Gratidões de Emilie Sylvie
21/02/14
Eu agradeço a natureza pela fato de me fazer descobrir coisas novas ainda hoje. Aprender a ver a cenoura de um outro jeito, e prestar mais atenção a como trata-la gerou em mim uma vontade de fazer a mesma coisa com muitos outros elementos que a natureza nos oferece. Gerou em mim também um sentimento de esperança para o futuro. A natureza é rica e tenho ainda muitas coisas para descobrir, seja para mim, mas seja também para cuidar dela e respeitar ela ao máximo.
Por fim, sendo minha primeira aula, eu estou muito feliz de ter participado nessa experiência, e fico mais tranquila com um sentimento de serenidade.
25/02/14
Eu agradeço a corda pelo fato de me ter feito descobrir que o movimento que eu posso fazer, gera necessariamente um outro movimento. Tudo esta ligado. E eu sou ligada ao mundo inteiro que esta também em movimento. E essa interação é muito importante e essencial e preciso cuidar e prestar atenção a qualquer movimento ou coisas que eu faço na vida de cada dia. Foi super interessante por em releve graças a corda esse fato. Gerou em mim , um estado de surpresa, e quero prestar mais atenção a tudo que eu faço.
11/03/14
Eu agradeço a natureza por fornecer tantas cores. Me dei conta que não presto bastante atenção ao que da a natureza. Por exemplo costumo comer beterraba, e nunca reflexionei sobre a cor que ele produz, os pigmentos que tem.
As cores são omnipresentes nas nossas vidas, e a pigmentação é tão incrível.
14/03/14
Agradeço o Planeta pelo fato de ter gerado vida nela. Eu agradeço a areia pelo fato de ter gerada muitas emoções em mim. Ao falar com ela, me dei conta que nao perguntei as boas coisas. que o mais importante, não é de onde vem, e para onde vai, é sim de saber como se sente, como acha o desenvolvimento, se ela esta feliz nas minhas mãos. Agradeço areia de me ter deixado toar ela. Uma vez mais, me dei conta que vivo em nosso planeta, pisando no chão, usando os recursos, mas sem prestar atenção realmente nele e em todos os elementos. nunca tinha observado a areia assim.
Nunca tinha pegado tempo de conversar com ela. de tentar entender ela. Isso é uma felicidade, e ima vontade, de tentar ter novas percepções do planeta e de todo que o compõe, de todas as coisas que convivem nele, juntas. Ademais gerou em mim a sensação de eterno, de vida e do que a nossa estadia aqui no planeta é muito curto, então tenho que aproveitar, e tentar descobrir tudo com olhos de criança.
28/03/14
Eu agradeço uma vez mais a natureza pelo feito de me fazer descobrir a imensidade das possibilidades que ela oferece e da multidão das combinações possíveis. Ver essa mistura sobre aquela trabalhamos bastante e cuidamos, deixa um sabor ainda melhor. A natureza tem mecanismos naturais muito ricos, e temos que os aprender, conhece-los e viver com eles.
FILME: Ponto de mutação
Eu agradeço ao diretor do filme pelo fato de ter escrito um roteiro tao legal, interessante e verdadeiro. Com efeito, os tres protagonistas conversam sobre um assunto que me preocupa faz ja muito tempo e que tem intensificado muito esse ultimo ano. Como conseguir melhorar o nosso mundo e o jeito de viver dos povos e dos estados a partir de uma politica melhor? Como conseguir ligar os dois: politica e futuro do mundo mais sustentatavel e respeituoso? E um assunto interessantissimo e necessario a ser abordado, porem, nao preocupa realmente os politicos hoje em dia, e os politicas ficam ainda com uma visao erada do mundo e com um jeito erado de abordar o problema. Esse filme gerou em mim uma vontade ainda mais forte de atuar realmente na nossa sociedade mondial, e nao so ficar criticando os erros dos politicos e esperar mudancas. Todo o mundo pode mudar as coisas.
FILME: La belle verte
Eu agradeço todas as pessoas que participaram na realisaçao desse filme malouco e muito legal pelo fato de me tar feito descobrir o nosso mundo de um outro jeito e com uma outra visão. Adorei descobrir o nosso Planeta como sendo um “estrangeiro”. Gerou em mim muita curiosidade e tambem muita felicidade de viver e conviver no universo.
FILME: Camelos tambem choram
Eu agradeço o filme pelo fato de me ter feito descobrir melhor a cultura nomade, com esse outro jeito de viver, e esse repeito enorme para a natureza. A diferenca entre o mundo do comercio, meu mundo hoje em dia, e o mundo dos protagonistas é enorme, e descobrir a reacao deles ao longo do filme é muito interessante. Gostei muito o filme. Gerou em mim um pouquinho de tristeza enquanto nosso mundo atual, mas tambem, bastante esperança!
01/04/14: RECONHECENDO ARGILA Eu agradeço o argila para esse momento de graça. Nunca considerei muito o argila, nem tinha prestado muita atenção nele antes. Hoje, eu me arrependo de ter desprezado ele antiguamente. Esse encontro entre o argila e eu foi muito forte, talvez graças à “forma” e estrutura dele. Ele é tão modulável, que se adaptou rápido às minhas mãos, e eu meadaptei na presença dele. Tive a sensação de ter uma secunda pele. Juntos, formamos um ser só, essa coesão foi increível. Gostei brincar com ele. Mas gostei também tentar escutar ele e sentir ele. Sentir o calor do argila na minha pele foi uma sensação bastante forte. Eu estou feliz de ter encontrado o argila hoje. E estou feliz de saber que a gente tem ainda tempo para se conhecer melhor.
11/04/14: RECONHECENDO A TERRA NO PROCESSO DE COMPSTAGEM Eu agradeço a natureza, a terra, os seres vivos, o planeta pelo fato de ser tão potentes, e ainda mais potentes atuando todos juntos. A natureza e a Terra são capaz de tudo. Nós, seres humanos, nós somos tão fracos em comparação dela. Nós somos somente os piores predadores da Terra como falou a Ana. Essa frase tão forte e tão verdadeira gerou em mim muita raiva e muita tristeza. Enquanto a Terra é tão forte, tão linda, com tanto potencial, nós a destruimos pouco pouco. A humanidade deveria ficar envergonhada. Hoje, gostei demais desse encontro. 15/04/14: FILMES Futuro roubado - bbc londres Um filme que uma vez mais me assustou bastante. Eu não sabia nada a propocito desse tema, e fiquei sorprendida demais. Ilustra realmente o fato do que os seres humanos estão se destruindo eles mesmo! A evolução da fertilidade masculina a través dos tempos é muito chocante ! e não é só o problema da fertilidade, é um problema geral que gera danos no Planeta inteiro. Os produtos químicos estão nos matando. O nosso mundo atual e nossas sociedade são maloucas. Somente para fazer o máximo de dinheiro, as pessoas são prontas à sacrificar o meio ambiente os animais, e também a nossa espécie. Não posso acreditar nisso. Que pena. Me da vontade de chorar, chorar, e gritar! A carne é fraca - Instituto nina rosa Eu gostei muito esse documentário sobre o consumo da carne. Eu sou vegetariana, e esse filme fortaleceu minhas convições sobre a carne. As pessoas, em geral, estão ficando malucas, para comer carne, e isso à qualquer preço. E um problema mundial, e triste, e o caminho para fazer mudar as mentalidades, parece ainda longo!
25/04/14: DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM DESIDRATAÇÃO DE SEMENTES GERMINADAS Eu agradeço a Ana pelo fato de nós fazer descobrir coisas increíveis cada aula! A diversidade das descobertas que estou fazendo é estupenda. Cada dia, eu me dou conta que que eu não sei nada da natureza. Tenho ainda para descobrir. Até hoje, nem sabia muitas coisas sobre os sementes. So úsava alguns as vezes, não mais... E agora, me sinto só uma consumidora, que aproveita sem prestar atenção realmente e sem dar outras coisas em troca! Cada vez mais, eu descobro novas coisas, novos processos, e eu me sinto cada vez mais, mais feliz, cheia de esperança e mas apaixonada pela Natureza!
29/04/14: DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM ALTERAÇÃO DE TEMPERATURA Eu agradeço a Natureza pelo fato de oferecer para nós a sua diversidade, beleza e riqueza. Cozinhar assim e trabalhar com as possibilidades que os seres vivos dão para que eles se tornem alimentos foi uma experiência muito enriquecedora. Esquenta-los só um pouquinho para fazê-los se revelar ainda mais foi interessantíssimo. Gerou em mimum sentimento no mesmo tempo de felicidade e des culpabilidade, porque até agora, sempre usei alimentos sem pensar no valor real deles. Nunca pensei realmente sobre quem eles são antes de virar alimentos. Assim, pensando em tudo sso, a comida preparada com amor e respeito foi bem mais saborosa.
2/06/14: FILMES: Super size me - Morgan spurlock Nem precisava um filme para pôr em relieve os efeitos desastrosos desse tipo de alimentação que é a comida fornecida pelos resataurante de fast food. Porém, tenho que admitir que não pensei que ia ter tantas consequência na saúde somente depois de um mês... Não é comida, é veneno de verdade. E isso para que? Uma vez mais para o dinheiro, para ganhar mais nessa sociedade de consumo as industrias criam coisas horriveis. E increível como nos estamos nos desprezando e destruindo. E o pior nessa brincadeira, é que muitas pessoas tomam prazer à se destruir desse jeito comendo essa “comida” venenosa. Eu não estou acostumada comer comida de fast food, deve fazer 4 anos nem entrei num Mcdonalds, mas com certeza, nunca entrarei mais ! Obrigada Morgan spurlock por fazer um filme assim para tentar sensibilizar as pessoas !
Conexão dioxina Filme, super interessante ! Eu também, como as pessoas intrevistas ao inicio, eu nem conhecia o que que era a dioxina. Eu gradeço todos os cientistas que se dedicam a pesquisar e tentar nos informar sobre os problemas e danos que os seres humanos causam à Natureza.
06/05/14: RECONHECEN DO CONCHAS Eu agradeço àas conchinhas pelo fato de me ter feito sentir de um jeito diferente, e de me ter feito aprender o mundo como nunca tinha feito até agora. Fiquei atenta ao que cada uma delas tinha para mes dizer, para me ensinar, me mostrar . Tentei dar o melhor de mim para agradecê-las, e dar tudo o que podia. Fiquei concentrada ao máximo, e no mesmo tempo sentir super relaxada, num estado de harmonia intensa. Esqueci quem eu era, a onde eu estava e o que estava fazendo. Gerou em mim serenidade e vontade de ficar nesse estado muito tempo. Foi bom demais. Muito instrutivo, uma troca interessantíssima. Acabou demais cedo, não queria que acabasse. Porque foi uma experiência meio malouca, pensando na vida, na morte, nos outros, nos seres vivos, da instabilidade da vida da diversidade do mundo, etc. Conchas vivem ainda, mesmo depois da morte do ser vivo que morava dentro, e atravessaram o mundo bem mais do que qualquer pessoa. Fiquei admirativa pensando na força delas!
13/05/14: DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS Eu agradeço os alimentos pelo fato de dar tantas possibilidades de experiência ! A nriqueza da natureza não para de me sorprender. Fantástico ! E sempre muito instrutivo e interessante.
16/05/14: FILMES Agrossilvicultura ,-E.gotsch Quel legal esse documentário, e que legal o que o Ernest está fazendo na Bahia tentando recuperar a mata destruida com a arofloresta. Esse processo de recuperação de floresta é interessantíssimo e é uma verdadeira revolução no modo de fazer agricultura! Me faz pensar que tudo ainda não está perdido. Com efeito, as vezes, ao olhar como esta evoluindo nossas sociedades, e ao olhar como nós, seres humanos, estamos danificando o Planeta, eu fico Emilie Sylviemuito pessimista enquanto ao futuro. Parece que tudo que fizemos, destruindo cada vez mais a natureza, é irreversível, e parece que não tem outras opções do que chorar. Mas finalmente esse documentário me dá esperança enquanto o fturo. Me mostrou que ainda tem bastante possibilidades para atuar e tentar salvar o Planeta. E agora, tenho uma certeza, quero contribuir ativamente nessa luta ! não sei como exatament, mas eu vou.
20/05/14: APRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA ENTRE AS ÁRVORES E BIBLIOGRAFIA.
23/05/14 : PREPARAÇÃO PARA A PROVA E DEMONSTRAÇÃO DE FESTA JUNINA E agradeço a turma inteira cheia de pessoa amáveis pelo fato de sempre me dar a oportunidade de compartilhar momentos tão legais! Preparar a canjica todos juntos foi uma experiência bem rica e muito agradável ! descobrir também como usar o cacau foi interessantíssimo, porque eu, vendo da Europa nem conhecia a aparência da fruta ! ahah ! O único lamento que eu tenho é que não pude compartilhar a comida com todo o mundo, porque eu tive que sair da aula para ir fazer uma apresentação ! que pena Conviver com o biochip? Fazer as aulas de Convivência com o biochip foi uma experiência que me ensinou bem mais do que qualquer matéria que eu fiz durante esse periodo. Foi uma revelação de verdade ! Até agora, eu só tinha uma opinião péssimista enquanto nosso mundo geral, nossas sociedades, nosso jeito irrespeituoso de tratar o nosso Planeta. Tinha uma visão péssimista sobre nossa maneira de conviver com os outros hoje em dia, maneira que fica cada vez mais numa visão egoista. Porém descobriendo o biochip graças à Ana e a galera da turma, me dei conta que tudo não está perdido e que ainda tem esperança ! Descobri que não sou a única a ser preocupada com jeito de evoluir da nossa sociedade e com a relação que existe entre a Natureza e os seres humanos que está enfraquecendo muito e se tornando bastante irrespeituosa. Tem muitas pessoas que ficam preocupada e que querem voltar à um mundo mais saudável, mais agradável, cheio de amor e carinho ! Então me dei conta que no lugar de me queixar, ficar pessimista, criticar a nossa sociedade de consumo horrivel e considerar a luta como sendo já perdida, eu posso atuar também, junta com os outros, formando assim um grupo de esperança. Porque o nosso mundo é construido cada dia por nós. Somos nós mesmo quem criamos e construímos a relação de convivência com a Natureza. Assim é obvio que podemos atuar para melhorar essa relação ! Ademais, realizei que não existe pequenas ações, e atuar só na minha escala, já é ! (enquanto ante, pensava que se não for para atuar na escala mundial, não servia para nada...). E com a contribuição de cada um, que vamos mudar as coisas e voltar à repeitar o que nós dou a vida! Também, graças à convivência com o Biochip, aprendi a prestar mais ateção ao nosso mundo em geral e ás coisas simples da vida, a considerar mais minhas percepções que nfelizmente, tinha desprezida! Isso foi uma descoberta que me transtorno e que não quero esquecer, nunca ! Assim, cheguei então a botar em dúvida tudo da minha vida: O que estou fazendo? Aonde eu vou? Porque continuar em engenharia civil?
Porque não só se contentar do mais importante, é dizer conviver com a Natureza e se dedicando para ela? Porque essa necessidade do dinheiro?. Realmente fiquei transtornada, e ainda não consegui encontrar respostas, e não sei se um dia eu vou encontrá-las. Mas, o mais importante é que entrei nesse processo de questionamento e mudança, é o que conta mais !
Minha visão do mundo mudou, minha visão do futuro também. Eu tenho que desenvolver coisas que eu acho justas e necessária, e fazer essa matéria me trouxe um pouquinho de força e algumas chaves para poder conseguir! Obrigada por Tudo Ana! Obrigada à Natureza!
27/05/14: FILME Les baloons - Etienne chambolle Um filme lindo demais. Sabia nada desse fato, mas as obras são muito bonitas. Para mim, incarna a esperança que nos podemos ter no futuro, se todas as pessoas se envolverem para fazer a coisas melhorarem e devolver o que nos roubamos à natureza.