ANNA ROSMAN CONCLUSÃO 2015.1
G2 – Biochip
Anna Rosman
- Para o que me serviu esse período de Biochip?
Antes de falar para o que me serviu esse período de convivência com o Biochip, queria dizer que esse ano tem sido muito incrível para mim, me oferecendo e apresentando a diversas experiências e pessoas, o que tem gerado em mim um autoconhecimento e uma autorreflexão, e conhecimentos, reflexões e revisões de conceitos acerca da vida ao meu redor.
Eu não tenho nem palavras para descrever a dimensão da gratidão que eu sinto. Quando me comparo à pessoa que eu era há uns seis meses atrás, fico muito impressionada e muito orgulhosa de mim mesma, transbordo de amor, e ao mesmo tempo me sinto altamente motivada a crescer.
Agora, mais especificamente em relação à convivência com o Biochip, eu vejo que ela chegou em minha vida no momento perfeito, pois eu já me encontrava nessa situação de rever e questionar meus conceitos, valores, opiniões etc. A convivência com o Biochip me levou a pensar muito, e eu não seria nem metade do que eu sou hoje sem ela. Foi muito incrível para mim, pois eu percebi que acreditava em algo que eu nem sabia antes que acreditava, por isso o autoconhecimento. Eu me identifiquei demais e me senti muito encantada.
No entanto, a convivência com o Biochip também me trouxe dores. Muitas vezes, principalmente no início do período, eu saía da aula muito revoltada e confusa, ao perceber como a nossa sociedade se deixa iludir, como ela perdeu a conexão com a terra e o espírito, e eu ficava/fico muito triste ao ver como essa crise de percepção está tão enraizada. Eu me pergunto, como iremos mudar isso? Existe salvação? Às vezes fica difícil não ser pessimista e desacreditada.
Eu também passei a ficar revoltada ao ver como sou hipócrita em minhas ações cotidianas, e só de pensar em tudo o que eu deveria mudar já me dá um cansaço mental tremendo. De uns tempos para cá, eu passei a ter muita consciência de tudo o que eu faço. Isso é muito bom, mas também me cansa e me entristece. É muito difícil achar um equilíbrio entre aquilo o que eu acredito e a convivência com minha família, amigos e a sociedade em geral, além dos hábitos com os quais eu sempre estive acostumada, os quais eu não havia antes questionado, e que são muito difíceis de largar. Tudo ainda é uma espécie de choque para mim... Nossa, e quando penso em tudo isso que eu já aprendi sobre a vida com apenas 19 anos, eu fico muito ansiosa com o que está por vir!
Eu não poderia deixar de falar e agradecer a todas as pessoas incríveis que eu conheci nesse período. Cada uma à sua maneira, cada uma especial. Fiz amizades lindas, que valorizo muito. Principalmente para mim, que faz Engenharia, onde é raro achar pessoas com as quais eu me identifique. Fiquei em êxtase ao conhecer pessoas que compartilham muitas das minhas crenças e valores, pessoas que me ensinaram muito e ainda tem muito a me ensinar. Vejo que no ambiente da aula há uma troca de amor, energia e sabedoria entre nós muito bonita!
Por fim, eu queria dizer novamente o quanto eu sou eternamente grata a essa experiência. Quero continuar visitando as aulas de Biochip e ajudar na feira!!
Gratidões
12/05
Agradeço ao trigo e ao girassol, pelo fato de terem germinado e crescido de forma bonita e forte. O que gerou em mim muito orgulho e eu também senti muito amor e gratidão por elas, como se fossem meus bebês. Acho que é porque eu não costumo plantar muito ainda, então deu até pena de cortar...
Agradeço à chicória, à couve, à hortelã e à maçã, pelo fato de me levarem a provar os diferentes tons de verde, o que gerou em mim contentamento, mas também estranhamento, pois o gosto dos verdes era bem amargo. Mas quando misturamos tudo e botamos a maçã ficou uma delícia!
14/05
Agradeço ao filme La Belle Verte, pelo fato de conseguir passar uma mensagem muito forte e urgente de uma maneira sutil e engraçada, o que gerou em mim muita admiração pelo filme, e revolta com o modo com o qual a nossa sociedade vive.
17/05
Agradeço ao Paulinho e à sua esposa, pelo fato de nos receberem em sua horta e de terem almoçado conosco, o que gerou em mim muita diversão, contentamento e encantamento. Esse dia foi incrível, fiquei muito feliz de ter ido! Realmente tenho uma enorme gratidão, cheguei em casa muito feliz! Colher da horta foi uma experiência incrível, e os nossos mandalas ficaram maravilhosos. Foi muito bonito também o ato de oferecer um mandala para um amigo, isso torna a refeição muito mais harmoniosa.
19/05
Agradeço à argila, pelo fato de me propiciar um autoconhecimento e imersão em mim mesma e na argila, por me unir a ela, o que gerou em mim calma e paz interior, mas também não consegui me imergir totalmente, pois fiquei um pouco frustrada pelo fato da argila ter grudado toda na minha mão, e às vezes eu queria fazer formas com ela, mas não era possível... Depois também foi muito legal fazer uma grande escultura com a argila da Aline, Priscilla e Mireille, senti que todas nós tivemos uma sintonia muito boa.
26/05
Agradeço à cevadinha, à cúrcuma, ao feno grego (...), pelo fato de terem me apresentado ao processo de manutenção de temperatura e formado um almoço bem gostoso, o que gerou em mim muito contentamento. É sempre um prazer imenso preparar a comida com todos os amigos da turma, e na hora de comer é muito gratificante. É lindo olhar o rosto de todos ao dar a primeira colherada!
02/06
Agradeço ao abacate, ao abacaxi, à goiaba, à manga, ao mamão, ao amendoim, às uvas passas e à tangerina, pelo fato de formarem maravilhosos e deliciosos mandalas, o que gerou em mim muita diversão e muuuuito contentamento. Foi delicioso!! Desde pequena sou completamente apaixonada por frutas, então fiquei muito feliz e grata por essa aula!
09/06
Agradeço à Ana, pelo fato de ter contado para a gente uma parte de sua história e nos mostrado os livros que a ajudaram a “chegar até aqui”, o que gerou em mim muita admiração a ânsia para aprender ainda mais. Estava muito ansiosa para essa aula e ela foi muito incrível, passei o dia depois pensando em tudo o que eu tinha ouvido, e sinto que ainda não absorvi tudo... Muitos dos livros mostrado já estão na minha lista de leitura!
11/06
Agradeço aos filmes sobre as hortas e sementes, pelo fato de me mostrarem um novo conhecimento importantíssimo, o que gerou em mim muita reflexão acerca da vida e do universo como um todo. O que é passado nos vídeos só mostra ainda mais como tudo é interconectado e interdependente, como toda a natureza é um organismo vivo do qual fazemos parte, e que ao reduzirmos ela em pequenas partes, como se fosse uma máquina (o que vemos nas hortas convencionais), o equilíbrio é perdido.
16/06
Agradeço às bananas, ao amendoim, à canela e ao limão siciliano, pelo fato de terem virado uma canjica deliciosa em um dia frio, o que gerou em mim muito contentamento e um belo aaai que delícia!!
18/06
Agradeço ao filme Les Baloons, pelo fato de me mostrar uma realidade que eu desconhecia, o que gerou em mim muita empatia e emoção. Fiquei maravilhada com a beleza dos balões e muito revoltada com o que a mídia fez com os baloeiros. A relação deles com os balões me impressionou muito, e por mais que eu não a entenda, pois eu não vivi isso, fiquei muito mexida com a história deles. Quero muito visita-los!
21/06
Agradeço a todos os meus amigos da turma de Biochip, pelo fato de
prepararem pratos deliciosos e cheios de amor, o que gerou em mim muita
emoção, muito amor, muita felicidade e muita plenitude. Esse dia foi muito
especial para mim, a quantidade de amor e energia positiva no ambiente era
quase palpável, me senti muito querida por todos e vejo que foi o
fechamento perfeito desse período incrível!! Não poderia ter sido melhor.