Gratidões de Ana Branco AOS Monitores e Professores 2018.2

 

Agradeço a FERNANDA ABRANCHES sua segurança para trabalhar com os alunos nesse semestre o que ela aprendeu com Ligia Clark há anos atrás! Quando fazia o mestrado e vinha contente contar suas descobertas! Gerando em mim reconhecer que a cada dia você está ficando mais forte e mais segura com o que está fazendo!

Agradeço ao DUDU ter feito o desenho de cada aluno desse semestre e me pergunta se aquelas imagens podem ser consideradas como gratidão. Gerando em mim lembrar que quando você fazia colaboração com os alunos de projeto você estimulava a construção de bonecos com resíduos plásticos. Juntando com os desenhos que você fez de cada aluno do AEIOU pensei que no próximo semestre cada aluno pode construir um boneco que o represente, isso é que fale por ele, que o corpo do aluno possa ficar escondido por um pano e o boneco aparece para falar das coisas que só escondido a gente fala. Que o boneco possa encorajá-los a falar de si. Do seu cotidiano, das suas férias, suas descobertas...cantar a música que gosta, ou manter sua presença na aula caso precise faltar. Cada desenho pode ser mostrado para cada um dos nossos alunos separadamente para saber se eles se sentem identificados nos desenhos que você fez. E esse desenho deve ser modificado até que cada um sinta-se representado! Podemos usar foto, xerox, etc...Até que um dia esse boneco possa ter um coração para receber as singularidades que o grupo identifica e reconhece em cada um.

 

Agradeço a MARCELA o empurrão que me deu para ir a Salvador sozinha! Gerando em mim conhecer uma grande amiga a Lydia Hortelio que participou de todos os trabalhos que fizemos no Museu de Arte da Bahia e no desenho coletivo com as frutas na Feira Agroecológica na UFBA! Que Festa, fizemos até uma grande roda de Tindolelê!

 

Agradeço a ter organizado para o encerramento de final de semestre com os alunos o Maculelê, dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena que em dezembro comemora NSra da Conceição! Gerando em TODOS, alunos e familiares acompanhar com as palmas a nossa alegre e poderosa identificação!

Agradeço a CAROL ser nordestina! Povo que o Brasil todo se orgulha! Esse seu modo atento, devagar, delicado, permite fazer milagres com os alunos do AEIOU! Consegue que ninguém fique parado durante as aulas... descobre o melhor modo de acomodá-los na Barraca para fazerem as tarefas em conforto considerando as dificuldades e facilidades de cada um! Gerando em mim reconhecer o quanto você termina esse tempo como bolsista fortalecida!

 

Agradeço a LUISA MASSI sua comunicação suave com os alunos do AEIOU! Sua gentileza delicada faz milagres! Ter se incluído e anotado o que o grupo falou depois de ver a vídeo-carta das crianças IKPENG /MARANGMOTXIGMO MIRANG mostrando suas famílias, suas brincadeiras, seu modo de vida. Gerando em mim poder conhecer melhor você e os alunos novos que chegaram nesse semestre. Que presente!

 

Luiz Felipe, “gostei quando eles mergulharam na água”

 

Fernanda, “gostei de ver o bater o timbó para matar o peixe para comer”.

 

JOÃO PEDRO, “gostei do peitão da índia”

 

LEO, “lembro deles caçando o peixe. ”

 

Cacá “ralando a mandioca”.

 

Juju “do desenho com as tintas no corpo. ”

 

Manu, “ficou surpresa como os meninos da escola desenhavam bem no papel! ”

 

Arthur, “gostei mais de ver a maquiagem branca cobrindo todo o rosto! Na festa que recebe os ancestrais. ”

 

Roberta, “crianças grandes tomando banho no rio e dançando”.

 

Carol ” gostei de ver as crianças fazendo o próprio brinquedo, os aviõezinhos”.

 

Luisa “a dança dentro da oca chamando os espíritos ancestrais”.