ROXANA PORTUGAL CONCLUSÃO 2015.1
Roxana Portugal – cursando mestrado em informática
17-03-2015
Eu agradeço a cenoura pelo fato de que quando ela foi transformada em sushi teve o recheio mais doce. Assim, eu consegui diferencia-lo da envoltura do sushi. Esse trabalho nas texturas e desenho de uma simples cenoura gerou em mim uma sensação diferente a aquela que já tenho gravada na minha mente.
Eu agradeço a cenoura pelo fato de quando foi “brigadeiro”, foi muito doce e mole o que gerou em mim um pensamento de que as crianças poderiam curtir muito dum alimento que normalmente não gostam.
Eu agradeço a essa aula pelo fato de ter gerado em mim uma nova porta de experiência, pois ao começar eu duvidei que a cenoura poderia chegar a ter um sabor diferente seja da forma que for. ao decorre da aula eu percebi meus colegas falando de o sabor dos desenhos próprios. Foi finalmente quando experimentei o sushi que consegui aquilo.
24.3.15
Eu agradeço a aula do biochip das sementes pelo fato de me fazer ver um novo sistema que o mundo não mostra atualmente. O fato de novamente dar vida às sementes gerou em mim a sensação de poder que eu não tive antes com meus alimentos, conhecer como essas sementes podem ter mais energia que as vezes no cotidiano procuramos no açúcar ou café me fez sentir até vergonha de como não me perguntei antes algo que parece simples que a prof.ª explicou dos pássaros que se alimentam e tem energia dos sementes. Perceber e copiar as coisas boas da natureza foi mais uma lição.
26.3.15
Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação pelo fato de me fazer refletir sobre os meus estudos, o que é o impacto das minhas descobertas? Isso gerou em mim um novo olhar em função do mundo pois mesmo q minhas pesquisas possam acrescentar a arte, eu não deveria esquecer o que está de meu lado, a energia q me envolve imediatamente e que isso as vezes atua naturalmente e as vezes nos bloqueamos voluntariamente para não perceber.
31.3.15
Eu agradeço a aula de sucos de abóbora, inhame e repolho pelo fato de ter gerado em mim várias sensações boas e desagradáveis (especialmente com o suco de repolho) o que gerou em mim várias questões como de que porque faria suco de verduras quando normal mente eu faço só de frutas. Mas depois de ter experimentado a mistura de inhame e abóbora e se tornará a cor vem agradável além do Sabor doce, consegui entender que o desenho faz muitas nossas memórias. Finalmente o suco q provavelmente ninguém ia acabar (o repolho) a professora misturou todo com um pouco de maçã o qual de nada se tornou num sabor único é muito delicioso que não estava na minha memória e agora é único pra me lembrar dessa aula.
7.4.15
Eu agradeço a aulas dos fermentados criados pelo fato de me ensinar que tem opções de comer alimento vivo em outras formas e misturando os colores que além de alimento fazem um impacto visual que alimenta também, todo isso gerou em mim um pensamento de que muitas opções temos pra nós alimentar bem, mais a preguiça mal aprendida ainda Gana. Eu já fiquei com curiosidade de como vai ser o sabor desse alimento.
9.4.15
Eu agradeço aos fermentados criados em aula e a preparação de eles pra nossa refeição, e o coco tb compartilhado pelo fato de ter gerado em mim uma sensação de saciedade imediata de um alimento vivo que nunca senti com os alimentos ainda convencionais pra mim. Todo isso gerou uma reflexão de que as vezes comemos por saciar um impulso de fome estranho e não damos nos tempo pra preparar alimento ler verdade que alimente nossos sentidos não só a barriga.
14.4.15
Agradeço á areia perlo fato de estar nesta aula e ser parte de uma experiência sensorial que gerou em mim reflexão de que nada que seja único e natural é igual ou consegue ter um mesmo comportamento. Quantas vezes o mar bate na areia gerando formas aparentemente padrão mais não é assim. Essa desigualdade me dá uma Idea de liberdade, pois neste mundo atual estamos encaixados em padrões e não precisamos disso. Ou seja devemos estar em harmonia com as (coisas, situações, ambiente) que vivemos.
De outro lado, percebi que existe Ritmo na areia. Ao cair, o som dela me fez relacioná-lo um pouco com o tempo, as oportunidades, nossas decisões. Se essas são feitas naturalmente de acordo com nossas próprias necessidades: podem ser harmoniosas.
16.4.15
Eu agradeço ao filme dos camelos que choram pelo fato de ter me ensinado a ver a vida em família. O trabalho deles e a relação com a comunidade e a cultura que tem me fez refletir muito da minha cultura que também tem cerimonias como eles. A história do camelo em particular me deu muito ensino de que o animal também precisa de ser cuidado e curado, e como eles trataram ao animal como se for um membro da família para procurar o doutor (violinista) me fez pensar no respeito que se deve ter pelos seres vivos seja o que for. Esse filme em resumo gerou em mim uma redescoberta das coisas que eu tenho aprendido da minha cultura e provavelmente eu venho bloqueando-as. Muito obrigada.
28.4.15
Eu agradeço a aula do pão vivo pelo fato de ter me ensinado que o pão pode ser natural e além disso ser feito em grupo como em aulas, a gente poderia fazê-lo em casa em família y gerar criatividade dos insumos e formas que poderia ter. Isso gerou em mim um aprendizado de que os alimentos que parecem não vivos podem ser quando fermentados.
30.4.15
Eu agradeço a essa aula pelo fato de que nós compartilhamos um alimento muito nutritivo e por primeira vez quente, com o pão que criamos a semana que passou. Isso gerou em mim uma sensação muito de lar porque a gente conseguiu comer uma refeição completa e com o nosso pão feito por nós.
07-04-2015-deshidratacao-de-raices-bolinho-de-nana
eu agradeco ao bolinho de nana pelo fato de ter gerado em mim desde a aula em que se criou a farinha de aipim, uma sensacao de poder. Poder de fazer uma farinha própria, pois o sistema industrial nos mostra ja tudo pronto e parece que a gente nao é capaz de produci-lo em casa. Gerou tambem em mim, conhecer o verdadero sabor dessa farinha e que é muito differente de aquela do mercado. Finalmente quando transformado em bolinho de nana foi um sabor unico com cores e desenho que nao existe la fora nos restaurantes, assim eu sei que pra eu experimentar de novo terei q fazelo e porem lembrar com carinho essas semana de aula.
07-04-2015-reconhecendo-compostagem
eu agradeco a aula de reconhecimento da compostagem pelo fato de ter gerado em mim uma lembrança de quando eu foi criança. Eu me lembro quando brincaba na terra e podia ver esse bichos e ate os aromas que a terra mostrada pela Ana tinha. Mas, tambem agradeço a Ana pelo de fato de essa vontade de trouxer a terra pra nos, e mostrar como que é nos diferentes estagios. Pra mim esse trabalho que ela fez, gerou em mim uma reflexao de que quando a gente quer uma coisa, pode.
23-04-2015-reconhecen-do-argila
eu agradeco a aula da argila trouxida pela Ana, pelo fato de ter gerado em
mim lembranzas de cheiros de argila manipulada quando crianca. Alem disso,
é dificil explicar se eu senti esse conhecimento que a argila tem de ha
miles de anos, mas se pode sentir algo profundo. O que se georu em mim essa
experiencia é que nossas mãos são muito poderosas, é que provavelmente
nosso sensor principal. As sensações que em transmitiu a argila ainda nao
posso dizer que é, mas as minhas maos gravaram o frio, o suor, de como se
esquentaba quando eu fiz algums movimentos.
30-04-2015-pomme-do-ar-e-da-terra
Eu agradeco a essa aula pelo fato de ter me mostrado qua a maça é como a
batata. A ana quando explicaba de como em francês é chamado de pomme do ar
a maça, fez que mude muito minha percepção dela. Ao final, quando a gente
fez essa comida misturando os cortes que comunmente são feitos para a
batata mas se fez para a maça , consiguiu gerar em mim uma aceitação pelo
fato de ver e experimentar que realmente a batata e maça sao bem parecidas.
Alem disso, que a batata poder ser consumida quase cru. o que pra mim antes
de aula parecia muito imposivel.
30-04-2015-alteracao-temperatura-sopa-aveia
Eu agradeco a sopa de aveia feita em aula, pelo fato de ter me ensinado
aveia em outra apresentacao. Pra mim a aveia é uma das comidas que menos
gosto, mais eu consegui ver quão versatil pode ser. e como levandola pra
uma sopa poder ser muito gostosa, especialmente num dia frio.
12-05-2015-alteracao-sabor-sucos-verdes
eu agradeco a aula dos sucos verdes de varias folhas como a hortela, couve, trigo, entre outros. pelo fato de ter gerado em mim a diferenciaçao de essas varias clorofilas no meu corpo. por exemplo o trigo que foi muito novo pra mim, como o primer dia que experimentei wasabi no brasil, esse novo conhecimento gravado fez que meu corpo reagir extranhamente mais não mal, mas sim como se esse alimento fosse um componente que precisava. esse dia consegui escutar um pouco mais as necessidades de meu corpo.
14-05-2015-la-belle-verte
eu agradeco ao filme la belle verte pelo fato de fazerme ver quan ridiculos somos nos humanos nesta era atual. A tecnologia de hoje nos faz ser tão robotizados e verlo como se fosse normal. O que gostei mas do filme é que a menina que vai pra terra consegue se lidar do jeito que el aé com as pessoas, para finalmente não precisar de dineiro. Assim, consegui ver que nossos instintos podem levarnos a ser pessoas mais simples e unicas.
17-05-2015-desenho-na-horta
Esse dia infelizmente nao pude ir na horta. uma serie de eventos aconteceram mesmo que eu estava com o pessoal na puc. Deve ser que eu nao tinha que ir por algum motivo. A recompensa vino depois, a aula que a gente falou do desencontro que teve na puc e motivo pelo qual eu nao fui na horta, trouxe muitos abraços que me dieram uma energia especial e um acercamento maior com a galera da aula.
21-05-2015-carne-fraca
eu agradeco ao filme da carne é fraca pelo fato de ter me mostrado o que é uma realidade. Nao posso dizer que nao como carne, mas agora eu penso melhor, pra diminuir o consumo e se for algum dia parar de comer a carnes de esse animaes que com muito sofrimento são parte das nossas refeicoes. Mesmo escrevendo isto me começo a pensar quão forte é a costume de consumir carne em mim, do dificil de remplazar as sensações q me foram ensinadas, mas como a Ana diz são miles de anos de costume por quebrar.
28-05-2015-supersize-me
eu agradeço ao filme superzime pelo fato de ter me ensinado que esse
sistema de trabalho no qual vivimos so leva a que a gente dedique um minimo
de tempo pra nos alimentar bem, porem comer o que tem disponivel, e alem
disso pagar facilmente com o dinheiro produzido com o tempo tirado do tempo
pra nos alimentar bem.
eu agradeço esse filme que me fazem parar pra pensar se o que fazemos é q nosso corpo realmente esta precisando.
02-06-2015-desenho-com-frutas
eu agradeco a aula de desenho com frutas pelo fato de ter gerado em mim uma
nova percepcão dos alimentos. As frutas com os cores tao bonitos que tem
sem falar dos aromas, podem gerar em nos sensacoes boas, e os desenhos que
a gente fez consiguiu que eu veja a importanca de fazer visualmente os
alimentos, que antes de comer o alimento entra pelos olhos e com isso uma
expectativa ou vontade de comer. Finalmente eu visualizei que esse deberia
ser o ensino que huvesse gustado ter quando crianca, de manipular as frutas
como pencils de cores para colorear livros, mas pra me alimentar.
11-06-2015-a-danca-das-sementes
Eu agradeco a os filmes da danca dos sementes por ter me ensinado mais de essa cadeia atual que existe em funcao de elas. As transformacoes atuales, me fez refletir que os humanos fazemos muita coisa pra auto destruir em pro de uma modernidade que não é refletida se ao longo prazo vai ser o melhor pra humanidade. Eu agradeçõ tambem a os outros filmes que mostraram como a nossa modernidade e razonamento atual com humanos pode gerar sistemas naturales melhores, para reconstruir lugares que se pensaram poderiam re arborizar dificilmente, mais com o senso e conhecimento de essa pessoa do filme, ele conseguiu um pequenho ecossistema autososteniveil e fazer a familiar parte de esse. A traves de esses filmes eu consegui visualizar melhor algumas ideias de permacultura que tenho vagamente na minha cabeça.
16-06-2015-a-cola-da-prova
agradeçõ a cola da prova, pelo fato de ter me ensinado que as provas podem ser diferentes. A Ana mostrou que a gente tem que errar pra aprender, e é normal quando se experimenta. de Outro lado, eu agradeçõ à canjica de esse dia por ter me ajudado a perceber num alimento tão simple como a banana e amondoin muita beleza, quando feitos em outro desenho ou aprensentação. Con certeza foi um de meus receitas mais simples e gostosas que estão gravadas afectivamente. Esse alimento vai sempre me lembrar um dia frio, na barraca e a espectativa de todos por experimentar esse doce, e com uma emoção de crianças.
18-06-2015-les-balloons
eu nao consegui ainda ver esse filme. Essa semana foi uma das mais complicadas na minha vida. Vo deixar pra as ferias e bom que vai continuar alimento essa "nova" consciência que agora tenho.
20-06-2015-festa-da-prova
A festa da prova foi muito especial. Desde o planejamento de que preparar,
de pensar o que poderia ser especial numa festa para essa turma que foi
muito especial pelo compartilhado.
Essa festa trouxe muito aprendizado pelo fato de nao me rendir mesmo que o planejamento nao deu certo. com os insumos que eu tinha tentei criar um alimento com amor, e aplicando tudo o que tinha aprendido, mesmo que não seja o 100% de tudo o ensinado pela Ana.
em resumo, eu agradeco a aula de bio chip pelo fato de ter me ensinado que, tudo se da no momento certo pra cada um. Esse pessoal de aula con os que compartilhe estes meses, me ensinaram cada um com seu jeito, a ver a vida com outro olhar, a respeitar o processo pessoal de cada um, a ver cada dia diferente e cheio de descobertas. De outro lado, o fato de ser um grupo, me fez ver o significado da rede, e de como numa comunidade com os mesmo interesses se podem criar ou transformar muitas coisas.
A festa, especificamente, foi algo que levarei no coração sempre, a energia foi muito pura, os sentimentos mais sinceros foram compartilhados com a criacao de cada um. Os abracos, os sorrisos, as musicas cantadas, o lugar. Eu acho que essa barraca, deve ter muita energia almacenada para as proximas turmas.
Finalmente, nao consegui dizer no momento meu gratidão com a prof. Ana, sei lá, pela emocao pode ser. Eu agradeçõ a ela, pelo fato de ter me ensinado a refletir varias coisas que as vezes eu poderia pensar num primer momento uma locura, mas não. Ela mostrou pela propria testemunha que ser rebelde é bom, e é isso o que nos faze unicos. Nao sei dizer direto o que aprendi, mas tem passagens na minha vida que consegui visualizar melhor com o falado pela Ana, tenho agora tambem momento que consigo refletir rapidamente e me calmar para atuar diferente e levar a vida cada vez mais sossegada.
obrigada puc por ter as aulas de biochip.