13 às 15hs
Sala de aula entre árvores
Apresentação
com os Professores:
Ana Branco
anabranc@puc-rio.br
Luis
Vicente Barros
vicentebarros@globo.com
Luciana
Grether
ilustralu@uol.com.br
Socorro
Calhau
corrigir@terra.com.br
Gratidão
de Apresentação Apresentar-se
ao grupo através de uma gratidão que se escreve assim:
Agradeço
a ...
Pelo
fato de...
Que me
fez aprender...
15 às
17hs
Sala de aula entre árvores
Apresentação
de projetos de alunos realizados nas Escolas da Eede Municipal de Educação
em 2011.1
17 às
19hs
Sala de aula entre árvores
Oficina de encadernação com a Prof. Cristina Viana,
www.palmarium.com.br para a produção da
Agenda/diário
Use
essa agenda como um diário de campo, um espaço para você descrever suas
atividades, relatar as observações, registrar o que está acontece ao longo
do processo, escrever os comentários do intercessor, enfim tudo que estiver
relacionado ao projeto
Não
deixe as folhas vazias, mesmo que você escreva depois do fato acontecido, o
lugar é este.
|
13 às 15hs
Luciana
Grether
www.ilustralu.blogspot.com
Sala ART4
Faça
um desenho A4 formato paisagem, para cada Possibilidade, que retrate
a atividade observada no local, onde você e a outra pessoa apareçam de
corpo inteiro na cena.
Enviar
para a Prof.Luciana pelo e-mail os desenhos das 2 possibilidades
observadas: ilustralu@uol.com.brr
Arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno 1ª e 2ª Possibilidades.jpg
13 às 15hs M Socorro Calhau
Redação de Texto aula presencial para registro da atividade observada.
15 às 17hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Escolha
do Lugar de Trabalho
1ª
e 2ª Possibilidades
Apresentar
dois locais
possíveis para realização do seu projeto.
Escreva
uma redação descrevendo as visitas que você realizou contendo: nome e
endereço do local visitado; nome completo das pessoas que realizam a
atividade, email; descrição das atividades que você viu sendo realizadas;
horário das atividades desses possíveis locais e uma gratidão para cada provável
intercessora(agradeço a.../pelo fato de.../que me fez aprender..)
Enviar para a Prof. Socorro Calhau
corrigir@terra.com.br
as redações e gratidões das 2 possibilidades observadas, em arquivo WORD, fonte arial corpo 12
nome do aluno
1ª e 2ª Possibilidades.doc
|
13 às 15hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Escolha do Lugar de Trabalho
3ª e 4ª Possibilidade
Apresentar dois locais possíveis para a realização do seu projeto.
Escrever uma redação descrevendo as visitas que você realizou contendo: nome e endereço do local visitado; nome completo das pessoas que realizam a atividade, email; descrição das atividades que você viu sendo realizadas; horário das atividades desses possíveis locais e uma gratidão para cada provável intercessora(agradeço a.../pelo fato de.../que me fez aprender..)
Apresente um desenho A4 formato paisagem, para cada Possibilidade, que retrate a atividade observada no local, onde você e a outra pessoa apareçam de corpo inteiro na cena.
15 às 17hs Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Apresentação
de projetos de alunos realizados nas Escolas da Eede Municipal de Educação
em 2011.1
17 às 19hs
Sala de aula entre árvores
Digitar os textos para
enviar para a Prof. Socorro corrigir@terra.com.br
as redações e gratidões das
2 possibilidades observadas,
em arquivo WORD, fonte arial, corpo12.
nome do aluno 3ªe4ª possibilidades.doc
.
|
13 às 15hs Socorro Calhau e Luciana Grether
Sala ART4
Aula Presencial sobre
Registro em texto da Atividade observada.
Gratidões para as BANDEIRAS
Organização
das "Bandeiras" para Apresentação:
Cada bandeira com 4 folhas em formato paisagem:
uma delas com os desenhos já corrigidos pela prof Luciana, em papel A4 justapostos e outra bandeira com 4 folhas A4 com as gratidões impressas.
Coloque seu nome bem legível na primeira folha junto com a 1ª gratidão relacionada com cada um dos desenhos usando fonte Arial bold na medida que permita escrever a gratidão em somente uma folha de papel
.
Enviar para a Prof. Luciana ilustralu@gmail.com os 2 desenhos das possibilidades observadas.
Arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno Possibilidade 3.jpg
15 às 17hs Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Apresentação oral das gratidões e desenhos
das Possibilidades
|
13 às 19hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
1ª
AVALIAÇÃO de G1
Apresentar
as 4 possibilidades identificadas utilizando 2 "bandeiras"
apresentando o
Contexto
das Atividades Observadas.
Cada
bandeira com 4 folhas em formato paisagem:
uma
delas com os desenhos já corrigidos pela Prof Luciana ilustralu@uol.com.br, em papel
A4 justapostos e outra bandeira com 4 folhas A4 com as gratidões impressas.
Coloque
seu nome bem legível na primeira folha junto com a 1ª gratidão relacionada
com cada um dos desenhos usando fonte Arial bold na medida que permita
escrever a gratidão em somente uma folha de papel.
2 bandeiras com
4 desenhos
e
4 gratidões
esclarecendo o aprendizado adquirido.
AGENDAR HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COM 0S MONITORES
Entrega
da Agenda/ diário completa com
as redações+ gratidões já corrigidas pela Prof Socorrro corrigir@terra.com.br
em arquivo WORD, fonte arial, corpo12.
e
impressa em uma coluna no formato paisagem para facilitar o encarte e
o manuseio da agenda.
Definição
do local
e
da dupla de trabalho
|
13 às 15hs M Socorro Calhau
Sala K14
Redação
de Texto presencial para registro da atividade observada.
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Observação da atividade
1º
Encontro
Escrever
uma redação descrevendo as atividades observadas nas quais o intercessor
atuou;
como
o parceiro propõe a atividade? o modo como aconteceu? como o parceiro
concluiu o trabalho?
Incluindo
no corpo da redação no mínimo 10 frases em negrito, ditas pelo parceiro
durante essa atividade. São as palavras do universo vocabular do intercessor.
Concluir
com uma gratidão para o intercessor outra para a sua dupla.
Apresentar
com desenho
o contexto da situação de projeto observada;
Cada
aluno traz:
1
desenho
1 redação
2
gratidões
Enviar
para a Prof. Socorro Calhau
corrigir@terra.com.br
a redação observação do 1 encontro em arquivo WORD, fonte arial corpo 12
nome do aluno situação
trabalhada 1ªenc.doc
Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.bros
dois desenhos das possibilidades observadas
Aquivo JPG 72DPI
Nome do aluno
Possibilidade 1ªenc . jpg
|
13 às 15hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Observação da atividade no 2º
e 3º Encontros
Escrever
uma redação detalhada descrevendo as atividades observadas nas quais o
intercessor atuou: como o parceiro propõe a atividade? o modo como
aconteceu? como o parceiro concluiu o trabalho?
Incluindo
no corpo da redação no mínimo 10 frases em negrito, ditas pelo parceiro
durante essa atividade. São as palavras de seu universo vocabular.
Concluir
com uma gratidão para o intercessor outra para a sua dupla.
Apresentar
com desenho
o contexto da situação de projeto observada;
Cada
aluno traz:
2
redações
4
gratidões
2
desenho
15 às 17hs
Carlos André Cortes
Sala de aula entre
as ávores
Aprendendo
a observar e registrar o movimento do corpo e das ações coletivas.
17 às 19hs
Sala de computadores
Enviar
para a Prof. Socorro Calhau
corrigir@terra.com.br
a redação observação do 2º e 3º Encontros em arquivo WORD
nome do aluno
situação trabalhada
2º e 3º enc.doc
Digitalizar os desenhos para
enviar para a Prof. Luciana ilustralu@gmail.com os desenhos do 2ºe3ºEncontro em arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno Observa ção das atividades 2ºe3ºenc.jpg
|
13 às 15hs Luciana Grether
Sala K014
Preparação
do Painel de Apresentação da Situação Trabalhada, com o texto e
desenho já
corrigido
Para
fazer o painel para
exposição composto de P1.1 e P1.2
A
dupla traz:
*
os 4 encontros através de desenhos escaneados e legendados com
as 4 gratidões ao intercessor,em 2 folhas A4 impressas no modo retrato, em
papel 120g.
*
arquivo digital desse material caso precise fazer correções.
*1
folha de cartolina de qualquer cor e cola branca.
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Observação da atividade
4º
Encontro
Como
nos 3 encontros anteriores,escrever uma redação detalhada descrevendo as
atividades observadas nas quais o intercessor atuou. A dupla traz uma lista
com 200 palavras do universo
vocabular do intercessor.
Enviar para a Prof. Socorro Calhau
corrigir@terra.com.br
em arquivo WORD
nome do aluno situação
trabalhada 4ªenc
Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.br
em arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno situação
trabalhada4º enc. jpg
No
final da aula será apresentada a técnica do jogo de palavras.
Escrever
cada uma das 200 palavras do universo vocabular em 200 retângulos
de papel (10cm de largura por 5cm de altura) com pilot preto usando letra
de forma;
Deixar
10 retângulos de papel em branco (para o caso dele querer acrescentar
alguma palavra ou mesmo usá-lo em branco); Oferecer o Universo Vocabular ao
parceiro com a orientação para que ele o"ARRUME"
do
modo como quiser;
Depois
de realizado o Jogo de Palavras, remontar a arrumação feita pelo
intercessor sobre uma base (pode ser uma folha de papel pardo) fixando a
arrumação
com
cola ou fita adesiva
|
13 às 19hs Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
1ª Apresentação
Situação
Trabalhada
A
dupla apresenta:
*
4 encontros através do painel para exposição composto de P1.1 e P1.2
*
2ª entrega da agenda/diário
*
lista com 200 palavras do universo vocabular. do intercesso retirada das frases coletadasr.
AGENDAR HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COM 0S MONITORES
2ª
Avaliação G1
Entregando
dia 04/09 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando
dia 06/09 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando
dia 11/09 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.
Apresentação
do modo como o intercessor ARRUMOU o Jogo de Palavras
Apresentar
o jogo de palavras em sala de aula; Representar com desenho a situação
de como foi arrumado o jogo de palavras; Redigir um texto descrevendo como
aconteceu a dinâmica do jogo de palavras com o parceiro/intercessor : quais
palavras teve dúvida?quais palavras foram acrescentadas?etc..
Elaborar
em sala de aula, com base na apresentação do jogo de palavras frases
relacionadas com a atividade do parceiro/intercessor, usando as palavras
escolhidas;
Escrever
cada uma das frases em um papel ofício, em letra de forma, usando pilot;
Apresentar
o conjunto das frases ao parceiro/intercessor com a orientação de que ele
escolha aquela que mais se relaciona com a sua atividade;
Entrega da Agenda/diário completa com as redações+ gratidões dos 4 encontros já corrigidas pela Prof Socorrro corrigir@terra.com.br
em arquivo WORD, fonte arial, corpo12.
e impressas em uma coluna no formato paisagem para facilitar o encarte e o manuseio da agenda
|
13 às 15hs
Sala de aula entre árvores
Oficina
de Bambu com Luis Vicente Barros
Produzir
com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do intercessor, 3
“coisas”, “iscas”/ experimentos por aluno, para serem oferecidas ao
parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades
15 às 17hs Ana e Vicente
Sala de aula entre árvoresIdentificação do
objetivo Apresentação do modo como o intercessor escolher a
Frase- Objetivo
Apresentar
em sala de aula os desenhos e a frase escolhida; Redigir um texto
descrevendo como aconteceu a dinâmica da escolha da frase
Cada
aluno produz:
Desenho, redação e gratidões, uma para o parceiro/intercessor, uma para
algum colega da turma, outra para sua dupla, relacionadas com esta etapa do
projeto.
Oficina
de questões ambientais com Ana Branco
Produzir
com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do
parceiro/intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos por aluno,
para serem oferecidas ao parceiro para usar nas suas atividades
Enviar
para a Prof. Socorro Calhau
socorrocalhau@terra.com.br
a redação e gratidões do Jogo de Palavras e Frase-Objetivo em arquivo WORD, fonte arial copo 12
nome do aluno
identificação do objetivo.doc
Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.br
os desenhos do Jogo de Palavras e Frase-objetivo em arquivo JPG 72DPI
Nome do aluno
identificação do objetivo. jpg
17 às 19h
Trazer
material para as oficinas: Imagens, revistas, papeis, tintas, pincéis,
jornal, tesoura, cola, barbante, elástico, retalhos, agulha, linha. etc...
A Frase Objetivo após ser escolhida deve ser escrita
no rodapé de todas as páginas da agenda.
|
13 às 15hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Definição
do Objetivo do Projeto
A
Frase - Objetivo e as atividades relacionadas
Buscar
nos registros dos seus desenhos e diário uma lista de atividades
realizadas pelo intercessor relacionadas com a frase escolhida;
Representar
em desenho situações que você observou nas atividades do intercessor que se
relacionam com a frase escolhida que ainda não haviam sido desenhadas;
Mostrar
a lista de atividades e os desenhos ao intercessor para que ele
comente relacionando com a Frase-objetivo.
Escrever
3 gratidões, uma para o intercessor, uma para sua dupla e outra para algum
colega da turma, relacionadas com esta etapa do projeto; A dupla traz a Frase-objetivo
Cala
aluno traz:
1
redação + 3 gratidões
material para as oficinas: Imagens, revistas, papeis, tintas, pincéis,
jornal, tesoura, cola, barbante, elástico, retalhos, agulha, linha. etc...
15 às 17hs
Sala de aula entre duas árvores
Oficina
de arame com Paulo do Arame
.
Produzir
com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do
parceiro/intercessor, no mínimo 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos por
aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas
suas atividades.
17 às 19hs
Sala de aula entre as árvores
Oficina
modelagem, escultura com papel, com Flávio.
Produzir
com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do
parceiro/intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos por aluno, para serem oferecidas ao
parceiro para usar nas suas atividades.
Colocar o conjunto das 10 primeiras idéias (3D e 2D) em uma sacola e escrever nela a frase escolhida; Levar a sacola ao intercessor, mostrar a ele perguntando se ele quer usar aquelas coisas em suas atividades; Observar e registrar todos os comentários feitos pelo intercessor para cada uma das idéias, tanto as que forem usadas como as que não forem usadas. Sobre cada experimento use os descritores: nº e nome; material; uso pensado; como foi usado; gratidão a prof.; gratidão a dupla.
Escrever gratidões relacionadas ao uso de cada experimento.
Desenhar os experimentos em uso em primeiro plano e os demais elementos da cena em segundo plano
10
experimentos
10
desenhos
1
sacola com a frase
10
redações + gratidões
Enviar
para a Prof. Socorro Calhau
socorrocalhau@terra.com.br
as redações da relação
fraseObjetivo+Atividades e experimentos 1a10 em arquivo Word, fonte arial, corpo 12.
nome doalunoRelaçãoAtividadesFrase Objetivo.doc
nome do alunoExperimentos 1 a 10.doc
Enviar para a Prof. Luciana
ilustralu@terra.com.bros
desenhos dos experimentos em uso
Aquivo JPG 72DPI
Nome do aluno
experimento1a 10. jpg
|
13 às 15hs
Sala de aula entre árvores
Oficina
de Preciosidades com Mana Bernardes
http://www.manabernardes.com.br/ Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do intercessor, 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Primeiros
Experimentos Brain storm com materiais 3D / 2D
Apresentação
das iscas/ experimentos produzidos nas oficinas;
Apresentação
da lista de atividades relacionadas com a frase escolhida comentada pelo
intercessor; Comentar cada experimento, como fez, com qual material, uso
imaginado para qual atividade do intercessor, como foi usado pelo
intercessor?
|
13 às 15hs
Sala de aula entre árvores
Oficina
de bonecos com Eduardo Andrade
arte5@terra.com.br
Alunos trazem pets limpas! Produzir com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do parceiro/intercessor, no mínimo 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos Bidimensionais ( desenho, colagem,fotos) por aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas suas atividades.
Demonstração
de como solicitar ao intercessor para arrumar o Quente/Frio para
identificar o Partido Adotado.
Escrever
a palavra QUENTE numa folha junto da Frase- Objetivo,
escrever numa outra folha a palavra FRIO. Levar todo conjunto de
experimentos produzidos para o intercessor e pedir
que o parceiro arrume os experimentos em LINHA HORIZONTAL entre as
palavras QUENTE e FRIO
15 às 17hs
Sala de aula entre duas árvores
Oficina
de aquarela com Carlos André Cortes
http://salyagua.blogspot.com
Produzir
com base na Frase Objetivo e na Lista de atividades do
parceiro/intercessor, no mínimo 3 “coisas”, “iscas”/ experimentos por
aluno, para serem oferecidas ao parceiro/intercessor para serem usadas nas
suas atividades.
15 às 17hs
Sala de computadores
Digitar os textos para
enviar para a Prof. Socorro socorrocalhau@terra.com.br
a redação comentando as oficinas e os experimentos em uso, em arquivo Word fonte arial, corpo 12
nome do alunoExperimentos 11 a20.doc
Digitalizar os desenhos para enviar para a Prof. Luciana ilustralu@gmail.com os desenhos do experimentos em uso em arquivo JPG 72DPI
Nome do alunoExperimento 11 a 20 .jpg
Colocar o conjunto
das segundas ideias (3D e 2D) em uma sacola e com a frase escolhida; Levar
a sacola ao intercessor, mostrar a ele perguntando se ele quer usar aquelas
coisas em suas atividades; Observar e registrar todos os comentários feitos
pelo intercessor
para cada uma das ideias, tanto as que forem usadas como as que não forem
usadas;
Escrever
no mínimo 5 gratidões relacionada ao uso de cada experimento: ao
intercessor, a dupla, aos alunos da escola, aos colegas da turma, aos prof
colaboradores, aos técnicos consultados.
Sobre cada
experimento use os descritores: nº e nome; material; uso pensado; como foi
usado; gratidão a prof.; gratidão a dupla.
Escrever
gratidões relacionada ao uso de cada experimento.
Desenhar
os experimentos em uso em primeiro plano e os demais elementos da cena em
segundo plano.
10
experimentos 10 desenhos
1
sacola com a frase
10
redações com gratidões
|
13 às 15hs Luciana
Grether
Sala K014
Preparação
do Painel da Apresentação da identificação do objetivo,
com o texto já corrigido
pela professora:
corrigir@terra.com.br
Para fazer o painel para exposição
composto de P2.1, P2.2, P3.1, P3.2
A dupla escolhe:
*
18 experimentos através de desenhos escaneados e
legendados com 18 gratidões,
em 4 folhas A4 impressas modo retrato, em papel 120g.
*
arquivo digital desse material caso precise fazer correções.
*1
folha de cartolina de qualquer cor e cola branca
15 às 17h
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Identificação
do partido adotado
Apresentação
em aula do modo como o intercessor arrumou o quente/frio.
Trazer
a palavra QUENTE numa folha junto da Frase-Objetivo, escrever numa outra
folha a palavra FRIO. Trazer todo o conjunto de experimentos produzidos
para o intercessor e demonstrar em aula como o intercessor arrumou a linha
de objetos um ao lado do outro.
Esses
experimentos em LINHA HORIZONTAL gerados pela frase-objetivo escrita com
palavras, permitem que possamos aprender a fazer a leitura ágrafa do
desejo, isso é, leitura sem as letras.
Escrever
texto contando a dinâmica do 1º quente e frio e um parágrafo contendo os
aprendizados adquiridos com as escolhas próximas à palavra QUENTE.
Esse
é o PARTIDO ADOTADO!
1
desenho da Linha de objetos
1 redação
3 gratidões
Os desenhos, as observações e as gratidões sobre os experimentos são individuais!
Enviar
para a Prof. Socorro Calhau corrigir@terra.com.br
a redação jogo do quente e frio, em arquivo Word, fonte arial, corpo 12
nome do alunoPartido Adotado.doc
|
13 às 19hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
2a Apresentação
Identificação
do Objetivo e
primeiras
experimentações
A
dupla apresenta mostrando:
*Todas as
iscas/experimentos
* Painéis do
processo de trabalho
P1.1 e P1.2
P2.1/P2.2 e P3.1/ P3.2
Contendo
os diferentes usos propostos pelo intercessor para cada um dos experimentos
utilizados;
* 3ª Entrega da
Agenda: contendo:
uma
redação descrevendo, cada experimento: nome do
experimento,material,uso pensado,como foi usado, gratidões a dupla e ao
intercessor;
Para
os experimentos não utilizados agradeça a partir dos comentários feitos
pelo intercessor .
3ª
Avaliação G1
Entregando
dia 25/9 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando
dia 27/9 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando
dia 02/10 os Painéis completos (já corrigidos pela internet) a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6
|
13 às 15hs Luciana
Grether
Sala K014
Representar em desenho a linha horizontal de materiais e formas construídas e desenhadas (1ºquente e frio), e junto escrever a linha de palavras:Frase-objetivo (para essa representação trazer os materiais e as formas).
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Oficina de flexíveis Produzir com base no Partido Adotado 3 alternativas e variações com os experimentos QUENTES para serem levadas ao intercessor.
|
13 às 15hs Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Apresentação de alternativas para o partido adotado.
Apresentar as variações dos experimentos tendo como base o resultado do 1º Quente e Frio e levando em consideração os comentários feitos pelo intercessor.
Experimentando variações que auxiliem na compreensão da função do objeto: tamanho,cor, peso,material, textura.
Misturando as formas e funções dos objetos "quentes"
10
experimentos
10
gratidões
15 às 17hs
Sala de aula entre árvores
Oficina de produção de Imagens com Carlos André Cortes
para produzir com base no Partido Adotado o estudo das variações das imagens nos experimentos QUENTES, para serem levadas ao intercessor
17 às 19hs
Sala de aula entre árvores
Oficina de origami
com a prof. Sandra Gullino
Produzir com base no Partido Adotado 3 alternativas e variações com os experimentos QUENTES para serem levadas ao intercessor.
http://safortesdesign.blogspot.com
Enviar para a Prof. Socorro socorrocalhau@terra.com.br a redação das variações dos experimentos PA, em arquivo Word, fonte arial, corpo 12
nomedoalunoExperimentoVariaçõesPA.doc
Enviar
para a Prof. Luciana ilustralu@uol.com.br
os desenhos das variações dos experimentos Partido Adotado em arquivo JPG
72DPI
NomedoalunoExperimentoVariaçõesPA.jpg
|
13 às 15hs
Socorro Calhau
Sala K14
Aula presencial de texto
15 às 17hs Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Geração de Alternativas
Apresentação
de alternativas experimentadas pelo intercessor
Apresentar os experimentos produzidos com base no 1° quente/frio,
levando em consideração os comentários feitos pelo intercessor
Experimentando variações que auxilem na compreensão da função do objeto:
tamanho, cor, peso, material, textura
Misturando as formas e funções dos objetos "quentes".
.
|
13 às 15hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Trazer as 10
variações dos experimentos e reproduzir em aula como o intercessor arrumou
a linha do 2º QUENTE e FRIO com os Desenhos
de cada variação em uso e fotos dessas experimentações.
Conjunto
de
10
variações;
10
redações
10gratidões
15 às 17hs
Consulta ao Catálogo de Materiais junto aos monitores, que reúne os alunos para fazerem o reconhecimento dos fornecedores de matéria prima no SAARA.
17 às 19hs
sala de computadores
Enviar
para a Prof. Socorro corrigir@terra.com.br
a
redação das variações dos experimentos PA, em arquivo Word, fonte arial corpo 12
nomedoalunoAgendaatéGeraçãode
Alternativas .doc
Enviar
para a Prof. Luciana ilustralu@uol.com.br
os desenhos das variações dos experimentos Partido Adotado em arquivo JPG
72DPI
Nomedoaluno
Geração de Alternativas.jpg
|
13 às 15hs
Luciana Grether
sala K014
Representar em desenhos os diferentes usos propostos pelo intercessor para as alternativas utilizadas.
Desenho das linhas horizontais de materiais e formas feitas no
2º QUENTE e FRIO.
15 as 17hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Definição
da Alternativa Adotada.
Trazer
e apresentar as alternativas usados pelo intercessor;
Observar
e registrar todos os comentários feitos pelo intercessor para cada uma das
idéias, tanto as que forem usadas como as que não forem usadas;
Fotografar
as alternativas sendo usadas;
Escrever
uma redação descrevendo: nome da variação, como foi usado, comentários do parceiro, gratidão
contando para que serviu e o que você aprendeu com cada um deles;
Pedir
que ele arrume as alternativas em linha horizontal entre as palavras QUENTE
e FRIO.
1
desenho da linha do 1ºQuente/Frio que gerou o Partido Adotado
1desenho
da linha do 2º Quente/Frio que gera a
Alternativa Adotada /Protótipo Final
10
desenhos das variações
10
redações + 10 gratidões
|
13
às 15hs Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Geração
de alternativas a partir dos materiais coletados.
Trazer
e apresentar as alternativas produzidas com os diferentes materiais
identificados e reconhecidos durante a visita ao SAARA, tanto para o
projeto com sua dupla, quanto para os projetos de sua turma. Apresentar aos
colegas as amostras de material identificadas que favorecem o trabalho
deles.
A
cada material interessante encontrado, faça associações tanto para o seu
trabalho quanto para os projetos que estão sendo desenvolvidos pela sua
turma. Solicite amostras desses materiais, identificados com os cartões de
visita do local onde foram encontrados para que possam fazer parte do
Catálogo de Materiais ,disponível na Barraca.
Levantamento
de Materiais, Técnicas e situações
análogas
Buscar
em objetos que já existem soluções técnicas e materiais que podem ser
aproveitados.
Buscar
com fabricantes, depósitos, distribuidores de matéria prima, alternativas
de materiais disponíveis para a idéia definida em conjunto com o
intercessor, levando em conta uma vida útil de 5 anos para o protótipo;
Levar e apresentar o conjunto de possibilidades em sala de aula
15 às 17hs
Carlos André Cortes
Sala de aula entre as árvores
Orientação para acabamentos
E finalizações dos textos e das imagen imagens nos protótipos.
17 às 19hs
sala de computadores
Digitar os textos para
enviar para a Prof. Socorro da redação do 2º Quente/Frio que gera a Alternativa Adotada
|
13 às 15hs
Luciana Grether
Sala K14 / Computadores
Colaboração cruzada com Roberta Portas.
Sala dos computadores
Usando o InDesign
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Experimentação
dos Primeiros Protótipos
Trazer
e apresentar o conjunto de protótipos experimentados;
Registrar
com fotografias as experimentações; Apresentar o desenho de como foram
usados os protótipos.
Definir
a quantidade necessária de objetos para que seja possível o uso nas
atividades do intercessor;
Construir
os objetos;
Registrar
o processo de construção dos objetos com fotos e texto descrevendo:
ferramentas usadas, material usado, técnicas usadas, etapas da construção
passo a passo; detalhes de acabamento, moldes;
Produzir
embalagem para o material construído;
1
conjunto de protótipos experimentados
|
13 às 15hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
3a Apresentação
Apresentação do
Protótipo Finalizado
Trazer e apresentar o protótipo
finalizado ainda a ser experimentado pelo intercessor ;
1 protótipo
1 redação +gratidões p/cada alternativa
1 desenho p/cada alternativa
Desenho em linha do 2º quente e frio
AGENDAR HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COM 0S MONITORES
1ª
Avaliação G2
Entregando dia 23/10 a Agenda completa, com todas as
indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando dia 25/10 a Agenda completa,
com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando dia 30/10 a Agenda completa,
com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.
|
13 às 15hs
Luciana Grether
Sala K14 / Computadores
Colaboração cruzada com Roberta Portas- Painéis para Exposição
15 às 17hs
Ana e Vicente Sala de aula entre árvores
Experimentação
Final
Ao
experimentar o objeto final; Registrar com fotos e texto as diferentes
formas de uso propostas pelo intercessor e os comentários feitos por ele em
função do uso e do material;
Apontar
possíveis desdobramentos para o projeto e pontos a serem reformulados;
Fotos
do objeto: em uso , exposto, embalado, onde e como fica guardado quando não
está em uso.
Escrever:
10
gratidões relacionadas com a produção de alternativas geradas antes do 2º
quente e frio com o intercessor, sua dupla, alunos da turma e pessoas
consultadas.
Apresentação
do resultado da experimentação;
Apresentação
das fotos do processo das experimentações;
Texto
descrevendo as situações de experimentação dos
protótipos;
Definição
da embalagem;
Fotos
do protótipo sendo usados pelo intercessor.
4
Gratidões
1
Redação
|
13 às 15hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Preparação do Relatório
Apresentar em arquivo digital ou impresso em preto e branco o relatório, conforme as normas de organização de relatório. Preenchimento da Avaliação do intercessor.
*Apresentação do Relatório contendo os desenhos e anotações do diário conforme as normas de organização de relatório.
Demonstrações para registro fotográfico da experimentação do protótipo no local de uso. Reconhecimento do que deve ser exposto.
15 às 19hs
Sala de computadores
EDigitar textos para enviar para a Prof. Socorro corrigir@terra.com.br
a redação sobre Experimentação Final e Conclusão individual em arquivo Word, fonte arial, corpo 12.
nome do alunoExperimentação Final.doc
nome do alunoConclusão individual
.doc
|
13 às 15hs
Sala K14 / Computadores
Roberta Portas e Luciana Grether
Colaboração
cruzada para Diagramação do
Relatório
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Apresentação do Relatório
Apresentar em arquivo digital ou impresso em preto e branco o relatório, conforme as normas de organização de relatório. Preenchimento da Avaliação do intercessor.
*Apresentação do Relatório contendo os desenhos e anotações do diário conforme as normas de organização de relatório.
.
|
13 às 15 hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Organização do material para Apresentação;
Convite para o intercessor : nome do projeto, nome intercessor completo, e-mail, horário apresentação.
Embalagem e classificação para: experimentos 1ºquente e frio, alternativas 2ºquente e frio, protótipo final.
15 às 17hs
Sala de aula entre as árvores
Oficina de encadernação com a Prof. Cristina Viana
www.palmarium.com.br para a produção do relatório desse semestre .
17 às 19hs
Sala de computadores
Digitar os textos para
enviar para a Prof. Socorro socorrocalhau@terra.com.br o texto da Ficha Resumo em arquivo Word, fonte arial, corpo12.
nome da duplaFicha Resumo.doc
|
13 às 15hs
Luciana Grether
Sala K014
Preparação
do painel de apresentação: construção, experimentação, ficha resumo,
avaliações e conclusões.
Para
fazer o painel para exposição composto de P4.1/ P4.2
P5.1/ P5.2
Cada
dupla traz: 4 folhas A4 impressas modo Retrato contendo :
*conjunto de fotos dos detalhes da construção, legendados com as gratidões (P4.1) .
*Ficha Resumo frente(P4.2) e verso(P5.1) em folhas separadas modo Retrato.
*Avaliação do intercessor e Conclusão dos alunos
(P5.2)
* Trazer
arquivo digital desse material
caso precise fazer correções.
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
Preparação da Ficha Resumo
* Trazer fotos do objeto em uso para escolher quais resumem o processo vivido.
* Trazer rascunho do verso da ficha resumo já corrigido pela prof Socorro.
*Avaliação do intercessor e Conclusão individual dos alunos.
* Trazer arquivo digital desse material caso precise fazer correções.
|
13 às 15 hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Preparação da Ficha Resumo
* Trazer fotos do objeto em uso para escolher quais resumem o processo vivido.
* Trazer rascunho do verso da ficha resumo já corrigido pela prof Socorro.
*Avaliação do intercessor e Conclusão individual dos alunos.
* Trazer arquivo digital desse material caso precise fazer correções.
15 às 19hs
Sala de aula entre árvores
Preparação do Painel de Apresentação: construção,
experimentação, ficha resumo, avaliações e conclusões .
Para fazer o painel para exposição composto de P4.1/ P4.2 P5.1/ P5.2
Cada dupla traz: 4 folhas A4 impressas modo Retrato contendo :
*conjunto de fotos dos detalhes da construção, legendados com as gratidões (P4.1) .
*Ficha Resumo frente(P4.2) e verso(P5.1) em folhas separadas modo Retrato.
*Avaliação do intercessor e Conclusão dos alunos (P5.2)
* Trazer arquivo digital desse material caso precise fazer correções.
|
13 às 15hs
Luciana Grether
Sala K014
Colaboração cruzada
com Leônidas.
Desenho técnico do protótipo.
Leitura
de Relatório e Entrega e revisão de arquivo
digital com a foto e o texto da Ficha Resumo em português e em
inglês.
Entrega
e revisão de 3 cópias da Ficha Resumo (Frente - Verso) em papel
couchê 120g impressão colorida.
2ª Avaliação G2
Entregando
dia 22/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando
dia 27/11 os Painéis completos
e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das
tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando
dia 29/11 os Painéis completos
e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das
tarefas preenchidas sua nota será 6.
|
13 às 15 hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre as árvores
Entrega do Relatório, arquivo digital com a foto e o texto da Ficha Resumo em português e em inglês e de 3 cópias da Ficha Resumo com frente e verso em papel couchê 120g impressão colorida.
2ª Avaliação G2
Entregando
dia 22/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando
dia 27/11 os Painéis completos
e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das
tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando
dia 29/11 os Painéis completos
e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das
tarefas preenchidas sua nota será 6.
|
15 às 17hs
Ana e Vicente
Sala de aula entre árvores
2ª Avaliação G2
Entregando
dia 22/11 os Painéis completos e desenhos já corrigidos e a Agenda
completa, com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando
dia 27/11 os Painéis completos
e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das
tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando
dia 29/11 os Painéis completos
e desenhos já corrigidos e a Agenda completa, com todas as indicações das
tarefas preenchidas sua nota será 6.
|
Agendamento com o intercessor das 9 às 19hs
Sala de aula entre as árvores
APRESENTAÇÃO FINAL
Ana, Vicente, Luciana,Socorro, Monitores , todos os prof Colaboradores e familiares.
Exposição, Apresentação Final e Entrega do Protótipo ao Parceiro Intercessor
Com a importante presença dos intercessores, do grupo social, parceiro de projeto , convidados e familiares.
Apresentação com os 5 painéis construídos ao longo do semestre:
P1.1, P1.2
P2.1, P2.2,
P3.1, P3.2,
P4.1, P4.2,
P5.1, P5.2
Trazer TODAS as "iscas” /experimentos e o
protótipo finalizado e embalado.
Entrega do Protótipo finalizado ao intercessor durante essa apresentação.
2ª Avaliação G2
Entregando dia 22/11 os Painéis completos textos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa,
com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 10.
Entregando dia 24/11 os Painéis completos textos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa,
com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 8.
Entregando dia 27/11 os Painéis completos textos e desenhos já corrigidos e a Agenda completa,
com todas as indicações das tarefas preenchidas sua nota será 6.
|