JOÃO AGUILLA LOPES CONCLUSÃO 2015.1



João Vicente Aguilar Lopes

Professora: Ana Branco

Convivência com o Biochip 2015.1

Eu agradeço a corda de rami de mostrar que não existe superior e inferior. Que gerou em mim um grande aprendizado, se não ficarmos lado a lado na teia não poderíamos confiar um no outro, mostrando de maneira simples que todos somos iguais e temos as mesmas responsabilidades perante a teia.

Eu agradeço a corda de rami pelo fato de mostrar a importância do trabalho e m equipe. Que gerou em mim sabedoria, temos que mostrar e confiar aos próximos para eles confiarem em nós, e tem que deixar a teia te levar, com o constante movimento as coisas vão naturalmente se encaixando sem o raciocínio lógico, apenas movimento.

Eu agradeço a corda de rami pelo fato de me proporcionar posições únicas. Que gerou em mim um grande conforto e sensação de estar voando e sem a teia seria impossível chegar nelas.

Eu agradeço a beterraba, inhame e abóbora pelo fato de proporcionar experiências incríveis. Que gerou em mim aprofundamento de conhecimento sobre cor, sabores e testuras, graças a isto ampliei meus sentidos melhorando a criatividade e vendo como coisas simples nos ensinam muito.

Eu agradeço a areia pelo fato de me mostrar igualdade. Que gerou em mim uma lembrança da infância onde tudo e todos éramos iguais, não julgávamos os colegas e muito menos existia preconceito.

Eu agradeço a abóbora, amendoím e juju pelo fato de mostrar conhecimento. Que gerou em mim o pensamento de como ficamos limitados ao pensamento do capitalismo (industrial), somo completamente dependentes delas a maioria da população não sabe nem como fazer seu próprio alimento, ficamos mais ignorantes nesse sentido.

Eu agradeço ao aipim pelo fato de mostrar conhecimento. Que gerou em mim um sentimento de libertação, onde aprendi a fazer farinha de tapioca, que é muito simples, sem ser industrializada.

O filme “A Carne é Fraca” fiquei chocado o modo como tratamos os animais é algo muito cruel, acho que se metade da população tivesse acesso a essas informações, como as coisas são feitas, hoje poderíamos estar vivendo num mudo mais consciente.

Eu agradeço o filme a carne é fraca pelo fato de mostrar informações da realidade. Que gerou em mim um choque, a crueldade do ser humano com outros animais.

Eu agradeço o documentário do globo repórter pelo fato de mostrar o trabalho do suiço na Bahia. Que gerou em mim possibilidades e esperanças, nem tudo está perdido ele mostrou uma solução.

Eu agradeço a nossa festa de encerramento pelo fato de mostrar um grupo unido. Que gerou em mim a confiança no próximo.

Eu agradeço a nossa festa de encerramento pelo fato de me apresentar diversos sabores novos com criatividade e cor. Que gerou em mim alegria e vontade, muita vontade de mudar meus hábitos alimentares.

Para que serviu o Biochip?

Eu cheguei com uma mente muito fechada, pensei em até trancar a disciplina, mas a palestra do primeiro dia da Ana Branco despertou-me curiosidade e aquele suco verde estava muito bom, então, resolvi continuar.

As primeiras aulas já foram surpreendentes, fique agradecido por ter feito a escolha certa, hoje, teria me arrependido muito se tivesse trancado a disciplina.

O mais encantador dessa materias é como aprendemos muito com coisas, que eu, classificava com simples, mas na verdade são bem complexas e tem muito a que ensinar. Um exemplo; corda de sisal, mostrando como a sociedade funciona, sim, uma simples corda consegue representar um sistema complexo como a sociedade. Você como se questionar, como isso é possível ?

A cada aula você se abarrota de aprendizado e devagar vai quebrando suas próprias barreiras, e o mais importante, começa a refletir sobre suas atitutes, sobre o que come ou até mesmo se está fazendo algo para melhorar o mundo. Essa reflexão vai levantando milhares de perguntas cujas as respostas estão nas aulas de Biochip.

Pessoalmente meu maior aprendizado dentro do Biochip foi perceber que preciso ter mais contato com a natureza, ela tem muita coisa a ensinar, cabe eu saber ler e interpretar o que ela está falando, com isso me tornarei uma pessoa mais sincera e feliz comigo mesmo.