Jô Santos Gratidões 2018.1
Agradeço ao Arthur pelo fato de observá-lo em sua movimentação corporal na aula Yoga o quanto ele presta atenção em si mesmo, no seu próprio corpo e nos seus próprios gestos. Esse fato gerou em mim reconhecer que nosso corpo fala, mostra quem nós somos, ou como nós estamos, nossa segurança ou nossa fragilidade naquele momento.
Agradeço a Eneida por permitir o seu dançar livremente em suas criações espontâneas, esse fato gerou em mim reconhecer mesmo em sua participação em grupo a sua paixão pela Dança;
Agradeço a Fernanda Medina no primeiro dia de aula em sua demonstração de afeto por mim falou: “- Que eu era preta mais linda”. Ao finalizar sua fala, arrependeu-se e desculpou-se pelo que falou. Esse fato gerou em nós uma cumplicidade carinhosa, demonstrando confiança ao desenvolver suas criações nos movimentos.
Agradeço à Juliana nosso “hd externo vivo”, pois sempre lembra as datas e todas solicitações nas aulas, isso gera em mim desejar ser mais organizada e ter uma memória como a sua, infalível e comprometida com o que foi solicitado.
Agradeço ao Luiz Felipe que inicialmente fazia brincadeiras com os colegas “zoando”, implicando com os demais. Atualmente mudou, gerando em mim reconhecer que ele continua a fazer, porém sabe o momento de parar para iniciarmos a aula com mais atenção.
Agradeço a Manuela em sua participação nas aulas demonstrando um maior envolvimento com os colegas, esse fato gerou em mim o quanto é importante estarmos bem com nós mesmos pois a nossa alegria demonstra a nossa felicidade.
Agradeço a Maria Clara nesse semestre poder mostrar os movimentos e gestos próprios, diferentes dos semestres anteriores enquanto suas amigas estavam presente. Gerando em mim reconhecer que ela sentiu falta das amigas, porém sozinha revelou a sua própria movimentação corporal, mais suave ao demonstrar um maior envolvimento com a música.
Agradeço ao Nicolas no primeiro dia de aula ao relatar seu comentário na participação com o grupo: - " eles me zoarão”, quando criou seu movimento próprio, gerando em mim reconhecer que mesmo independentemente de qualquer motivo podemos criar e reinventar nossos gestos.
Agradeço a Roberta por expressar seus sentimentos verbalmente o que deseja para as pessoas a sua volta, isso gerou em mim o quanto é importante externar os sentimentos.
Agradeço a Tainá pela busca pelo olhar do outro ao exprimir seus sentimentos com movimentos corporais em dupla, esse fato gerou em mim como é importante ter outros em nossa história.
Agradeço ao grupo dos alunos que durante todo semestre no ginásio solicitei nas aulas para ampliarem seus movimentos, e no dia da apresentação eles realizaram a dança na sala de aula entre as árvores em volta da mesa do aniversário, assim foi necessário reduzir os movimentos , possibilitando a participação da Ana e dos convidados incluídos na dança do Cacuriá com música e dança ao vivo. Gerou em mim a flexibilidade do ampliar e reduzir de acordo com a realidade apresentada.
Agradeço a Ana Branco por me ajudar a expor o que faço no nosso trabalho com as transformações e realizações que desenvolvo nas aulas, gera em mim mais desejo e paixão para trabalhar com a dança.
Agradeço a Claudinha por ser guerreira e acreditar na Vida gera em mim mais força na minha luta.
Agradeço ao Dudu pela tranquilidade, disponibilidade em colaborar e orientar o coletivo nas apresentações gerando em mim poder confiar no amigo para esse trabalho em harmonia.
Agradeço a Fernanda que ao propor uma criação dos alunos com dança gerou em mim a certeza de estar pronta para realizar um trabalho multidisciplinar.
Agradeço a Marcela que ao sugerir que realizássemos a dança na sala de aula entre as árvores no dia do encerramento gerou em mim realizar mudanças e adaptações em tempo real.
Agradeço aos nossos queridos monitores por relatarem que os exercícios de relaxamento do início das aulas os energizavam para o dia, gerando em mim reconhecer o quanto é vital pequenas pausas para respirar e relaxar.
Agradeço a Júlia com seu olhar atento com o movimento de quem estava ao seu lado. Gerando em mim constatar que tudo é possível! só depende da nossa escolha.
Agradeço a Luisa ao descrever minhas aulas com seu olhar atento, gerou em mim vontade de ter a avaliação de meu trabalho registrado a todo momento.
Agradeço ao Guilherme ao criar sua movimentação corporal nos momentos solicitados gerou em mim reconhecer que a criatividade ultrapassa muitas barreiras.
Agradeço a todos professores pela oportunidade que estou tendo do aprendizado com cada um de vocês, gerando em mim vontade de continuar!
Grande beijo carinhoso!!! Jô