma, outra para sua dupla, relacionadas com esta etapa do projeto.

 

Oficina de questões ambientais com Ana Branco

Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do parceiro/intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos  por aluno, para serem oferecidas ao parceiro para usar nas suas atividades

 

 

 

 

Enviar para a Prof. Socorro Calhau

socorrocalhau@terra.com.br
a redação e gratidões do Jogo de Palavras e Frase-Objetivo em arquivo WORD, fonte arial copo 12
nome do aluno identificação do objetivo.doc

 

Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.br os desenhos do Jogo de Palavras e Frase-objetivo em arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno identificação do objetivo. jpg

17 às 19h

Trazer material para as oficinas: Imagens, revistas, papeis, tintas, pincéis, jornal, tesoura, cola, barbante, elástico, retalhos, agulha, linha. etc...

 

A Frase Objetivo após ser escolhida deve ser escrita no rodapé de todas as páginas da agenda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

13 às 15hs

Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores


Definição do Objetivo do Projeto

A Frase - Objetivo e as atividades relacionadas

 

Buscar nos registros dos seus desenhos e diário uma lista de atividades realizadas pelo intercessor relacionadas com a frase escolhida;

Representar em desenho situações que você observou nas atividades do intercessor que se relacionam com a frase escolhida que ainda não haviam sido desenhadas;

 

Mostrar a lista de atividades  e os desenhos ao intercessor para que ele comente relacionando com a Frase-objetivo.

 

Escrever 3 gratidões, uma para o intercessor, uma para sua dupla e outra para algum colega da turma, relacionadas com esta etapa do projeto; A dupla traz a Frase-objetivo  

Cala aluno traz:

1 redação + 3 gratidões

material para as oficinas: Imagens, revistas, papeis, tintas, pincéis, jornal, tesoura, cola, barbante, elástico, retalhos, agulha, linha. etc...

 

15 às 17hs
Sala de aula entre duas árvores

Oficina de arame com Paulo do Arame

.

Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do  parceiro/intercessor, no mínimo 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos  por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades.

 

17 às 19hs
Sala de aula entre as árvores

Oficina modelagem, escultura com papel, com Flávio.

Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do parceiro/intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos  por aluno, para serem oferecidas ao parceiro para usar nas suas atividades.

 

 

Colocar o conjunto das 10 primeiras idéias (3D e 2D) em uma sacola e escrever nela a frase escolhida; Levar a sacola ao intercessor, mostrar a ele perguntando se ele quer usar aquelas coisas em suas atividades; Observar e registrar todos os comentários feitos pelo intercessor para cada uma das idéias, tanto as que forem usadas como as que não forem usadas. Sobre cada experimento use os descritores: nº e nome; material; uso pensado; como foi usado; gratidão a prof.; gratidão a dupla.

 

Escrever gratidões relacionadas ao uso de cada experimento. Desenhar os experimentos em uso em primeiro plano e os demais elementos da cena em segundo plano

 

10 experimentos

10 desenhos 

1 sacola com a frase

10 redações + gratidões

 

 

Enviar para a Prof. Socorro Calhau

socorrocalhau@terra.com.br
as redações da relação fraseObjetivo+Atividades e experimentos 1a10 em arquivo Word, fonte arial, corpo 12. nome doalunoRelaçãoAtividadesFrase Objetivo.doc nome do alunoExperimentos 1 a 10.doc

 

Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.bros desenhos dos experimentos em uso
Aquivo JPG 72DPI
Nome do aluno experimento1a 10. jpg

 

 

  
 

 

 13 às 15hs

Sala de aula entre árvores

Oficina de Preciosidades com Mana Bernardes

 

http://www.manabernardes.com.br/ Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades

 

 

 

15 às 17hs

Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores

 

 

Primeiros Experimentos Brain storm com materiais 3D / 2D

Apresentação das iscas/ experimentos produzidos nas oficinas;

Apresentação da lista de atividades relacionadas com a frase escolhida comentada pelo intercessor; Comentar cada experimento, como fez, com qual material, uso imaginado para qual atividade do intercessor, como foi usado pelo intercessor?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs

Sala de aula entre árvores

  Oficina de bonecos com Eduardo Andrade

 

arte5@terra.com.br

Alunos trazem pets limpas! Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do parceiro/intercessor, no mínimo 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos Bidimensionais ( desenho, colagem,fotos) por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades.

 

Demonstração de como solicitar ao intercessor para arrumar o Quente/Frio para identificar o Partido Adotado.

Escrever a palavra QUENTE numa folha junto da Frase- Objetivo, escrever numa outra folha a palavra FRIO. Levar todo conjunto de experimentos produzidos para o intercessor e pedir que o parceiro arrume os experimentos em LINHA HORIZONTAL entre as palavras QUENTE e FRIO

 

 

15 às 17hs

Sala de aula entre duas árvores
Oficina de aquarela com Carlos André Cortes
http://salyagua.blogspot.com

Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do  parceiro/intercessor, no mínimo 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos  por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades.

 

15 às 17hs

Sala de computadores

 

Digitar os textos para enviar para a Prof. Socorro socorrocalhau@terra.com.br a redação comentando as oficinas e os experimentos em uso, em arquivo Word fonte arial, corpo 12 nome do alunoExperimentos 11 a20.doc

 

Digitalizar os desenhos para enviar para a Prof. Luciana ilustralu@gmail.com os desenhos do experimentos em uso em arquivo JPG 72DPI Nome do alunoExperimento 11 a 20 .jpg

 

 

Colocar o conjunto das segundas ideias (3D e 2D) em uma sacola e com a frase escolhida; Levar a sacola ao intercessor, mostrar a ele perguntando se ele quer usar aquelas coisas em suas atividades; Observar e registrar todos os comentários feitos

pelo intercessor para cada uma das ideias, tanto as que forem usadas como as que não forem usadas;

Escrever no mínimo 5 gratidões relacionada ao uso de cada experimento: ao intercessor, a dupla, aos alunos da escola, aos colegas da turma, aos prof colaboradores, aos técnicos consultados.

Sobre cada experimento use os descritores: nº e nome; material; uso pensado; como foi usado; gratidão a prof.; gratidão a dupla.

Escrever gratidões relacionada ao uso de cada experimento.

Desenhar os experimentos em uso em primeiro plano e os demais elementos da cena em segundo plano.

10 experimentos   10 desenhos 

1 sacola com a frase

10 redações com  gratidões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs  Luciana Grether

Sala K014

 

 

Preparação do Painel  da Apresentação da identificação do objetivo, com o texto  já corrigido pela professora:

corrigir@terra.com.br

 


Para fazer o
painel para exposição composto de P2.1, P2.2, P3.1, P3.2

A dupla escolhe:

 * 18  experimentos através de desenhos  escaneados  e legendados com 18 gratidões, em 4 folhas A4 impressas modo retrato, em papel 120g.

* arquivo digital desse material caso precise fazer correções.

*1 folha de cartolina de qualquer cor e cola branca

 

15 às 17h

Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores

Identificação do partido adotado

Apresentação em aula do modo como o intercessor arrumou o quente/frio.

Trazer a palavra QUENTE numa folha junto da Frase-Objetivo, escrever numa outra folha a palavra FRIO. Trazer todo o conjunto de experimentos produzidos para o intercessor e demonstrar em aula como o intercessor arrumou a linha de objetos um ao lado do outro.

Esses experimentos em LINHA HORIZONTAL gerados pela frase-objetivo escrita com palavras, permitem que possamos aprender a fazer a leitura ágrafa do desejo, isso é, leitura sem as letras.

Escrever texto contando a dinâmica do 1º quente e frio e um parágrafo contendo os aprendizados adquiridos com as escolhas próximas à palavra QUENTE.

Esse é o PARTIDO ADOTADO!

1 desenho da Linha de objetos
1 redação
3 gratidões

 

Os desenhos, as observações e as gratidões sobre os experimentos são individuais!

 

Enviar para a Prof. Socorro Calhau corrigir@terra.com.br
a redação jogo do quente e frio, em arquivo Word, fonte arial, corpo 12 nome do alunoPartido Adotado.doc

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 19hs  Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

2a Apresentação

 

Identificação do Objetivo e primeiras experimentações

A dupla apresenta mostrando:

*Todas as iscas/experimentos

* Painéis do processo de trabalho

P1.1 e P1.2
 P2.1/P2.2 e
P3.1/ P3.2

 

Contendo os diferentes usos propostos pelo intercessor para cada um dos experimentos utilizados;

* 3ª Entrega da Agenda: contendo:

uma redação descrevendo,  cada experimento: nome do experimento,material,uso pensado,como foi usado, gratidões a dupla e ao intercessor;

Para os experimentos não utilizados agradeça a partir dos comentários feitos pelo intercessor .

 

3ª Avaliação  G1

 

Entregando dia 25/9 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.

 

Entregando dia 27/9 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.

 

Entregando dia 02/10 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6

 

 

 

 

13 às 15hs  Luciana Grether

Sala K014

Representar em desenho a linha horizontal de materiais e formas construídas e desenhadas (1ºquente e frio), e junto escrever a linha de palavras:Frase-objetivo (para essa representação trazer os materiais e as formas).

 

 

15 às 17hs

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Oficina de flexíveis Produzir com base no Partido Adotado 3 alternativas e variações com os experimentos QUENTES para serem levadas ao intercessor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  13 às 15hs  Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores


Apresentação de alternativas para o partido adotado
.

Apresentar as variações dos experimentos tendo como base o resultado do 1º Quente e Frio e levando em consideração os comentários feitos pelo intercessor. Experimentando variações que auxiliem na compreensão da função do objeto: tamanho,cor, peso,material, textura.

Misturando as formas e funções dos objetos "quentes"

 

10 experimentos

10 gratidões 

 

15 às 17hs 

Sala de aula entre árvores

Oficina de produção de Imagens com Carlos André Cortes

para produzir com base no Partido Adotado o estudo das variações das imagens nos experimentos QUENTES, para serem levadas ao intercessor

 

 

17 às 19hs 

Sala de aula entre árvores

 

Oficina de origami com a prof. Sandra Gullino

Produzir com base no Partido Adotado 3 alternativas e variações com os experimentos QUENTES para serem levadas ao intercessor.

http://safortesdesign.blogspot.com

 

 

  Enviar para a Prof. Socorro socorrocalhau@terra.com.br a redação das variações dos experimentos PA, em arquivo Word, fonte arial, corpo 12 nomedoalunoExperimentoVariaçõesPA.doc

 

 

 

Enviar para a Prof. Luciana ilustralu@uol.com.br os desenhos das variações dos experimentos Partido Adotado em arquivo JPG 72DPI

NomedoalunoExperimentoVariaçõesPA.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Socorro Calhau

Sala K14

Aula presencial de texto

 

15 às 17hs  Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores


Geração de Alternativas

Apresentação de alternativas experimentadas pelo intercessor


Apresentar os  experimentos produzidos com base no 1° quente/frio, levando em consideração os comentários feitos pelo intercessor
Experimentando variações que auxilem na compreensão da função do objeto: tamanho, cor, peso, material, textura
Misturando as formas e funções dos objetos "quentes".

 

 

.

 

  

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

 

Trazer as 10 variações dos experimentos e reproduzir em aula como o intercessor arrumou a linha do 2º QUENTE e FRIO com os Desenhos de cada variação em uso e fotos dessas experimentações.

Conjunto de

10 variações;

10 redações

10gratidões

 

15 às 17hs

Consulta ao Catálogo de Materiais junto aos monitores, que reúne os alunos para fazerem o reconhecimento dos fornecedores de matéria prima no SAARA.

 

 

17 às 19hs

sala de computadores

Enviar para a Prof. Socorro corrigir@terra.com.br

a redação das variações dos experimentos PA, em arquivo Word, fonte arial corpo 12

nomedoalunoAgendaatéGeraçãode Alternativas .doc

 

Enviar para a Prof. Luciana ilustralu@uol.com.br os desenhos das variações dos experimentos Partido Adotado em arquivo JPG 72DPI

Nomedoaluno Geração de Alternativas.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Luciana Grether

sala K014

Representar em desenhos os diferentes usos propostos pelo intercessor para as alternativas utilizadas. Desenho das linhas horizontais de materiais e formas feitas no 2º QUENTE e FRIO.

 

 

15 as 17hs Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Definição da Alternativa Adotada.

Trazer e apresentar as alternativas usados pelo intercessor;

Observar e registrar todos os comentários feitos pelo intercessor para cada uma das idéias, tanto as que forem usadas como as que não forem usadas;

Fotografar as alternativas sendo usadas;

Escrever uma redação descrevendo: nome da variação, como foi usado,  comentários do parceiro, gratidão contando para que serviu e o que você aprendeu com cada um deles;

Pedir que ele arrume as alternativas em linha horizontal entre as palavras QUENTE e FRIO.

 

1 desenho da linha do 1ºQuente/Frio que gerou o Partido Adotado

1desenho da  linha do 2º Quente/Frio que gera a Alternativa Adotada /Protótipo Final

10 desenhos das variações 

10 redações + 10 gratidões

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  13 às 15hs  Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Geração de alternativas a partir dos materiais coletados.

Trazer e apresentar as alternativas produzidas com os diferentes materiais identificados e reconhecidos durante a visita ao SAARA, tanto para o projeto com sua dupla, quanto para os projetos de sua turma. Apresentar aos colegas as amostras de material identificadas que favorecem o trabalho deles.

A cada material interessante encontrado, faça associações tanto para o seu trabalho quanto para os projetos que estão sendo desenvolvidos pela sua turma. Solicite amostras desses materiais, identificados com os cartões de visita do local onde foram encontrados para que possam fazer parte do Catálogo de Materiais ,disponível na Barraca.

 

Levantamento de Materiais, Técnicas e situações análogas

Buscar em objetos que já existem soluções técnicas e materiais que podem ser aproveitados.

Buscar com fabricantes, depósitos, distribuidores de matéria prima, alternativas de materiais disponíveis para a idéia definida em conjunto com o intercessor, levando em conta uma vida útil de 5 anos para o protótipo; Levar e apresentar o conjunto de possibilidades em sala de aula

 

 

15 às 17hs

Carlos André Cortes Sala de aula entre as árvores  

Orientação para acabamentos

E finalizações dos textos e das imagen imagens nos protótipos.

 

 

17 às 19hs 

sala de computadores

Digitar os textos para enviar para a Prof. Socorro da redação do 2º Quente/Frio que gera a Alternativa Adotada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Luciana Grether Sala K14 / Computadores

 

Colaboração cruzada com Roberta Portas. Sala dos computadores Usando o InDesign

 

 

15 às 17hs 

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Experimentação dos Primeiros Protótipos

Trazer e apresentar o conjunto de protótipos experimentados;

Registrar com fotografias as experimentações; Apresentar o desenho de como foram usados os protótipos.

Definir a quantidade necessária de objetos para que seja possível o uso nas atividades do intercessor;

Construir os objetos;

Registrar o processo de construção dos objetos com fotos e texto descrevendo: ferramentas usadas, material usado, técnicas usadas, etapas da construção passo a passo; detalhes de acabamento, moldes;

Produzir embalagem para o material construído;

1 conjunto de protótipos experimentados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

3a Apresentação

Apresentação do Protótipo Finalizado

Trazer e apresentar o protótipo finalizado ainda a ser experimentado pelo intercessor ;

 

 

1 protótipo

1 redação +gratidões p/cada alternativa

1 desenho p/cada alternativa

Desenho em linha do 2º quente e frio

 

AGENDAR HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COM 0S MONITORES

 

 

1ª Avaliação  G2

 

Entregando dia 23/10  a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.

 

Entregando dia 25/10 a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.

 

Entregando dia 30/10 a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Luciana Grether Sala K14 / Computadores

Colaboração cruzada com Roberta Portas- Painéis para Exposição

 

 

 

15 às 17hs

Ana e Vicente Sala de aula entre árvores

Experimentação Final 

Ao experimentar o objeto final; Registrar com fotos e texto as diferentes formas de uso propostas pelo intercessor e os comentários feitos por ele em função do uso e do material;

Apontar possíveis desdobramentos para o projeto e pontos a serem reformulados;

Fotos do objeto: em uso , exposto, embalado, onde e como fica guardado quando não está em uso.

 

Escrever:

10 gratidões relacionadas com a produção de alternativas geradas antes do 2º quente e frio com o intercessor, sua dupla, alunos da turma e pessoas consultadas.

Apresentação do resultado da experimentação;

Apresentação das fotos do processo das experimentações;

Texto descrevendo as situações de experimentação dos protótipos;

Definição da embalagem;

Fotos do protótipo sendo usados pelo intercessor.

4 Gratidões

1 Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Preparação do Relatório

 

Apresentar em arquivo digital ou impresso em preto e branco o relatório, conforme as normas de organização de relatório. Preenchimento da Avaliação do intercessor. *Apresentação do Relatório contendo os desenhos e anotações do diário conforme as normas de organização de relatório. Demonstrações para registro fotográfico da experimentação do protótipo no local de uso. Reconhecimento do que deve ser exposto.

 

 

 

15 às 19hs 

Sala de computadores

EDigitar textos para enviar para a Prof. Socorro corrigir@terra.com.br

a redação sobre Experimentação Final e Conclusão individual em arquivo Word, fonte arial, corpo 12.

nome do alunoExperimentação Final.doc nome do alunoConclusão individual .doc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs

Sala K14 / Computadores

Roberta Portas e Luciana Grether

Colaboração cruzada  para Diagramação do Relatório  

 

15 às 17hs

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Apresentação do Relatório

 

Apresentar em arquivo digital ou impresso em preto e branco o relatório, conforme as normas de organização de relatório. Preenchimento da Avaliação do intercessor. *Apresentação do Relatório contendo os desenhos e anotações do diário conforme as normas de organização de relatório.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15 hs 

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

Organização do material para Apresentação; Convite para o intercessor : nome do projeto, nome intercessor completo, e-mail, horário apresentação. Embalagem e classificação para: experimentos 1ºquente e frio, alternativas 2ºquente e frio, protótipo final.

 

 

15 às 17hs

Sala de aula entre as árvores

Oficina de encadernação com a Prof. Cristina Viana www.palmarium.com.br para a produção do relatório desse semestre .

 

 

 

17 às 19hs

Sala de computadores

 

Digitar os textos para enviar para a Prof. Socorro socorrocalhau@terra.com.br o texto da Ficha Resumo em arquivo Word, fonte arial, corpo12. nome da duplaFicha Resumo.doc  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Luciana Grether

Sala K014

Preparação do painel de apresentação: construção, experimentação, ficha resumo, avaliações e conclusões.

 

Para fazer o painel para exposição composto de P4.1/ P4.2 P5.1/ P5.2

Cada dupla traz: 4 folhas A4 impressas modo Retrato contendo :
*conjunto de fotos dos detalhes da construção, legendados com as gratidões
(P4.1) .
*Ficha Resumo frente
(P4.2) e verso(P5.1) em folhas separadas modo Retrato.
*Avaliação do intercessor e Conclusão dos alunos
(P5.2)
* Trazer  arquivo digital 
  desse material caso precise fazer correções.

 

15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores

Preparação da Ficha Resumo

 

* Trazer fotos do objeto em uso para escolher quais resumem o processo vivido.

* Trazer rascunho do verso da ficha resumo já corrigido pela prof Socorro.

*Avaliação do intercessor e Conclusão individual dos alunos. * Trazer arquivo digital desse material caso precise fazer correções.

 

 

 

13 às 15 hs 

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

 

Preparação da Ficha Resumo

 

* Trazer fotos do objeto em uso para escolher quais resumem o processo vivido.

* Trazer rascunho do verso da ficha resumo já corrigido pela prof Socorro.

*Avaliação do intercessor e Conclusão individual dos alunos. * Trazer arquivo digital desse material caso precise fazer correções.

 

15 às 19hs
Sala de aula entre árvores

 

Preparação do Painel de Apresentação: construção, experimentação, ficha resumo, avaliações e conclusões .

 

Para fazer o painel para exposição composto de P4.1/ P4.2 P5.1/ P5.2

Cada dupla traz: 4 folhas A4 impressas modo Retrato contendo :
*conjunto de fotos dos detalhes da construção, legendados com as gratidões (P4.1) .
*Ficha Resumo frente(P4.2) e verso(P5.1) em folhas separadas modo Retrato.
*Avaliação do intercessor e Conclusão dos alunos (P5.2)
* Trazer arquivo digital desse material caso precise fazer correções.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15hs 

Luciana Grether

Sala K014

Colaboração cruzada com Leônidas. Desenho técnico do protótipo.

 

 

Leitura de Relatório e Entrega e revisão de arquivo digital com a foto e o texto da Ficha Resumo em português e em inglês.

 

Entrega e revisão de 3 cópias da Ficha Resumo (Frente - Verso) em papel couchê 120g impressão colorida.

 

 
2ª Avaliação  G2

Entregando dia 22/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.

 

Entregando dia 27/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.

 

Entregando dia 29/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 às 15 hs 

Ana e Vicente

Sala de aula entre as árvores

 

Entrega do Relatório, arquivo digital com a foto e o texto da Ficha Resumo em português e em inglês e de 3 cópias da Ficha Resumo com frente e verso em papel couchê 120g impressão colorida.

 

 

2ª Avaliação  G2

Entregando dia 22/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.

 

Entregando dia 27/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.

 

Entregando dia 29/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.

 

 

 

 

 

15 às 17hs

Ana e Vicente

Sala de aula entre árvores

 

2ª Avaliação  G2

Entregando dia 22/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.

 

Entregando dia 27/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.

 

Entregando dia 29/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.

 

 

Agendamento com o intercessor das 9 às 19hs Sala de aula entre as árvores

APRESENTAÇÃO FINAL

Ana, Vicente, Luciana,Socorro, Monitores , todos os prof Colaboradores e familiares.

Exposição, Apresentação Final e Entrega do Protótipo ao Parceiro Intercessor Com a importante presença dos intercessores, do grupo social, parceiro de projeto , convidados e familiares.

 

Apresentação com os 5 painéis construídos ao longo do semestre:

P1.1, P1.2

P2.1, P2.2,

P3.1, P3.2,

P4.1, P4.2,

P5.1, P5.2

 

Trazer TODAS as "iscas” /experimentos e o protótipo finalizado e embalado. Entrega do Protótipo finalizado ao intercessor durante essa apresentação.

 

2ª Avaliação G2 Entregando dia 22/11 os Painéis completos textos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10. Entregando dia 24/11 os Painéis completos textos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8. Entregando dia 27/11 os Painéis completos textos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.  

                                                                 

 

 

Glossário:

 

Agenda/diário

 

Arquivo digital

 

Avaliação do intercessor

 

Bandeiras

 

 

Desenho

 

Ficha Resumo frente

 

Ficha Resumo Verso

 

Gratidão

 

Possibilidade de projeto

 

Paineis de exposição

P1   -   P2    -   P3   -   P4  -  P5

 

Redação

 

Relatório

 

Universo Vocabular - Jogo de Palavras - Identificação do Objetivo