Gratidões de Stuart Campos

 

Aprendi que a sociedade é uma rede de relacionamento, de convivência, ou um conjunto de redes. Aprendi que vivemos numa grande rede onde interagimos, influenciamos outras muitas pessoas e somos influenciados. Aprendi e agradeço por isso que o melhor jeito de se viver em sociedade é com amor, com bom humor, é sorrindo.

 

Agradeço por fazer parte dessa turma.

 

Agradeço por estar aqui na Puc.

 

Agradeço pela companhia dessas pessoas.

 

Aprendi que o melhor jeito de se viver em sociedade é estando dentro da rede, é estando ligado a outras pessoas. Fora da rede nos sentimos sozinhos. Agradeço a estar nessa aula. Pelo fato de estar conhecendo uma nova perspectiva de vida. Que gerou em mim novos conhecimentos e um novo entendimento da vida.

 

Nunca havia imaginado desenhar com alimentos.

 

Tem sido uma ótima experiência a aula. É uma experiência totalmente sinestésica. Você manipula os alimentos usando o tato, faz uma composição usando a visão e sempre pode usar o paladar no processo provando os alimentos.

 

Aprendi que com diferentes cortes e cenoura fica com diferentes gostos: mais doce, menos doce, etc...

 

Agradeço a professora. Pelo fato de estar ampliando meus horizontes. Que gerou em mim mente aberta na vida, na relação com os outros e no constante aprendizado.

 

Agradeço a natureza. Pelo fato de ter tanta diversidade, tanta beleza. Que gerou em mim felicidade de viver nesse mundo. Observar as cores da cenoura, da beterraba, do repolho roxo e da maça me “deslumbrou”. Fiquei impressionado com as bonitas cores que essas frutas e legumes têm. Também realizei que muitas coisas, como tintas, tentam “copiar” essas cores e essas características.

 

Agradeço a professora. Pelo fato de ter uma grande visão da vida. Que gerou em mim novas perspectivas de vida e ótimas reflexões. Está sendo uma grande experiência fazer esta matéria. Muitas experiências sinestésicas!!! Experiências de vida, com vida e para a vida!

 

Agradeço a poder assistir a esse filme. Pelo fato de tomar conhecimento de uma discussão importante para nossa sociedade, para o nosso mundo. Que gerou em mim reflexões além do prazer de assistir a um filme com um roteiro e diálogos muito ricos. Agradeço a ter a chance de ter esses novos conhecimentos Pelo fato de ter assistido a um filme tão “cabeça” Que gerou em mim revelações sobre o mundo e novos entendimentos Mais uma vez nessa aula me sinto a parte de um todo. Me sinto como uma pequena parte de um mundo que é vivo e é composto por muitas e muitas outras partes vivas. Faço parte de um mundo de milhões e milhões de anos.

 

A areia provavelmente tem milhões de anos. Estamos (humanos) aqui, agora, tendo a maravilhosa oportunidade de viver nesse mundo. A areia faz parte do solo, que é de onde viemos e para onde vamos nesse ciclo da vida. Temos que aproveitar a vida que temos e cuidar da vida do mundo. Agradeço a areia. Pelo fato de me fazer pensar no mundo. Que gerou em mim reflexões sobre nós humanos como parte de um todo, de um planeta, da natureza. Obrigado por estar nessa aula!!! Agradeço a você professora. Pelo fato de estar me ensinando uma outra maneira de ver a vida, uma outra perspectiva. Que gerou em mim reflexões sobre a maneira que vivemos e uma vontade de viver melhor. Pude experimentar uma comida realmente natural que combina com um estilo de vida leve e natural. Muito boa a comida!!! Agradeço por estar fazendo esse curso. Pelo fato de estar aprendendo coisas novas e novas maneiras de enxergar a vida. Que gerou em mim uma nova maneira de viver, de entender a vida. Vejo que o estilo de vida proposto pela professora é muito saudável e se destaca comparado à maneira que a maioria vive.

 

Conclusão (pra que serviu?)

Aprendi que a sociedade é uma rede de relacionamento, de convivência, ou um conjunto de redes. Aprendi que vivemos numa grande rede onde interagimos, influenciamos outras muitas pessoas e somos influenciados. Aprendi e agradeço por isso que o melhor jeito de se viver em sociedade é com amor, com bom humor, é sorrindo. Agradeço por fazer parte dessa turma. Agradeço por estar aqui na Puc. Agradeço pela companhia dessas pessoas

Aprendi que o melhor jeito de se viver em sociedade é estando dentro da rede, é estando ligado a outras pessoas. Fora da rede nos sentimos sozinhos. Agradeço a estar nessa aula. Pelo fato de estar conhecendo uma nova perspectiva de vida. Que gerou em mim novos conhecimentos e um novo entendimento da vida.

Nunca havia imaginado desenhar com alimentos. Tem sido uma ótima experiência a aula. É uma experiência totalmente sinestésica. Você manipula os alimentos usando o tato, faz uma composição usando a visão e sempre pode usar o paladar no processo provando os alimentos.

Aprendi que com diferentes cortes e cenoura fica com diferentes gostos: mais doce, menos doce, etc... Agradeço a professora. Pelo fato de estar ampliando meus horizontes. Que gerou em mim mente aberta na vida, na relação com os outros e no constante aprendizado. Agradeço a natureza. Pelo fato de ter tanta diversidade, tanta beleza. Que gerou em mim felicidade de viver nesse mundo. Observar as cores da cenoura, da beterraba, do repolho roxo e da maça me “deslumbrou”. Fiquei impressionado com as bonitas cores que essas frutas e legumes têm. Também realizei que muitas coisas, como tintas, tentam “copiar” essas cores e essas características. Agradeço a professora. Pelo fato de ter uma grande visão da vida. Que gerou em mim novas perspectivas de vida e ótimas reflexões. Está sendo uma grande experiência fazer esta matéria. Muitas experiências sinestésicas!!! Experiências de vida, com vida e para a vida! Agradeço a poder assistir a esse filme. Pelo fato de tomar conhecimento de uma discussão importante para nossa sociedade, para o nosso mundo. Que gerou em mim reflexões além do prazer de assistir a um filme com um roteiro e diálogos muito ricos. Agradeço a ter a chance de ter esses novos conhecimentos Pelo fato de ter assistido a um filme tão “cabeça” Que gerou em mim revelações sobre o mundo e novos entendimentos Mais uma vez nessa aula me sinto aparte de um todo. Me sinto como uma pequena parte de um mundo que é vivo e é composto por muitas e muitas outras partes vivas. Faço parte de um mundo de milhões e milhões de anos. A areia provavelmente tem milhões de anos. Estamos (humanos) aqui, agora, tendo a maravilhosa oportunidade de viver nesse mundo. A areia faz parte do solo, que é de onde viemos e para onde vamos nesse ciclo da vida. Temos que aproveitar a vida que temos e cuidar da vida do mundo.

Agradeço a areia. Pelo fato de me fazer pensar no mundo. Que gerou em mim reflexões sobre nós humanos como parte de um todo, de um planeta, da natureza. Obrigado por estar nessa aula!!! Agradeço a você professora. Pelo fato de estar me ensinando uma outra maneira de ver a vida, uma outra perspectiva. Que gerou em mim reflexões sobre a maneira que vivemos e uma vontade de viver melhor.

Pude experimentar uma comida realmente natural que combina com um estilo de vida leve e natural. Muito boa a comida!!! Agradeço por estar fazendo esse curso. Pelo fato de estar aprendendo coisas novas e novas maneiras de enxergar a vida. Que gerou em mim uma nova maneira de viver, de entender a vida. Vejo que o estilo de vida proposto pela professora é muito saudável e se destaca comparado à maneira que a maioria vive.

Agradeço à terra. Pelo fato de me mostrar que somos todos um só, que está tudo ligado. Que gerou em mim uma sensação de unidade com a natureza

Agradeço ao aipim, à cebola, ao pimentão e aos outros alimentos naturais da aula de hoje. Pelo fato de me alimentar com vida, de maneira natural, com uma ótima energia. Que gerou em mim saúde, vida.

A aula de hoje foi muito boa! Astral muito bom! Agradeço e participar do feitio desse pão. Agradeço ao pão essênio. Pelo fato de poder conhecer um alimento natural tão bom e gostoso. Que gerou em mim alegria de poder compartilhar desse alimento. Agradeço ao trigo e à aveia. Pelo fato de serem alimentos tão bons para a vida e de poderem se transformar em pão. Que gerou em mim satisfação de estar aprendendo novas maneiras de se alimentar. Agradeço a compartilhar com a turma esse momento de moer e misturar os ingredientes do pão. Pelo fato de me trazer calma e de me integrar no processo com os outros alunos. Que gerou em mim tranquilidade por participar de um processo tão natural e alegria por estar próximo aos outros alunos. Agradeço a ter acesso a esse conhecimento. Pelo fato de ser algo importante, de saber que nossa alimentação pode influenciar muito mais do que nossa saúde, pode influenciar em nossos descendentes mexendo com nossos hormônios. Que gerou em mim preocupação em como me alimento e em como nossa sociedade se acostumou a viver, gerou em mim vontade de mudar.

Agradeço a este filme, ao conhecimento passado por ele. Pelo fato de me esclarecer quanto a se alimentar de carne e de trazer a mim algo que não sabia. Que gerou em mim uma noção de quanto errado é o sistema em que vivemos, em que estamos acostumados a nos alimentar e de quanto isso é perigoso. Agradeço ao tema do filme. Pelo fato de levar não só a mim, mas a muitas pessoas, o que é importante, um assunto que não paramos para pensar, que é o da alimentação fast-food. Que gerou em mim e também, com certeza, em muitos outros o conhecimento de quanto ruim é para nossa saúde esse tipo de alimentação.

Agradeço ao Michael Moore. Pelo fato de trazer à tona um assunto tão relevante quanto é nossa saúde. Que gerou em mim revolta pela saúde, que deveria ser o mínimo a que todos deveriam ter acesso, não ser de acesso fácil por todos. Agradeço ao Michael Moore. Pelo fato de não ter medo de falar a verdade, de não ter medo dos políticos. Que gerou em mim satisfação por existir um cara sério para criticar e contestar o atual sistema em que nós vivemos. Agradeço a poder assistir a esse filme Camelos também Choram. Pelo fato de conhecer a relação de um povo com seus animais, uma relação de proximidade, de respeito, de amor. Que gerou em mim amor pelos animais, pela natureza que está à nossa volta e um respeito muito grande pelos povos mais “primitivos” (primitivos entre aspas pois, na verdade, eles têm uma relação com os animais muito mais desenvolvidas que nós da cidade, do meio urbano).

Agradeço a quem fez esse filme e aos balões. Pelo fato de me fazer aprender um pouco sobre um assunto que é tratado como fora da lei mas que é uma arte que fascina. Pelo fato de fazer um filme, um documentário de valor. Que gerou em mim interesse por essa arte. Que gerou em mim alegria por poder ver esse filme.

Conclusão (pra que serviu?) O Bio-Chip serviu para eu ver a vida de maneira diferente. Serviu para eu ver que tudo neste mundo está conectado. Nós estamos conectados à natureza e a natureza à nós. Nós fazemos parte da natureza. Tudo está ligado, conectado. Aprendi que podemos ter uma alimentação muito mais saudável e nutritiva do que a que estamos acostumados, ou melhor, que fomos acostumados desde que nascemos. Muito melhor do que a que praticamente o mundo todo está acostumado. Vi que poderia acontecer uma revolução na maneira como a maioria se alimenta. Serviu também para eu aprender que a maneira que nós nos alimentamos influencia em como nós vivemos, influencia em como nos sentimos e pode nos fazer ter uma vida melhor, com mais leveza, com mais criatividade, com mais alegria. Gostei muito de aprender sobre Maturana, de que na vida influenciamos e somos influenciados, que viemos do afeto, do amor. Nesse caso a matéria serviu para mudar minha maneira de ver a vida. Me vejo agora não mais sozinho, mas caminhando junto a meus próximos, lado a lado e podendo compartilhar dessa vida.

Receita Minha receita foi de: Abobrinha, maça e farinha de aipim (que ralei, espremi e coloquei para secar no sol). Com molho de: azeite, hortelã e limão. Infelizmente não pude ir no dia mas tentei fazer em casa. Não deu muito certo mas ficou gostoso.